![]() |
Instalação que permite experimentar a vida com a perspectiva de outra pessoa será montada no Parque do Ibirapuera. Foto - Divulgação |
A associação Intermuseus traz pela primeira vez ao Brasil o Museu da Empatia, que está com a instalação ‘Caminhando em seus sapatos...’ até 17 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
O projeto internacional sediado em Londres é dedicado a desenvolver a capacidade de olhar o mundo com os olhos de outras pessoas. Por meio de experiências sensoriais e situações de diálogo e conexão entre os indivíduos, busca explorar como a empatia pode transformar as relações interpessoais, inspirar mudanças de atitude e até contribuir para enfrentar desafios globais como preconceitos, conflitos e desigualdade.
Esta é a proposta de ‘Caminhando em seus sapatos...’, que conta com um acervo de 25 depoimentos na edição brasileira da mostra. São histórias especialmente captadas para conduzir o público a uma viagem empática e sensorial, com relatos que vão da perda à superação, do luto ao amor, do preconceito e exclusão à esperança e inspiração, e refletem os temas diversidade, violência social e direitos humanos, LGBTfobia, gordofobia, educação, cultura, acessibilidade e direito à cidade.
A vivência ocorre dentro de uma instalação que faz referência a uma caixa de sapatos gigante, onde estão pares de calçados disponíveis acompanhados de histórias que abordam a diversidade do ser e seu pertencimento comum à humidanidade. Ao escolher um deles, o visitante é convidado a caminhar com os sapatos pelo espaço, enquanto escuta o depoimento da pessoa a quem eles pertenceram. A ideia toma partido da expressão inglesa walk in someone’s shoes (caminhando com os sapatos de alguém), para propiciar a experiência de estar no lugar do outro, o que é a essência da empatia.
‘Caminhando em seus sapatos...’ é um projeto idealizado pelo Empathy Museum, criado pela artista britânica Clare Patey em colaboração com o filósofo e escritor Roman Krznaric. No Brasil, tem curadoria Intermuseus, que o realiza em conjunto com Artsadmin, com patrocínio GNT, parceria British Council e Instituto Alana e FCB Brasil como agência oficial.
“É um espaço para ouvir e refletir sobre experiências de vida que tocam em pontos fundamentais de nossos sentimentos, valores, crenças, percepções e atitudes”, explicou Andréa Buoro, diretora do Intermuseus.
O título original da exposição - ‘A Mile in My Shoes’ - remete ao provérbio indígena never judge a man until you have walked a mile in his moccasins(nunca julgue um homem até você ter andado uma milha em seus mocassins). Desde 2015, o Empathy Museum coletou mais de 150 histórias e pares de sapatos, tendo recebido um público de mais de 10 mil visitantes. A Mile in My Shoes foi exibida em Londres e em Redcar, na Inglaterra, e em Perth, Austrália. Nos próximos anos, há planos de realizar novas versões da instalação em Namur (Bélgica), Moscou (Rússia) e Milão (Itália).
Sobre o Intermuseus
O Intermuseus é uma associação civil sem fins lucrativos que idealiza, desenvolve, estimula e fortalece ações no campo museológico, cultural e social que visem impacto positivo e transformação social.
Sobre o Museu da Empatia / Empathy Museum
O Empathy Museum é um projeto internacional sediado em Londres, que se concretizou por meio de uma plataforma virtual na internet e de diversos planos participativos e ações artísticas pautadas em histórias de vida. Foi lançado em 2015 como uma série de instalações expositivas circulantes.
Serviço
Museu da Empatia - Caminhando em seus sapatos...
Local - Parque do Ibirapuera
Endereço - Praça das Bandeiras (área externa do pavilhão da Fundação Bienal de São Paulo), acesso pelo Portão 3
Data - até 17 de dezembro de 2017
Horários - de terça a sexta, das 10h às 19h e sábados e domingos, das 11h às 20h
Capacidade - 25 pessoas por vez
Entrada grátis - senhas distribuídas no local
0 Comentários