Principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina, fundado e dirigido por Amir Labaki, o É Tudo Verdade - 23º Festival Internacional de Documentários divulgou na noite de sábado, 21 de abril, os vencedores da edição 2018. O júri das competições brasileiras foi composto pela cineasta Betse de Paula, pelo cineasta e articulista Fernando Grostein Andrade e pelo cineasta e diretor de fotografia Tyrell Spencer.
O júri das competições internacionais e latino-americana foi formado pela documentarista americana Pamela Yates, também homenageada pela retrospectiva desta edição, pela produtora brasileira Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e pelo curador equatoriano Alfredo Mora Manzano, diretor do EDOC, o festival de documentários do Equador.
Desde 2015 os vencedores da Competição Brasileira de Curtas-Metragens e o da competição Internacional de Curtas-Metragens estão automaticamente qualificados para exame pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood visando uma vaga na disputa do Oscar de melhor curta documental. O É Tudo Verdade é o primeiro festival sul-americano a merecer este status. É Tudo Verdade - 23º Festival Internacional de Documentários Rio de Janeiro e São Paulo de 12 a 22 de abril. Fundação e direção - Amir Labaki. Os premiados oficiais 2018 são:
Competição Internacional
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
- O Distante Latido dos Cães, de Simon Lereng Wilmont
Melhor Documentário de Curta-Metragem (Júri Oficial)
- Ressonâncias, de Nicolas Khoury
Prêmio Especial do Júri para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
- Naila e o Levante, de Julia Bacha
Menção Honrosa para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
- The Cleaners, de Hans Block e Moritz Riesewieck
Competição Brasileira
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
- Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho
Melhor Documentário de Curta-Metragem (Júri Oficial)
- Nome de Batismo - Alice, de Tila Chitunda
O Júri Oficial concedeu duas Menções Honrosas para a Competição de Curta-Metragem Brasileira para:
- Inconfissões, de Ana Galizia
- Catadora de Gente, de Mirela Kruel
Competição Latino-Americana
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
- Roubar Rodin, de Cristóbal Valenzuela
Prêmio Especial do Júri para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
- A Flor da Vida, de Claudia Abend e Adriana Loeff
Premiações Paralelas
Os premiados dos júris paralelos são:
Prêmio ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas)
Júri de Curta-Metragem Brasileiro composto por Alice Riff, Gabriel Tonelo e Bruno Cucio
Júri de Longa ou Média-Metragem Brasileiro composto por: Lívia Perez, Mariana Duccini e Patrícia Mourão.
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira
- Elegia de um Crime, de Cristiano Burlan
Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira
- Nome de Batismo - Alice, de Tila Chitunda
Prêmio ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema)
Júri composto por Julio Bezerra, Lúcio Vilar e Nayara Reynaud.
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira
- Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi
Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira
- Inconfissões, de Ana Galizia
Prêmio Canal Brasil de Curtas
Prêmio de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) ao melhor curta-metragem da Competição Brasileira. Júri composto por Amilton Pinheiro, Bárbara Demerov, Clarissa Kuschnir, Flavia Guerra e Luiza Lusvarghi.
Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira
- Mini Miss, de Rachel Daisy Ellis
Prêmio EDT. (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual)
Melhor montagem para Curta e Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira. Júri composto por Fernanda Bastos, Júlia Bernstein e Mariana Becker.
Melhor Montagem de Curta-Metragem da Competição Brasileira
- Inconfissões, de Ana Galizia
Melhor Montagem de Longa-Metragem da Competição Brasileira
- Elegia de um Crime, de Cristiano Burlan
Prêmio Mistika
Prêmio de R$ 8.000,00 (oito mil reais) em serviços de pós-produção digital para o melhor curta-metragem eleito pelo júri oficial do festival.
Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira
- Nome de Batismo - Alice, de Tila Chitunda.
A 23ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários contou com o patrocínio do Itaú; parceria do SESC-SP; copatrocínio da SABESP e SPCINE. Contou também com o apoio do Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual, através da lei 8.313/91 (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Programa de Ação Cultural/ ProAC ICMS. O projeto foi contemplado no edital SAV/ MINC/ FSA nº 11, 2018.
0 Comentários