O longa de animação Eu e Meu Avô Nihonjin, dirigido por Célia Catunda, criadora de O Show da Luna e Peixonauta, produzido pela Pinguim Content e distribuído pela H2O Films, chega às telonas no dia 16 de outubro.
Inspirado no livro Nihonjin (saiba mais aqui), de Oscar Nakasato, vencedor do Prêmio Jabuti em 2012, o filme acompanha Noboru, um menino descendente de imigrantes japoneses que vieram ao Brasil no início do século XX. Em conversas com o avô, ele passa a investigar a história da família e descobre a existência de um tio de quem nunca ouvira falar. Celebrando a diversidade e o legado da imigração japonesa no Brasil, a animação estreia em um momento simbólico: 2025 marca os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão.
O elenco de vozes conta com Ken Kaneko e Pietro Takeda, e a direção de arte é inspirada na obra do artista Oscar Oiwa. A trilha sonora original foi composta por Márcio Nigro e André Abujamra, explorando temas de identidade, ancestralidade e o encontro de culturas, pontos centrais da narrativa.
Sinopse
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Confira abaixo ao trailer:
Ficha técnica
Eu e Meu Avô Nihonjin
Brasil | 2025 | Animação | 84 min.
Direção - Celia Catunda
Roteiro - Rita Catunda e Oscar Nakasato
Elenco - Ken Kaneko e Pietro Takeda
Produção Executiva - Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino
Trilha Sonora - André Abujamra e Marcio Nigro
Produção - Pinguim Content
Distribuição - H2O Films
0 Comentários