Fábricas de Cultura abordam questões de gênero, raça e ancestralidade

Fábrica de Cultura Jardim São Luis. Foto - André Hoff

Entre os destaques da programação de abril, estão bate-papos sobre ancestralidade indígena, gordofobia e população negra LGBTQIA+, o retorno do Sarau do Capão, exibição de filme que aborda os quilombos urbanos e muito mais

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, irão promover atividades que destacam as questões de gênero, raça e identidade nas programações de abril das unidades da Zona Norte (Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã) e da Zona Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo), além de Diadema. Todas as atividades são presenciais. Confira abaixo os destaques da programação:

No dia 09 de abril, às 18h, a Fábrica de Cultura Capão de Redondo recebe novamente em seu espaço o Sarau do Capão. O retorno presencial do sarau será marcado pela presença de Mariana Felix, poeta, escritora, slammer, apresentadora, militante feminista e autora os livros Mania (2016), Vício (2017) e Abstinência (2019), e da DJ Lorrany, que segue um estilo underground que se inicia no bass music br transitando entre afrobeat, dancehall, funk, vogue, trap, rap e hip hop.

A programação continua na Fábrica de Cultura Jardim São Luís que no dia 12 de abril, às 19h, realiza o Sarau Museu do Inusitado, um encontro multicultural com foco na integração de linguagens e trocas não só literárias, mas também das artes plásticas, corporais e musicais, tanto da voz, como do instrumento. Com foco nos direitos indígenas, o sarau receberá o professor Júlio César Pereira de Freitas Guató (Karaí Jekupe, seu nome em guarani), da etnia Guató, que falará sobre a Aldeia Takuá Ju Mirim, oriunda da Aldeia Tekoa Yrexakã.

Cálice com o Coletivo Mariás. Foto - Carol Kappaun

Os debates sobre a cultura indígena também irão ocorrer na Fábrica de Cultura Brasilândia através da atividade A Busca da Ancestralidade Indígena, realizada no dia 13 de abril, às 15h. Neste bate-papo, Pagu Fulni-ô, indígena do povo Fulni-ô e formada em ciências sociais pela USP, falará sobre resistência e retomada da identidade indígena em território urbano para o resgate de valores civilizatórios originários.

A equipe de biblioteca da unidade Jardim São Luís promove, no dia 14 de abril, às 14h30, a atividade Mitã Hanga - Bonecas de Cabaça para crianças a partir dos 6 anos. Na oficina, o público infantil terá contato com a cultura indígena por meio dos ensinamentos de Lu Ahamy, indígena da etnia guarani M´bya, artesã, chefe de cozinha e coordenadora do Coletivo EtnoCidade. Lu ensinará aos participantes a criarem suas bonecas de cabaça, a fazer o grafismo e colocar seus adereços, cocar, colares, arco e flecha, e lança.

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha exibirá o episódio Cidade de Quem? da série documental Quilombo Brasil (2015), desenvolvida pelo Coletivo Política do Impossível e a Rede Mocambos, no dia 19 de abril às 19h. A produção discute a presença dos quilombos no passado, presente e futuro do Brasil. No mesmo dia e horário, a Fábrica do Capão Redondo realizará o bate-papo Produção Musical Executiva com a produtora Cida Gonçalves, que abordará aspectos básicos da produção executiva com ênfase em seu trabalho com artistas negros, principalmente na área da música.

Já a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe dia 19 de abril, às 19h30,  o Projeto (R)EXISTA para um bate-papo sobre sua atuação em prol da visibilidade da vivência e existência da população negra LGBTQIA+. O projeto trabalha para desconstruir estereótipos e dar visibilidade à representação não marginalizada nas comunidades.

Mitâ Hanga - Bonecas de Cabaça com Lu Ahamy. Foto - Divulgação

Outra temática abordada na programação é a inclusão. Na formação Tradução de Músicas para Libras, Ricieri Palha, tradutor com mais de 10 anos de experiência na esfera artística, ensinará o processo de construção da tradução da língua portuguesa para a língua de sinais, apresentando as técnicas, estratégias e preparação da equipe de intérpretes para um evento artístico. A formação ocorre no dia 20 de abril, às 15h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Não é necessário se inscrever.

Dia 20 de abril também estará movimentado na Fábrica de Cultura Jaçanã que realizará a 1ª edição do Sarau Amor de Quebrada, a partir das 17h. A proposta é reunir as narrativas de artistas da região do Jaçanã e Tremembé para uma partilha sobre amor, paz, justiça, amizade e encontros através de diversas linguagens, como: música, danças, performances, artes visuais e ensaios poéticos sobre o cotidiano e as pessoas.

O Coletivo Mariás apresenta dia 26 de abril, a partir das 10h, Cálice, espetáculo que tem como norte o corpo que sangra, nutre, gera vida e tem o dom de curar. Esse corpo ambíguo que é forte e frágil, firme e gentil, profano e sagrado. Assim, o Coletivo Mariás apresenta quatro corpos que sangram em um único corpo cênico no espetáculo: Cálice. A apresentação será na Fábrica de Cultura Brasilândia.

A programação do mês será finalizada com atividades focadas nos debates sobre gordofobia. No dia 29 de abril, às 18h30, a unidade Jaçanã convida Lu Big Queen, produtora cultural, influencer preta, performer, modelo gorda, dançarina, atriz e ativista decolonial para falar sobre a emancipação e libertação de corpos de pretas e gordas.

Já às 19h30, a Fábrica de Cultura Diadema promove a intervenção-debate Poesia Através das Estrias. Nessa intervenção, três mulheres pretas questionam a relação de tempo/espaço trazendo visões pretas, periféricas com a poesia, dança, canto e ancestralidade, traçando um caminho com dados estatísticos dos lugares de solidão afetiva na perspectiva do corpo negro e gordo.

Produção Musical Executiva com Cida Gonçalves. Foto - Larissa Infante

Além disso, até o dia 28 de maio, a unidade Diadema recebe a exposição Laboratório Diadema, que reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola da Cidade no 1º semestre de 2021 em parceria com a Prefeitura de Diadema. Os trabalhos buscam refletir sobre o habitat nas periferias a partir de territórios que apresentam características de centros de bairros onde poderiam se articular os equipamentos existentes, adequando sua arquitetura ao entorno de forma a criar territórios de convivência. É possível conferir os trabalhos expostos na unidade de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Para entrada nos prédios das Fábricas de Cultura é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses ou dose única, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade. As unidades do programa recomendam o uso da máscara de proteção nos ambientes internos. A programação completa pode ser acessada pelo hotsite +Cultura aqui e no site das Fábricas de Cultura aqui.

Serviço

Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço - Av. General Penha Brasil, 2508 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo

A Busca da Ancestralidade Indígena
Bate-papo com Pagu Fulni-ô
Data - 13 de abril quarta-feira
Horário - 15h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - livre

Projeto (R)Exista!
Data - 19 de abril - terça-feira
Horário - 19h30
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - maiores de 16 anos

Cálice
Com Coletivo Mariás
Data - 26 de abril - terça-feira
Horário - 10h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - livre

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço - Rua Bacia de São Francisco, s/n - Conjunto Habitacional Jardim São Bento - São Paulo

Sarau do Capão: O Retorno
Com Mariana Felix e DJ Lorrany
Data - 09 de abril - sábado
Horário - 18h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - maiores de 12 anos

Produção Musical Executiva
Com Cida Gonçalves
Data - 19 de abril - terça-feira
Horário - 15h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - 14 anos

Fábrica de Cultura Diadema
Endereço - Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema (SP)

A Poesia Através das Estrias
Data - 29 de abril - sexta-feira
Horário - 19h30
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - maiores de 14 anos

Exposição Laboratório Diadema
Período - até 28 de maio
Horário - terça a sexta, das 10h às 19h e sábados das 10h às 17h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - livre

Ficha técnica
Realização - Prefeitura de Diadema e Escola da Cidade
Curadoria e Expografia - Luiz Fellipe Machado e Luiz Sobral Fernandes
Conselho Técnico Escola da Cidade - Guilherme Paoliello e Felipe Noto
Apoio - Fábrica de Cultura Diadema

Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço - Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 - Conjunto Habitacional Jova Rural - São Paulo

Sarau Amor de Quebrada
Data - 20 de abril - quarta-feira
Horário - 17h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - livre

Gordofobia Não é Piada
Bate-papo com Lu Big Queen
Data - 29 de abril - sexta-feira
Horário - 18h30
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - livre

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Endereço - Rua Antônio Ramos Rosa, 651 - Parque Santo Antônio - São Paulo

Sarau Museu do Inusitado
Com Karaí Jekupe, da aldeia Takuá Ju Mirim
Data - 12 de abril - terça-feira
Horário - 19h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - livre

Mitâ Hanga - Bonecas de Cabaça
Com Lu Ahamy
Coordenação - Equipe de Biblioteca
Data - 14 de abril - quinta-feira
Horário - 14h30
Capacidade - 15 pessoas
Classificação - maiores de 6 anos

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço - Rua Franklin do Amaral - de 701/702 ao fim, 1575 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo

Quilombo Brasil - Cidade de Quem?
Data - 19 de abril - terça-feira
Horário - 15h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - livre

Tradução de Músicas para Libras
Com Ricieri Palha
Data - 20 de abril - quarta-feira
Horário - 15h
Capacidade - 40 pessoas
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários