Livro narra a história de Santo Oscar Romero e traça paralelo entre o santo e o Papa Francisco


Obra visa universalizar o 'acontecimento Romero', reencontrando a figura profundamente humana e profética do mártir de El Salvador

Publicada pela PAULUS Editora e escrita por Luis Aranguren Gonzalo, a obra São Romero dos direitos humanos - Lições éticas, desafio educacional celebra a vida e a vocação de Santo Oscar Romero, arcebispo de El Salvador, na América Central, assassinado em 24 de março de 1980.

A obra visa universalizar o 'acontecimento Romero', reencontrando a figura profundamente humana e profética do mártir, a partir da diversidade de contextos, numa sociedade onde os direitos humanos e sociais continuam sendo negados às pessoas, sobretudo aos pobres e às minorias. O livro contém diversos trechos de cartas e homilias (preleção) de Oscar Romero nos diferentes momentos da vida do religioso.

São Romero dos direitos humanos nasceu a partir de uma conferência pronunciada por Luis Aranguren Gonzalo em 2017, durante o Fórum Internacional celebrado em El Salvador, por ocasião do centenário de nascimento de Romero e de conversas mantidas com Roberto Cuéllar, diretor do Departamento de Assistência Jurídica da Arquidiocese Salvadorenha.

Segundo o autor, o testemunho de Romero deve inspirar o leitor a viver a vida de forma intensa. “A vida e a morte de Romero deixam uma marca, porque ele impacta por meio de uma fé feita vida; quer dizer, por um lado, torna visíveis os valores que humanizam a vida daqueles que passam pelo pior, diz-nos que isso é possível”, ressalta Gonzalo. Para ele, a frase Romero vive! deve ser um compromisso de todas as pessoas que se sentem tocadas pela categoria humana e evangélica do mártir de El Salvador.

Dividida em 7 partes, a publicação apresenta os temas: O acontecimento Romero, Contexto, Primeira lição: quando o rosto fala, Segunda lição: quando caminhamos com o povo organizado, Terceira lição: quando a humanização é o ponto de encontro, Quarta lição: quando a autoridade moral emerge.

Na última parte, intitulada Romero e Francisco: duas faces da mesma paixão, o autor traça um paralelo entre o arcebispo de El Salvador e o então arcebispo de Buenos Aires, o Papa Francisco, com diversas semelhanças que aproximam as duas figuras.

“Tanto Romero como Francisco são, antes de tudo, pastores do seu povo. De ambos, pode-se dizer que não são teólogos no sentido usual. No entanto, as homilias de Romero e de Francisco são as mais conhecidas, repetidas, estudadas e consideradas das últimas décadas. São o frescor do Evangelho e permitem uma concretização da fé cristã, feitas com linguagem simples, acessível e clara”, destaca o autor.

Mais do que uma biografia de um personagem histórico, o autor busca dar um enfoque ético e pedagógico nas ações do mártir de El Salvador, levando o leitor a refletir como é possível ressignificar palavras como dignidade, solidariedade, justiça e reconciliação, diante da violência estrutural que ainda hoje acontece, sublinhando, portanto, o lado secular, cidadão e educativo do legado de Romero.

De acordo com o autor, o livro é voltado para educadores e agentes de pastorais sociais, para que “as páginas sejam lidas e amassadas no coração dos educadores que trabalham em escolas ou universidades, bem como nas organizações de solidariedade que formam voluntários ou trabalhadores humanitários, e, por fim, no coração de todos os tipos de pessoas que trabalham no campo de domínio da exclusão social”.

A publicação faz parte da coleção Teologia da vida, que apresenta a vida e obra de personagens que marcaram a história da igreja no Brasil e na América Latina, como Dom Helder Camara e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

Sobre o autor

Luis Aranguren Gonzalo é doutor em Filosofia e licenciado em Teologia. Formador, conferencista e escritor, desenvolveu trabalhos de assessoria e acompanhamento em diversas organizações de voluntariado e solidariedade na Espanha e na América Latina. É autor de diversos livros sobre participação social, voluntariado, ética, pedagogia e pastoral social, entre eles: Reinventar la solidaridad, Cartografia del voluntariado e Humanización y voluntariado.

Ficha técnica
São Romero dos direitos humanos - lições éticas, desafio educacional
Autor - Luis Aranguren Gonzalo
Editora - PAULUS | Coleção Teologia da vida
Páginas - 216
Preço - R$ 25,00 (e-book) e R$ 31,50 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários