Quatro Meninas é selecionado para a 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim


Dirigido por Karen Suzane, longa participa da mostra Generation, dedicada a filmes com temáticas e protagonistas infantojuvenis

Longa metragem dirigido por Karen Suzane, com roteiro de Clara Ferrer, Quatro Meninas fará sua estreia internacional na Mostra Generation 14Plus, na 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, (Berlinale). O filme traz a história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, jovens negras no Brasil de 1885.

Quatro Meninas é produzido por Marcello Ludwig Maia da República Pureza Filmes, com coprodução de Ellen Havenith, da produtora PRPL, de Amsterdam, e ainda da Filtro Filmes, Telecine e Canal Brasil e tem a distribuição da Filmes do Estação e da ArtHouse.

O longa teve a sua estreia nacional no 58º Festival de Brasília, onde venceu o Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz (Darah Lopes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Maria Ibraim). Após a passagem vitoriosa em Brasília, o filme também foi selecionado para o 27º Festival do Rio e para a 49º Mostra de São Paulo.

Sobre a diretora

Foto - Cris Lucena

Karen Suzane é diretora formada pela UFF. Sua mais recente obra é a série documental Negro Muro, produzida para o canal GNT. Em 2018, dirigiu o curta A Mulher que Eu Era, selecionado no 5º Prêmio BDMG e vencedor de 4 prêmios: Melhor Curta da Mostra Mineira - 12º MOSCA, Prêmio Akuaba - II Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba; Melhor Direção de Arte - Primeiro Plano; Melhor Filme Mineiro - Mostra Interseções. Realizou a web série documental DNA Gastronômico, dirigiu ainda os curtas de ficção Ciclo, Um vestido para ver a mamãe, O capitalismo matou meus pais e Coragem. Quatro Meninas é sua estreia na direção de longa metragem.

Sinopse

Foto - Cris Lucena

Tita, MuandaLena e Francisca, são encarregadas dos cuidados pessoais de quatro estudantes em um internato no interior. Elas sobrevivem às suas circunstâncias sonhando com a liberdade. Quando um romance impensado põe a vida de Lena em perigo, os sonhos de fuga tornam-se necessidade, e as quatro meninas decidem fugir. Para sua surpresa, suas sinhás descobrem o plano - e exigem ir junto.

Encontrando abrigo em um casarão abandonado, o grupo enfrenta desafios de convivência. Livres das estruturas de poder tradicionais, as moças negras experimentam o poder, o amor e a possibilidade de sonhar com o futuro, enquanto as brancas resistem a aprender a ajudar nas tarefas domésticas, cuidar de si mesmas e encarar seus erros. Quando uma velha ameaça ressurge, no entanto, todas precisam se unir para sobreviver.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Quatro Meninas
Brasil | 2025 | Drama | 89 min.
Direção - Karen Suzane
Roteiro - Clara Ferrer
Elenco - Ágatha Marinho (Tita), Alana Cabral (Muanda), Dhara Lopes (Lena), Maria Ibraim (Francisca), Duda Batsow (Celina), Duda Matte (Guilhermina), Gabi Cardoso (Joana), Giovanna Rispoli (Eugenia), João Vitor (Benjamin), Dani Ornellas (Iaiá), Raquel Karro (Dona Vivência), Stella Rabello (Madame) e Eric Max (Vicente)
Produção - Marcello Ludwig Maia e Ellen Havenith
Fotografia - Thais Faria
Direção de Arte - Ananias De Caldas
Montagem - Nina Galanternick, edt.
Trilha - Fernando Aranha e Guga Bruno
Edição de Som - Bruno Armelin
Mixagem - Bernardo Adeodato
Som Direto - Laura Zimmerman
Figurino - Valéria Stefani
Caracterização - Tayce Vale
Produção Executiva - Marcello Ludwig Maia e Silvia Sobral
Classificação - 14 anos

Postar um comentário

0 Comentários