![]() |
| Foto - Divulgação |
O CineSesc realiza nesta segunda-feira, dia 19 de janeiro, às 20h30, uma sessão especial do documentário O Menino D’Olho D’Água, dirigido por Lírio Ferreira e Carolina Sá, que investiga a trajetória e o pensamento musical de Hermeto Pascoal, um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional. A sessão é gratuita, com distribuição de ingressos 1 hora antes da exibição e contará com bate-papo com o diretor Lírio Ferreira ao final.
O filme propõe um retrato que foge da abordagem biográfica tradicional e estabelece uma relação direta entre a música de Hermeto e sua infância no sertão de Alagoas, na cidade de Olho d’Água Grande. A partir desse território de origem, o documentário revela como a complexidade harmônica de sua obra nasce de uma escuta atenta do mundo, construída desde cedo a partir de sons da natureza, do cotidiano e da memória.
Estruturado em três eixos principais, O Menino D’Olho D’Água articula um registro recente de um show de Hermeto Pascoal, já aos 86 anos, um mergulho em suas lembranças afetivas e uma entrevista em que o próprio músico conduz a narrativa ao produzir música em cena. O resultado é um filme que privilegia o processo criativo e a experiência sonora como forma de pensamento.
Com cerca de sete décadas de atividade, Hermeto Pascoal, falecido em setembro de 2025, construiu uma trajetória singular, atravessando a música brasileira, o jazz e a experimentação sonora. Reconhecido internacionalmente a partir dos anos 1970, quando teve composições gravadas por Miles Davis, o músico manteve uma atuação constante em palcos e festivais ao redor do mundo, consolidando uma linguagem própria, alheia a rótulos e fórmulas.
Sinopse
Na música de Hermeto Pascoal, quando nos deparamos com a complexidade harmônica e destrinchamos suas inúmeras camadas, o que se revela é uma sonoridade assombrosamente simples, que remete diretamente à sua infância, no sertão alagoano, na cidade de Olho d’Água Grande. O filme é construído a partir de três pilares: um registro atual de um show de Hermeto Pascoal na plenitude dos seus 86 anos, um mergulho na sua infância e nas suas memórias afetivas e uma entrevista com ele, que produz o que ele faz de melhor: música.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
O Menino D’Olho D’Água
Brasil | 2024 | Documentário | 74 min.
Direção - Lírio Ferreira e Carolina Sá
Roteiro - Carolina Sá
Classificação - livre
Serviço
O Menino D’Olho D’Água
Sessão gratuita seguida de bate-papo com Lírio Ferreira
Retirada de ingressos 1h antes
Data - 19 de janeiro - segunda-feira
Horário - 20h30
Local - CineSesc
Endereço - Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César - São Paulo
Classificação - livre
Para mais informações clique aqui

0 Comentários