Chocolate ou uva-passas? Aprenda receita de Panetone que funciona nas duas versões e faça sucesso nas festas de fim de ano

Foto - Divulgação

Clássico natalino preferido dos brasileiros em uma receita para quem ama tradição e sabor

O panetone é presença garantida nas mesas de fim de ano e um dos produtos mais tradicionais do Natal brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), mais de 40 milhões de unidades são consumidas no país durante a temporada, seja para presentear ou vender.

“Para quem gosta de se aventurar na cozinha ou quer oferecer algo especial aos clientes, aprender a fazer um panetone pode transformar a ceia. Esse é um dos preparos mais emblemáticos do Natal, porque une tradição, aroma e memória afetiva. A massa é rica, amanteigada e exige passos específicos para garantir maciez, estrutura e sabor”, explica Rafael Fraga, Chef de Gastronomia da Prática.

Para celebrar a chegada da época mais esperada do ano, o Chef ensina uma receita de Panetone, para surpreender na ceia, presentear ou acrescentar no cardápio de vendas. Confira abaixo:

Ingredientes
500 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico seco
100 g de açúcar
5 g de sal
4 gemas
100 g de manteiga
200 ml de água ou leite morno
1 colher de chá de essência de panetone
150 g de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate
Raspa de laranja (opcional)

Modo de preparo
Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Acrescente as gemas, a essência e a água/leite aos poucos até formar uma massa homogênea. Adicione a manteiga e sove até a massa ficar lisa e elástica. Misture as frutas ou o chocolate. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Coloque em formas próprias e deixe crescer novamente. Asse em forno pré-aquecido a 180°C até dourar.

Para quem vai vender, algumas técnicas ajudam a deixar a massa ainda mais fofinha e úmida, como respeitar o tempo de descanso, acertar a quantidade de gordura e equilibrar bem as frutas ou gotas de chocolate. Para quem compra, vale prestar atenção em detalhes simples, como textura macia, casca dourada, cheiro característico de panetone e validade adequada. “Quem gosta de inovar pode rechear, transformar em sobremesas natalinas ou até usar o panetone em receitas como rabanada, pudim ou torradas doces” finaliza Rafael.

Para mais dicas de empreendedorismo, receitas e equipamentos, você pode acompanhar através do Blog da Prática aqui.

Postar um comentário

0 Comentários