![]() |
| Foto - Arô Ribeiro e Bruno Pucci |
Com 30 anos de estrada e um trabalho de pesquisa em teatro baseado num profundo mergulho na cultura popular, a Cia da Tribo dá a partida em sua circulação por parques e CÉUS da Região Metropolitana de São Paulo, apresentando a peça de teatro para toda a família Água Doce.
Criada em 2018, a obra tem trajetória de sucesso: Melhor Espetáculo de Rua pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e SP de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Sustentabilidade. A companhia circulou por todo o Brasil, realizando aproximadamente 180 apresentações ao longo desses oito anos.
![]() |
| Foto - Arô Ribeiro e Bruno Pucci |
Água Doce conta a história do mito da Iara e de outros seres folclóricos presentes nas comunidades ribeirinhas. O espetáculo trata da relação do homem com a água doce, a partir de quatro personagens - Iara, Abaré, Cacira e Xirú - que se aventuram para proteger os rios.
O grupo dos diretores Milene Perez (atriz, artista educadora, autora, figurinista e produtora teatral ) e Wanderley Piras (ator, autor, artista educador e bonequeiro ) recorre a figuras da Cultura Popular brasileira para conscientizar o público sobre a imensidão de rios que circulam abaixo dos nossos pés. “Com este trabalho nós lançamos um olhar para os nossos rios, que apesar de escondidos, continuam lá e são referências culturais”, afirmam Milene e Wanderley.
![]() |
| Foto - Arô Ribeiro e Bruno Pucci |
Segundo Milene, o processo de criação da peça ganhou força a partir de uma experiência em sala e aula. Ela e Wanderley, ao realizar uma aula de artes para crianças em um parque, escutaram um aluno dizendo estar ouvindo o som de água corrente. Os professores levantaram uma tampa de bueiro e descobriram, junto com à turma, que abaixo deles corria um rio.
“Todos nós ficamos olhando para ele e a experiência foi muito impactante, além de ter mudado a relação que aquelas crianças tinham estabelecido com os rios até então, que muitas vezes são tidos apenas como sujos ou causadores de enchentes”, conta a diretora. A partir desse fato, a Cia da Tribo buscou nas lendas e costumes dos povos ribeirinhos os elementos para a criação do trabalho.
![]() |
| Foto - Arô Ribeiro e Bruno Pucci |
Os bonecos, que representam figuras folclóricas como Iara, a Mãe do Rio; Cabeça de Cuia; Jaguarão; Pirarucu e Cobra Grande foram confeccionados pelo artista plástico Adriano Castelo Branco a partir de materiais reutilizáveis. “Os bonecos chamam tanta atenção que até deixamos eles à mostra do público depois das apresentações, criando uma espécie de exposição ao ar livre”, diz Milene.
Os artistas da Cia do Tribo fazem uso da linguagem poética para que o público entenda por conta própria as questões que estão sendo tratadas. Uma das alegorias da peça é de Iara, que vive exilada na pororoca (o encontro das correntes de um rio com as águas oceânicas) e que observa como a inveja e a ganância, podem fazer mal à natureza, matando os peixes e secando os rios.
![]() |
| Foto - Arô Ribeiro e Bruno Pucci |
“São muitos os rios soterrados e retificados na cidade, como Anhangabaú, Ipiranga, Tamanduateí, entre outros”, contam Milene e Wanderley. “São rios caudalosos colocados em canos”, afirmam. Os artistas complementam que o processo de retificação é muito agressivo, pois os cursos dos rios são muito sinuosos e, para que eles cumpram uma rota específica, tiveram as margens cimentadas ou foram encanados, a partir de uma justificativa de erguimento da cidade.
Sinopse
![]() |
| Foto - Arô Ribeiro e Bruno Pucci |
A peça trata da relação do homem com a água doce, dando destaque aos rios brasileiros por meio do mito da Iara e de outros seres folclóricos presentes nas comunidades ribeirinhas. Com texto, cenografia, figurinos, trilha sonora e criação de bonecos originais, o espetáculo traz à tona rios, córregos e nascentes que foram esquecidos pela urbanização nas grandes cidades. A Cia da Tribo, com sua linguagem cênica voltada para a cultura popular em diálogo com a contemporaneidade, apresenta lendas e personagens brasileiros como Iara, a Mãe do Rio; Cabeça de Cuia; Jaguarão; Pirarucu; Cobra Grande, entre outros.
Ficha técnica
Água Doce
Texto e Direção - Milene Perez e Wanderley Piras.
Elenco - Alef Barros, Geovana Oliveira, Rafael Piras, Roberta Viana, Sora Senna e Wando Piras
Bonecos - Adriano Castelo Branco.
Fotografia - Arô Ribeiro e Bruno Pucci
Trilha Sonora - Rogério Almeida
Operação de Som - Alexander Nishiyama e Diogo Vieira
Contrarregra - Gabriel Bueno e Marcelo Tonini
Produtora da Cia da Tribo - Wendy Villalobos
Assistente de Produção - Rafael Pira
Produção Executiva e Redes Sociais - Geovana de Oliveira | Cia da Tribo
Serviço
Água Doce
Duração - 50 minutos
Grátis
Classificação - livre
Para mais informações clique aqui
Circulação
Fevereiro
Data - 20 de fevereiro - sexta-feira
Horário - às 10 e 14h
Local - CEU Quinta do SOL
Endereço - Rua Otto Cordes - Parque Císper - São Paulo
Data - 22 de fevereiro - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Tiquatira
Endereço - Av. Governador Carvalho Pinto, s/n - Vila São Geraldo - São Paulo
Data - 27 de fevereiro - sexta-feira
Horário - às 10 e 14h
Local - CEU Inácio Monteiro
Endereço - R. Barão Barroso do Amazonas, s/n - Conj. Hab. Inácio Monteiro - São Paulo
Março
Data - 01 de março - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Vila do Rodeio
Endereço - R. Igarapé da Bela Aurora, 342 - Conj. Hab. Inácio Monteiro - São Paulo
Data - 08 de março - domingo
Horário - 16h
Local - Parque do Trote
Endereço - Av. Nadir Dias Figueiredo, s/n/Rua Quirino, 905 - Vila Guilherme - São Paulo
Data - 13 de março - sexta-feira
Horário - 16h
Local - Parque do Pinheirinho D’Água
Endereço - Estrada das Taipas, s/n - Jaraguá - São Paulo
Abril
Data - 12 de abril - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Santo Dias
Endereço - Travessa Jasmin da Beirada, 72 - Conj. Hab. Instituto Adventista - São Paulo
Data - 19 de abril - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Chácara do Jockey
Endereço - Av. Prof. Francisco Morato, 5300 - Vila Sonia - São Paulo
Data - 26 de abril - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Morumbi Sul
Endereço - R. Nossa Sra. do Bom Conselho - Chácara Nossa Sra. do Bom Conselho - São Paulo
Maio
Data - 03 de maio - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Raposo Tavares
Endereço - R. Telmo Coelho Filho, 200 - Jardim Olympia - São Paulo
Data - 31 de maio - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Colina de São Francisco
Endereço - Av. Dr. Cândido Motta Filho, 751 - Cidade São Francisco - São Paulo
Junho
Data - 28 de junho - domingo
Horário - 16h
Local - Parque Senhor do Vale
Endereço - R. Blas Parera, 487 - Jaraguá - São Paulo

.jpg)




0 Comentários