![]() |
| Foto - Divulgação |
Juego de Niños traz à cena três personagens infantis: México (menino de 8 anos), Honduras (menina de 11 anos) e Nicarágua (menino de 13 anos) - interpretados por atores fundamentais na dramaturgia brasileira - Genézio de Barros, Vera Mancini e Luiz Guilherme, todos na casa dos 70 anos -, criando um potente contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce causado pelo sofrimento.
O autor Newton Moreno fala sobre o espetáculo: “este projeto conta com um grupo talentoso de artistas reunidos para dar vazão à sua sensibilidade e indignação frente às desmedidas e violências nas fronteiras bélicas deste mundo”.
“Existem duas circunstâncias convivendo em Juego de Niños. Uma de foro íntimo: um prazer inenarrável em ter a possibilidade de encenar um grande texto, com esses atores extraordinários. E outra, ainda mais fundamental, de ordem coletiva: uma tragédia humanitária cujas consequências e desenlaces ainda ecoam nas nossas consciências”, complementa Newton.
![]() |
| Foto - Divulgação |
A trama se passa dentro de uma jaula, um campo de detenção, onde as crianças, envoltas em mantas térmicas para suportar o frio extremo, tentam resgatar fragmentos de sua infância por meio de brincadeiras como pião, amarelinha e boneca. Cada personagem carrega uma história de perda, medo e esperança: México esqueceu o nome do pai e aguarda ansiosamente o dia prometido para reencontrá-lo; Honduras enfrenta a primeira menstruação e acredita estar morrendo de saudade; Nicarágua teme não ser mais reconhecido pelos pais após anos de separação.
O texto utiliza o jogo como metáfora para a sobrevivência, a resistência e a busca por afeto em meio ao abandono. A peça denuncia as condições desumanas dos campos de imigração, o racismo, a violência institucional e principalmente a ampliação da desigualdade econômica mundial, ao mesmo tempo em que celebra a força das crianças para reinventar o mundo através da imaginação.
A peça reúne, além do elenco estelar, nomes como André Abujamra (trilha sonora), Caetano Vilela (iluminação), e parceiros fundamentais como a ONG Cerzindo (saiba mais aqui), que acolhe refugiados, migrantes e brasileiros em situação de vulnerabilidade e os prepara para o mercado de trabalho. Com linguagem lírica e cenas de forte carga emocional, Juego de Niños provoca o público a refletir sobre justiça, fronteiras, famílias, pertencimento e o sagrado direito à infância.
Serviço
Juego de Niños
Temporada - até 09 de dezembro
Horário - segundas e terças, às 20h
Duração - 60 minutos
Local - Teatro Estúdio
Endereço - R. Conselheiro Nébias, 891 - Campos Elíseos - São Paulo
Capacidade - 16 lugares
Ingressos - a partir de R$ 40,00
Venda de ingressos online aqui
Classificação - 16 anos

.jpg)
0 Comentários