Eventos do Museu da Imigração abordam genealogia, literatura e autobiografia

Imigrantes portugueses em frente à Hospedaria do Brás. Foto - Acervo Museu da Imigração/APESP

Ações marcadas para abril poderão ser acompanhadas presencial ou online

Durante o mês de abril, o Museu da Imigração (MI) - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - realizará uma ampla programação temática, envolvendo genealogia, literatura, autobiografia, entre outros assuntos. As atividades marcadas para o período acontecerão presencial e digitalmente.

Entre 11 e 15 de abril, o público terá a oportunidade de participar da III Semana da Genealogia, que abordará epidemias e imigração no Brasil, ciclos migratórios de alemães, antroponímia brasileira, testes de DNA e divisões territoriais de Itália, Espanha e Portugal. Com início às 18h30, as aulas serão ministradas por especialistas, no Zoom, e durarão entre 1h e 1h30. O valor do investimento é R$ 79,00 e as vagas são limitadas. Para acompanhar a formação, é necessário se inscrever aqui antecipadamente.

Já nos dias 16, 17, 23, 24 e 30 (sábados e domingos), o Núcleo Educativo promoverá as rodas de conversa "Literatura e migração contemporânea", às 15h. Por meio de livros da literatura brasileira, as atividades discutirão aspectos como cotidiano, cidade e questões sociais, levantados nas obras selecionadas. O cronograma de publicações a serem debatidas está disponível aqui.

Além disso, em referência aos 85 anos do bombardeio da cidade basca de Gernika e da criação de Pablo Picasso, o MI receberá os painéis expositivos "Sementes da paz: Gernika 85 anos", de 27 de abril a 03 de maio, na Sala de Acolhimento. A partir de uma linha cronológica, o projeto, da Casa Gernika, demonstra como esse ataque ocasionou uma forte reação mundial ao bombardeio nazifascista e como a guerra impulsionou a migração de bascos ao Brasil. Os conteúdos poderão ser apreciados pelos visitantes durante todo o expediente da instituição.

Na quinta-feira, dia dia 28 de abril, a live "Mátria: êxodos contemporâneos" marcará o encerramento dessa instalação, apresentada - nos jardins do complexo da antiga Hospedaria - entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. No encontro online, as artistas Eva Castiel, Fanny Feigenson e Fulvia Molina compartilharão um novo material visual, trazendo para o debate diversos temas, como o resgate da memória afetiva e a importância das mulheres nas migrações. Transmitida ao vivo no canal do MI no YouTube (clique aqui) às 17h, a ação, mediada pelo pesquisador Thiago Haruo, ainda terá a presença do curador Márcio Seligmann-Silva e das participantes do projeto artístico, Martha Simões e Susana Udler.

Finalizando a agenda de abril, a Oficina de Autobiografia para Imigrantes terá início no sábado, dia 30, às 10h, em parceria com o English to Trans-form e a ONG LGBT+Movimento. Por meio de 12 encontros, a programação abordará como estruturar a própria história de vida em texto, áudio ou vídeo. Ao todo, serão 20 vagas presenciais e 30 virtuais, com inscrições antecipadas aqui. Para participar, é necessário conseguir se comunicar em português, a partir do nível pré-intermediário.

Serviço

III Semana da Genealogia
Período - de 11 a 15 de abril
Horário - 18h30
Investimento - R$ 79,00
Local - plataforma Zoom
Inscrições aqui

Rodas de conversa Literatura e migração contemporânea
Datas - dias 16, 17, 23, 24 e 30 de abril
Horário - 15h
Local - Museu da Imigração
Endereço - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Mooca - São Paulo
Informações 11 2692-1866

Painéis expositivos Sementes da Paz: Gernika 85 anos
Período - de 27 de abril a 03 de maio
Horário - das 09h às 18h
Local - Museu da Imigração
Endereço - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Mooca - São Paulo
Informações 11 2692-1866

Live Mátria: êxodos contemporâneos
Data - 28 de abril - quinta-feira
Horário - 17h
Local - canal do YouTube do MI aqui

Oficina de Autobiografia para Imigrantes
Início - 30 de abril - sábado
Horário - 10h
Local - Museu da Imigração plataforma Telegram

Postar um comentário

0 Comentários