Arte, gastronomia e impacto social marcaram as comemorações do aniversário do Mercado Municipal Paulistano e de São Paulo celebrado hoje, dia 25 de janeiro de 2026. Um dos principais cartões-postais da capital, o Mercadão está completando 93 anos, e São Paulo 472 anos, e a data foi marcada por um gesto simbólico e grandioso: a produção e o corte de um bolo comemorativo de 500 quilos que, pela primeira vez, foi uma releitura inédita inspirada na cúpula do próprio Mercadão transformando o ícone arquitetônico em uma peça escultural de alto impacto visual.
Sob a coordenação da Chef Dona Jô, referência na gastronomia social, a produção do bolo uniu técnica, criatividade e propósito. A chef liderou toda a logística e execução do projeto, convidando alunas egressas do projeto Gastronomia Empreendedora (iniciativa voltada à capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade), que atuaram diretamente na produção, reforçando o protagonismo feminino e a geração de oportunidades por meio da gastronomia.
Para ampliar ainda mais o alcance social da ação, o bolo conta com a parceria do Associação Quebrada Alimentada, idealizado pelo chef Rodrigo Mocotó e sua esposa Adriana Salay, historiadora, professora da USP e ativista social. O projeto está sendo liderado pela Daniele Thomaz coordenadora da Cozinha Solidária Quebrada Alimentada fortalecendo a valorização da gastronomia periférica e a ocupação de espaços simbólicos da cidade por iniciativas que conectam território, identidade e transformação social.
![]() |
| Foto - Domingos Netto |
“Este não é apenas um bolo de aniversário. É um bolo feito por muitas mãos, carregando a identidade de quem faz a economia desta cidade girar todos os dias. Cada fatia traz um pedaço da nossa história, da nossa luta e da nossa vitória”, afirma a Chef Dona Jô.
O momento do corte do bolo foi realizado pelo Prefeito Ricardo Nunes, simbolizando a partilha e o reconhecimento de que São Paulo é feita de encontros, misturas e oportunidades. Para viabilizar a produção e pelo segundo ano consecutivo, o Mercadão contou com o apoio da Rational, que patrocina a produção da massa e dos recheios.
Sob a liderança da Chef Giulia Foglia, os chefs prepararam mais de 200 kg de massa de bolo e 100 kg de recheio, utilizando a tecnologia dos equipamentos iHexagon e iVario Pro. A equipe de chefs é composta também por Paulina Oenning, Flávia Tardioli e Fábio Leitier, que juntos contribuíram para a criação dessa grande produção comemorativa.
“Essa parceria garante eficiência, padronização, segurança alimentar e qualidade em larga escala. A tradicional espátula comemorativa, entregue aos locatários do Mercadão durante o corte simbólico do bolo, reforçando o caráter coletivo da celebração”, conta Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP.
![]() |
| Foto - Domingos Netto |
Já a Cozil foi a patrocinadora técnica, ampliando a infraestrutura da confeitaria com a disponibilização de equipamentos como câmaras de ozônio para higienização de frutas e minicâmaras verticais para armazenamento de massas e recheios, assegurando elevados padrões sanitários e eficiência operacional.
“Ao unir patrimônio histórico, gastronomia, inclusão social e experiências inovadoras, o aniversário do Mercadão reafirma o espaço como um dos grandes símbolos vivos da capital, um lugar onde tradição e futuro se encontram para celebrar a cidade e sua gente”, finaliza Aldo.
A Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) também é apoiadora da produção do bolo comemorativo do aniversário do Mercadão e da cidade de São Paulo. Como principal representante dos empresários do comércio popular e de serviços da capital, a entidade reforça, mais uma vez, seu compromisso com iniciativas que valorizam o empreendedorismo, o trabalho e a geração de oportunidades. Sua missão é fortalecer aqueles que empreendem e fazem do circuito das compras de São Paulo o mais dinâmico do Brasil, dando voz ao empreendedor para que cresça junto com a cidade.

.jpg)
.jpg)
0 Comentários