Cia. Paulicea de Teatro propõe encontros online sobre as viagens artísticas de João das Neves pelo Brasil

Foto - acervo João das Neves

Com artistas que se relacionaram com a obra de João das Neves, os encontros revisitam a trajetória deste importante nome do teatro, que se reconheceu nas lutas culturais e políticas do país

Durante o mês de abril, a Cia. Paulicea de Teatro promove uma série de encontros virtuais chamada "Prosas Virtuais - Viagens Artísticas e Afetivas de João das Neves pelo Brasil" como parte das ações do projeto "Missão João das Neves em busca de uma nação imaginada" contemplado na 38ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras, às 20h, com transmissão gratuita no canal do YouTube da Cia. Paulicea de Teatro (clique aqui).

Em uma série de lives de bate-papo, a Cia. propõe adentrar a obra do diretor, escritor, ator, iluminador, cenógrafo e produtor cultural João das Neves (1934-2018), por meio das histórias narradas por artistas que de alguma forma transitaram por sua carreira. Na quinta-feira, dia 07 de abril, a live "Primeira Parada: Rio de Janeiro" recebe a atriz, produtora, doutora em teatro Luciana Mitkiewicz, que atuou em "As Polacas - Flores do Lodo", e o ator Wilsom Rabelo, que participou da montagem original de "O Último Carro".

Em 14 de abril, a "Segunda Parada: Acre" promove o encontro de remanescentes do Grupo Poronga, Clarisse Batista e Ivete Maria de Souza, criadoras de "Tributo a Chico Mendes". Em 21 de abril, a live "Terceira Parada : Minas Gerais" contará com a participação de Luciano Silveira do Grupo Ícaros do Vale (Vale do Jequitinhonha) da montagem "Maria Lira", e Rodrigo Jerônimo do Grupo dos Dez, dramaturgo e diretor teatral na montagem "Madame Satã".

João das Neves. Foto - Guto Muniz

A última live da temporada, a "Quarta Parada: São Paulo", acontece dia 28 com a participação do ator e produtor Léo Horta, que atuou em "Os Azeredos mais Os Benevides", e do jornalista, escritor e dramaturgo João Silvério Trevisan.

"Temos a impressão de que não fomos só nós, da Cia Paulicea de Teatro, que tivemos o privilégio de receber uma mentoria artística e política vinda do João, além da relação afetiva com sua vida e trabalho. Ele foi construindo laços durante sua trajetória que, de muitas formas, transformaram a vida das pessoas por meio da arte. Ele literalmente afetava as pessoas no sentido de movimentá-las. Todas essas pessoas convidadas para participar dessa série de lives foram tocadas por esse magnetismo”, explica o grupo.

Um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes importantes do teatro brasileiro, João das Neves foi um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.

Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica. Confira abaixo a programação de Prosas Virtuais - Viagens Artísticas e Afetivas de João das Neves pelo Brasil:

Primeira Parada: Rio de Janeiro
Data - 07 de abril de 2022 - quinta-feira
Horário - 20h
Participação da atriz, produtora, doutora em teatro Luciana Mitkiewicz que produziu e atuou no espetáculo "Boneca Quebrada", e do o ator Wilsom Rabelo, que fez parte da montagem original de "O Último Carro".

Segunda Parada: Acre
Data - 14 de abril de 2022 - quinta-feira
Horário - 20h
Encontro dos remanescentes do Grupo Poronga, Clarisse Batista e Ivete Maria de Souza, criadoras de "Tributo a Chico Mendes".

Terceira Parada : Minas Gerais
Data - 21 de abril de 2022 - quinta-feira
Horário - 20h
Participação de Luciano Silveira do Grupo Ícaros do Vale (Vale do Jequitinhonha) da montagem "Maria Lira", e Rodrigo Jerônimo do Grupo dos Dez, dramaturgo e diretor teatral na montagem "Madame Satã".

Quarta Parada: São Paulo
Data - 28 de abril de 2022 - quinta-feira
Horário - 20h
Participação do ator e produtor Léo Horta, que atuou em "Os Azeredos mais Os Benevides", e do jornalista, escritor e dramaturgo João Silvério Trevisan.

Serviço
Prosas Virtuais - Viagens Artísticas e Afetivas de João das Neves pelo Brasil
Com Cia. Paulicea de Teatro e participações especiais
Temporada - de 07 a 28 de abril - quintas-feiras
Horário - 20h
Local - canal do YouTube da Cia. Paulicea aqui
Grátis
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários