Animação Totto-chan - A Menina na Janela estreia nos cinemas brasileiros


Com distribuição da Sato Company, o filme é baseado no livro de memórias da atriz Tetsuko Kuroyanagi e vendeu mais de 25 milhões de cópias ao redor do mundo

Ninguém segura Totto-chan. A energia e a disposição da menina, de apenas 7 anos de idade, faz com que ela seja expulsa da escola onde estudava. Totto-chan foi considerada problemática. Algum tempo depois, sua mãe encontra uma instituição de ensino com métodos pouco convencionais onde a inquietação da garota contagia os colegas e até o diretor da nova escola.

A história de Totto-chan, passada durante a Segunda Guerra Mundial, é a da infância da atriz e apresentadora de TV japonesa Tetsuko Kuroyanagi, que registrou sua experiência num livro de memórias que virou um clássico instantâneo da literatura japonesa. A obra agora foi adaptada para as telas nos traços delicados da animação Totto-chan - A Menina na Janela, dirigida por Shinnosuke Yakuwa, que chega aos cinemas brasileiros próximo ao dia das crianças, 09 de outubro, com distribuição da Sato Company.



O longa é estrelado pela estreante Liliana Ôno, que dá voz a Totto-chan, e o papel do diretor Kobayashi ficou com o experiente (e premiadíssimo) Kôji Yakusho, colaborador de Kiyoshi Kurosawa e melhor ator em Cannes por Dias Perfeitos, de Wim Wenders. Vencedor do prêmio especial no Festival de Annecy, o mais importante do mundo no gênero, e indicado ao Prêmio da Academia Japonesa de Cinema na categoria de melhor animação do ano, o filme encantou plateias por onde passou, inclusive quando foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Sobre Tetsuko Kuroyanagi

A atriz e apresentadora Tetsuko Kuroyanagi já era uma personalidade da TV japonesa quando, no fim dos anos 1970, ficou preocupada com a notícia de que a evasão escolar aumentava muito no país. Prontamente, decidiu escrever as memórias de sua infância para tentar incentivar a volta dos alunos às instituições de ensino. A história foi publicada em capítulos numa revista feminina e, em 1981, reunidas num livro que virou um fenômeno de vendas e passou a ser adotado em escolas de educação fundamental como material didático.

Em 2023, depois de vender mais de 25 milhões de cópias ao redor do mundo, a obra entrou para o Guinness, o Livro dos Recordes, como a autobiografia (escrita por apenas um autor) mais vendida de que se tem notícia. Essa não é a única menção a Kuroyanagi no Guinness. Com mais de 11 mil episódios, seu programa de entrevistas guarda o recorde de talk show que passou mais tempo no ar com a mesma apresentadora. Conhecida por seus trabalhos de caridade, aos 91 anos, Tetsuko é conselheira do WWF (World Wide Fund for Nature) e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Sobre o diretor

A carreira de Shinnosuke Yakuwa está associada a um dos personagens mais populares da cultura pop japonesa, Doraemon. Nascido em Obihiro, Japão, em 1981, ele assinou a direção de diversos episódios das séries de TV estreladas pelo gato-robô que veio do futuro, além de três longas da franquia. Um deles é Doraemon e o Nascimento do Japão (2016), que foi uma das 10 maiores bilheterias do país naquele ano. Totto-chan: A Menina na Janela é o primeiro filme do diretor que não está ligado ao universo do personagem, apesar de ser produzido pela Shin-Ei Animation, mesmo estúdio de Doraemon.

Sinopse


Depois de ser expulsa de uma escola tradicional por ser considerada problemática, Totto-chan, uma menina hiperativa de 7 anos, é admitida na Tomoe Gakuen, instituição cujo método de ensino permite que as crianças sejam mais independentes. Em meio à atmosfera de insegurança provocada pela entrada no Japão na Segunda Guerra Mundial, o ambiente de liberdade e os fortes laços que ela desenvolve com o diretor da escola e com Yasuaki, um colega com poliomielite, Totto-chan aprende valiosas lições sobre solidariedade, empatia e responsabilidade.

Ficha técnica
Totto-chan: A Menina na Janela
Japão | 2023 | Animação | 114 min.
Título Original - Madogiwa no Totto-chan
Direção - Shinnosuke Yakuwa
Codireção - Yûta Kanbe (cena do trem), Kunio Katô (cena subaquática) e Setsuka Kawahara (cena do pesadelo)
Roteiro - Shinnosuke Yakuwa e Yôsuke Suzuki, baseado no livro de Tetsuko Kuroyanagi
Elenco - Liliana Ôno (Totto-chan), Kôji Yakusho (Sôsaku Kobayashi), Shun Oguri (Moritsuna Kuroyanagi), Anne Watanabe (Cho Kuroyanagi) e Karen Takizawa (Miss Oishi)
Produção - Keiji Tagawa e Reina Takahashi
Fotografia - Kentaro Minegishi
Montagem: Toshihiko Kojima
Direção de Arte - Tatsuya Kushida
Música - Yûji Nomi
Distribuição no Brasil - Sato Company

Postar um comentário

0 Comentários