![]() |
| Terras de Águas e Cazumbas. Foto - Denys Flores |
De 21 a 28 de fevereiro de 2026, a Clarin Cia. de Dança ocupa a área de convivência do Sesc Santo André com dois espetáculos que revelam a potência da cultura popular e das danças urbanas brasileiras. Sob direção do maranhense Kelson Barros a companhia apresenta gratuitamente Terras de Águas e Cazumbas e o premiado ou 9 ou 80.
No dia 21 de fevereiro, o público confere Terras de Águas e Cazumbas, obra inspirada na última etapa do ciclo do bumba-meu-boi - a morte do boi - sob a perspectiva de grupos da Baixada Maranhense, especialmente dos municípios de Viana, Matinha e Monção. A montagem propõe uma dança folclórica contemporânea que evoca espiritualidade, memória e resistência, dando visibilidade a tradições mantidas longe dos grandes centros.
O espetáculo tem coreografias de Kelson Barros, Lucas Pardin e Richard Pessoa, elenco formado por Alex Araújo, Carla Brandão, Henri Araujo, Jhonatan Oliveira, Lilian Martins, Loke Wolf, Rafael Alexandre, Renata Damasco, Rick Morena e Weverton Souza, e Richard Pessoa como ensaiador. A trilha sonora é de Alysson Bruno, com consultoria e provocação de Jandir Gonçalves, cenografia e luz de Kelson Barros.
![]() |
| ou 9 ou 80. Foto - Sérgio Fernandes |
Encerrando a temporada, no dia 28 de fevereiro, a companhia apresenta ou 9 ou 80, vencedor do Prêmio APCA 2021 na categoria Melhor Espetáculo de Dança. O trabalho traça um paralelo entre São Paulo e Rio de Janeiro ao abordar episódios de violência nas periferias, refletindo sobre desigualdade, racismo, preconceito e resistência. A obra nasce do encontro de artistas com diferentes formações - capoeira, breaking, ballet, passinho, funk e danças brasileiras - e reafirma o passinho e dança urbana como potência de expressão e transformação.
A ficha técnica conta com direção artística de Kelson Barros, consultoria de passinho de Iguinho Imperador e intérpretes-criadores Alissin VK, Juju ZL, Lilian Martins, Mario MLK Bros, Pablinho MJ, RD Ritmado, Shoockiii, Weverton d’Souza e Yoshi Mhoroox. Figurino de Gabriela Araújo e Kelson Barros, trilha de DJ Seduty e Yure IDD, e produção de Maiko Prudencio e Vera Prudencio.
Sobre os espetáculos
Terras de Águas e Cazumbas
Na terra onde o rio se confunde com o chão e os tambores anunciam o fim e o recomeço, Terras de Águas e Cazumbas nasce como rito e dança. A Clarin Cia. de Dança oferece um olhar sensível sobre a morte do boi nos ciclos da Baixada Maranhense, entre os gestos de grupos dos municípios de Viana, Matinha e Monção. Com corpo presente e memória viva, o espetáculo reinventa tradições em movimento, celebrando a força de comunidades que mantêm acesa, longe dos grandes centros, a chama do bumba-meu-boi como legado e resistência.
Confira no vídeo abaixo trechos do espetáculo:
ou 9 ou 80
Com poesia e sensibilidade, o espetáculo exalta a necessidade do desenvolvimento humano em busca da felicidade. A história é contada por meio das letras do funk e dos corpos dos dançarinos, reverberando a dança urbana no coração de cada pessoa. Ao abordar episódios marcados pela violência nas periferias, a obra reafirma que, mesmo diante das dificuldades, é preciso celebrar a beleza da vida e a potência transformadora da arte.
Confira no vídeo abaixo trechos do espetáculo:
Serviço
Temporada Clarin Cia. de Dança
Local - Sesc Santo André - Área de convivência
Endereço - R. Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André (SP)
Grátis
Classificação - livre
Espetáculo Terras de Águas e Cazumbas
Data - 21 de fevereiro de - sábado
Horário - 16h
Duração - 60 minutos
Espetáculo ou 9 ou 80
Data - 28 de fevereiro - sábado
Horário - 16h
Duração - 60 minutos
.jpg)
.jpg)
0 Comentários