Em continuidade a iniciativa iniciada em 2018, a Paulista Cultural promove mais uma edição do evento de intercâmbio de programação em sete instituições da Avenida Paulista: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista. Com programação diversa e gratuita, o evento acontece no próximo domingo, dia 07 de dezembro, das 10h às 17h, em celebração antecipada ao aniversário de 134 anos da Avenida Paulista.
A quinta edição do evento destaca o intercâmbio entre os equipamentos culturais, onde cada instituição será responsável por atividades realizadas em outro ponto cultural da avenida. Neste ano, as trocas se darão da seguinte forma: Casa das Rosas recebe Japan House São Paulo; Centro Cultural Fiesp abriga Itaú Cultural; IMS Paulista acomoda Centro Cultural Fiesp; Itaú Cultural apresenta IMS Paulista; Japan House São Paulo acolhe Sesc Avenida Paulista; MASP abarca Casa das Rosas; e, por fim, Sesc Avenida Paulista recebe MASP. A proposta reforça a união do grupo e a importância da cultura, além de convidar o público a experienciar a Avenida Paulista de um modo diferente, aproximando ainda mais a arte da vida urbana.
Casa das Rosas no MASP
| Casa das Rosas. Foto - Divulgação |
A Casa das Rosas leva ao MASP a beleza ancestral de contar histórias, um ato que entrelaça afetos e desperta o sentimento de pertencimento. O projeto O que te assombra? Coordenado pelo compositor e roteirista Thiago de Souza, desde 2022, vem explorando essa força narrativa ao unir memória, oralidade e o magnetismo das histórias sobrenaturais. Por meio de palestras, publicações e experiências em cemitérios, espaços religiosos e pontos de memória, o grupo investiga como os “causos” e lendas urbanas revelam aspectos profundos da cultura e da mente coletiva. Nesta apresentação, os participantes serão convidados a revisitar a São Paulo invisível, aquela que pulsa sob o concreto e ecoa sobre o asfalto. Entre aparições e mitos, surgem figuras como o Anhangá, os fantasmas do Teatro Municipal, das assombrações do Prédio dos Correios e do Edifício Martinelli, o Lobisomem do Largo São Francisco, o trágico incêndio do Edifício Joelma e até a misteriosa lenda do cemitério de Adão e Eva na Mooca.
Centro Cultural Fiesp no IMS Paulista
| Foto - Divulgação |
O Centro Cultural Fiesp (CCF) realiza, no IMS Paulista, a oficina Colorindo a luz: experimentos com giz sobre fotografia. A atividade convida o público a explorar a relação entre pintura e fotografia por meio de intervenções com giz pastel sobre imagens impressas, propondo experimentações que ampliam a percepção visual e criativa. Ao longo dos 120 minutos de duração, os participantes poderão testar cores, texturas e gestos manuais que transformam fotografias em composições únicas, misturando memória, materialidade e imaginação. A oficina acontece na Sala Multiuso do IMS Paulista com capacidade para 25 participantes. A participação é gratuita e será organizada por meio da distribuição de senhas, uma hora antes do início da atividade.
IMS Paulista no Itaú Cultural
![]() |
| Foto - Alexandre Pimenta |
A oficina Máscaras não convencionais, com o artista visual e arte educador Daniel Normal, propõe às pessoas participantes inventar personagens, experimentar novas identidades e dar vida a seres que ainda não existem, a partir da criação de máscaras utilizando materiais reciclados. Promovida pelo Instituto Moreira Salles no Itaú Cultural, a atividade propõe discutir identidade, estimular a expressividade e explorar práticas de upcycling, processo de transformar itens antigos em novas criações tridimensionais.
Itaú Cultural no Centro Cultural Fiesp
| Foto - Divulgação |
O Itaú Cultural leva à esplanada do Centro Cultural Fiesp (CCF) a cia Tapioca com o espetáculo Cavaco e sua Pulga, que transporta o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas. Com direção de Helder Vasconcelos, a produção tem como personagem central Maria, uma pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo e doma uma fera. Ela realiza todas essas aventuras circenses ao lado de Cavaco, um excêntrico domador e condutor desse grande show, vivido por Anderson Machado, que além da atuação assina o roteiro e criação do espetáculo. A apresentação acontece às 11h30, ao ar livre e conta com interpretação em Libras.
Japan House São Paulo na Casa das Rosas
![]() |
| Foto - Lucia Hiratsuka |
Como programação relacionada à exposição Fluxos - o Japão e a água, a Japan House São Paulo leva à Casa das Rosas uma vivência com a pintura sumiê, uma técnica japonesa que utiliza tinta preta à base de carvão (sumi) e pincéis japoneses para retratar paisagens, animais e objetos, com formas reduzidas e simplificadas, utilizando gestos e traços fluídos. No sumiê, a água tem um papel determinante: além de diluir a tinta sumi, trazendo a transparência e a leveza características da técnica, a água dá mais fluidez aos traços. A atividade é conduzida pela escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka, que apresentará os pincéis japoneses e a tinta sumi. Em um segundo momento, o público praticará as pinceladas, produzindo uma poesia de imagens a partir de representações da natureza. A atividade contará com o recurso de Libras e faz parte da Virada Inclusiva, promovida pelo Governo de São Paulo, tendo uma parte das vagas reservada ao público surdo.
MASP no Sesc Avenida Paulista
![]() |
| Foto - Bruno Henrique/Pixabay |
O MASP promove uma oficina de desenho e música com os artistas Fernando Catatau e YMA no Sesc Avenida Paulista, convidando o público a criar materiais gráficos, como pôsteres e capas de disco, em diálogo com a música. A atividade combina processos de ilustração com uma trilha sonora ao vivo, proporcionando uma experiência de integração entre as artes visuais e a música. YMA é compositora, cantora, poeta e artista visual e experimenta uma estética artística fantasiosa. Catatau é cantor, produtor, artista plástico, fundador da banda Cidadão Instigado e produz um som não usual com guitarras e composições complexas e psicodélicas.
Sesc Avenida Paulista na Japan House São Paulo
![]() |
| Foto - Divulgação |
Nengajō & komorebi - Cartões postais em aquarela é a atividade que será conduzida por Bruno Mitsuo Makia na Japan House São Paulo. Nela, o público é convidado a pintar em aquarela seus próprios cartões postais tendo como referência imagens previamente preparadas pelo artista com recortes visuais do território da Avenida Paulista. A ação se inspira em uma tradição japonesa, Nengajō, que se refere ao hábito cultural de enviar cartões postais em dezembro como forma de agradecimento; e Komorebi é o termo que descreve a luz do sol através das folhas das árvores - nos convidando a perceber o ambiente ao nosso redor e estar atentos ao nosso tempo presente. Os cartões produzidos serão enviados via serviço postal para os destinatários indicados por cada participante. A atividade conta com interpretação em Libras.
Serviço
Paulista Cultural 2025
Data - 07 de dezembro - domingo
Casa das Rosas no MASP
Contação de história - O poder sobrenatural de contar histórias
Com Thiago de Souza
Horário - das 14h às 15h30
Duração - 90 minutos
Grátis
Capacidade - sem limite de participantes
Local - MASP - Vão Livre
Endereço - Av. Paulista, 1578 - Bela Vista - São Paulo
Classificação - livre
Centro Cultural Fiesp no IMS Paulista
Colorindo a luz: experimentos com giz sobre fotografia
Com Vinicius Buava
Horário - das 11h às 13h
Duração - 120 minutos
Grátis (distribuição de senhas uma hora antes do início da atividade)
Capacidade - 25 pessoas
Local - IMS Paulista - Sala Multiuso - 9° andar
Endereço - Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista - São Paulo
Classificação - livre
MASP no Sesc Avenida Paulista
Oficina de desenho e música
Com Catatau e YMA
Horário - das 16h30 às 18h
Duração - 90 minutos
Grátis (distribuição de senhas no local por ordem de chegada)
Capacidade - 20 pessoas
Local - Sesc Avenida Paulista - Térreo
Endereço - Avenida Paulista, 119 - Bela Vista - São Paulo
Classificação - livre
IMS Paulista no Itaú Cultural
Máscaras não convencionais
Com Daniel Normal
Horário - das 15h às 17h
Duração - 120 minutos
Grátis (distribuição de senhas)
Capacidade - 20 participantes
Acessibilidade - Libras
Local - Itaú Cultural - 9º andar
Endereço - Av. Paulista, 149 - Bela Vista - São Paulo
Classificação - a partir de 8 anos (supervisão dos pais para menores de 12 anos)
Itaú Cultural no Centro Cultural Fiesp
Cavaco e sua Pulga
Com a Cia Tapioca
Horário - das 11h30 às 12h
Duração - 90 minutos
Grátis
Local - Fiesp - Esplanada
Endereço - Avenida Paulista, 1313 - Jardins - São Paulo
Classificação - livre
Japan House São Paulo na Casa das Rosas
Poesia com pincéis japoneses
Horário - das 10h30 às 12h30 e das 15h às 17h
Grátis (distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão na recepção da Casa das Rosas. Menores de 15 anos deverão estar acompanhadas de um adulto responsável
Vagas limitadas (parte das vagas reservada ao público surdo)
Acessibilidade Libras
Local - Casa das Rosas
Endereço - Avenida Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo
Classificação - livre (crianças a partir de 6 anos e adultos)
Esta atividade do Educativo da JHSP conta com incentivos do ProAC, Programa de Ação Cultural, lei de incentivo à cultura do estado de São Paulo
Sesc Avenida Paulista na Japan House São Paulo
Nengajō & komorebi - Cartões postais em aquarela
Com Bruno Mitsuo Makia
Horário - das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30
Duração - 90 minutos
Vagas limitadas (parte das vagas reservada ao público surdo)
Acessibilidade - Libras
Grátis (sistema de inscrições da JHSP via Bilheteria Express)
Local - Japan House São Paulo
Endereço - Avenida Paulista, 52 - Bela Vista - São Paulo
Classificação - a partir de 7 anos




.jpg)
0 Comentários