Cine Dom José é palco para Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão

Foto - Divulgação/Cia. LCT

Espetáculo da Cia. Les Commediens Tropicales e quarteto à Deriva, é inspirado no livro O Fim do Homem Soviético da escritora bielorrussa Svetlana Alexijévich

Celebrando 20 anos de atuação na cidade de São Paulo, o grupo teatral Cia. LCT e o quarteto à Deriva apresentam o espetáculo Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão. A temporada acontece no Cine Dom José, até 31 de agosto, com sessões de quinta a domingo. O ponto de encontro com o público é na Galeria Olido.

A peça é livremente inspirada no livro O Fim do Homem Soviético (2013), da escritora bielorrussa, vencedora do Nobel de Literatura de 2015, Svetlana Alexijévich. A dramaturgia foi construída por Carlos Canhameiro, que está em cena ao lado de Beto Sporleder, Daniel Gonzalez, Daniel Muller, Guilherme Marques, Michele Navarro, Paula Mirhan, Rodrigo Bianchini e Rui Barossi.

Foto - Divulgação/Cia. LCT

Para explorar os escombros afetivos e ideológicos do pós-socialismo, a montagem recria, dentro do cinema, uma típica cozinha soviética, transformando o espaço íntimo em um território também político, onde vozes, memórias e fantasmas dividem o pão com o presente. O cenário é assinado por José Valdir Albuquerque e aposta na cor vermelha, inspirado na obra Desvio para o Vermelho, de Cildo Meireles. Ao longo do espetáculo, o grupo prepara conservas de tomate ao vivo, em referência à tradição russa; ao final, os potes podem ser adquiridos pelo público.

Em funcionamento desde 1976, o Cine Dom José é um conhecido cinema adulto. “Estamos hospedados no Cine Dom José desde 2009, e realizar uma peça dentro da sala de cinema é um sonho antigo. Acredito que, para o público, será um encontro inusitado entre linguagens artísticas distintas - arquitetura, teatro, música, cinema - além de gerações e histórias quase esquecidas”, comenta Canhameiro.

Sobre a encenação

Foto - Divulgação/Cia. LCT

A narrativa do espetáculo se organiza como uma sinfonia em quatro movimentos - ideia que, inclusive, inspirou o título da obra. Nesse contexto, a música não serve apenas como trilha, mas conduz a encenação. “Uma sinfonia costuma ser composta por quatro movimentos. Seguimos essa estrutura para criar a peça, variando os temas presentes no livro de Svetlana. Há um prólogo, seguido por movimentos que exploram a cozinha política - espaço de conspiração e reflexão soviética -, o amor, a cultura e, por fim, um réquiem”, explica o dramaturgo.

A Cia. LCT e o quarteto À Deriva mantêm uma parceria criativa há 13 anos, e em Sinfonia Capital é a música que estrutura a dramaturgia da peça. A montagem explora as características estéticas do quarteto - com ênfase na improvisação sonora - em diálogo com a voz da cantora Paula Mirhan, combinando canções experimentais e atmosferas que transitam entre o épico e o intimista. Neste contexto, o cinema se transforma também em palco para um concerto musical.

Foto - Divulgação/Cia. LCT

Definida como uma ficção documental, Sinfonia Capital investiga o que resta após o colapso do mundo soviético e de um modo de vida - e o que ainda resiste a desaparecer. A cada movimento da sinfonia, tensionam-se as fronteiras entre política, intimidade e arte. Com esse mosaico de vozes, a Cia. LCT e o quarteto À Deriva reforçam a ideia de que a memória coletiva se constrói, sobretudo, a partir das experiências individuais e dos relatos de pessoas comuns - mais do que pelos grandes acontecimentos históricos.

“Svetlana desenvolve em seus livros um trabalho minucioso de escuta e reconstrução da memória e do passado. Como seria inviável levar todos os depoimentos do livro O fim do homem soviético para o palco, buscamos compreender o método da autora e criar nossa própria experiência cênica, partindo da ideia de que o fim, na verdade, é uma ilusão”, explica Canhameiro.

O trabalho conta com interlocuções cênicas de Maria Thaís, Jé Oliveira e Janaina Leite. O projeto foi contemplado pela 43ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

Atividade paralela - Cine Conserto

A Cia. LCT também se destaca por suas produções audiovisuais em parceria com a Brutaflor Filmes. Como parte das comemorações de seus 20 anos, a companhia exibirá gratuitamente quatro obras cinematográficas na sala de cinema do Cine Dom José. As exibições contarão com trilha sonora ao vivo do quarteto À Deriva e intervenções cênicas dos atores e atrizes da companhia. As obras escolhidas são o documentário Medusa in Conserto e as videoartes Música para Poltronas Vazias, in.verter à deriva e omuroreverorumo. Cada título terá três sessões, sempre às segundas, terças e quartas-feiras, às 20h, ao longo do mês de agosto. O ponto de encontro com o público será na Galeria Olido.

Sinopse

Foto - Divulgação/Cia. LCT

Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão é a nova criação da Cia. LCT com o quarteto À Deriva, celebrando 20 anos de trajetória conjunta. Livremente inspirada em O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch, a peça ocupa o Cine Dom José, transformado em cozinha soviética, e propõe uma sinfonia em quatro movimentos onde música e memória constroem a cena. Entre ruínas afetivas e ecos históricos, a peça é uma elegia documental sobre o que resiste a desaparecer em tempos de vidas de segunda mão.

Confira no vídeo abaixo trecho do espetáculo:


Ficha técnica
Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão
Encenação - Cia. LCT & quarteto À Deriva
Dramaturgia - Carlos Canhameiro a partir do livro O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch
Elenco - Beto Sporleder, Carlos Canhameiro, Daniel Gonzalez, Daniel Muller, Guilherme Marques, Michele Navarro, Paula Mirhan, Rodrigo Bianchini e Rui Barossi
Criação Musical e Música ao Vivo - quarteto À Deriva e Paula Mirhan
Iluminação - Daniel Gonzalez
Cenário - José Valdir Albuquerque
Figurinos - Anuro e Cacau Francisco
Interlocução Cênica - Janaina leite, Jé Oliveira e Maria Thaís
Pensamento Corporal - Andreia Yonashiro
Preparação Vocal e Canto - Yantó
Videocenografia - Vic von Poser
Técnico de Som - Pedro Canales
Técnico de Luz - Cauê Gouveia
Produção - Mariana Pessoa
Assistência de Produção - Leonardo Inocêncio
Estagiária - Beatriz Guelfi
Estudos teóricos - Elena Vassina, Jean Tible, Marcela Morgana e Mario Ramos Francisco
Apoio - FJ Cines
Este projeto foi contemplado pela 43ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura

Serviço
Sinfonia Capital - em tempos de segunda mão
Temporada - até 31 de agosto
Horário - quinta a domingo, às 20h
Duração: 90 minutos
Local - Cine Dom José (ponto de encontro na entrada lateral da Galeria Olido)
Endereço - Rua Dom José de Barros, 312 - República - São Paulo
Capacidade - 50 lugares
O espaço não conta com infraestrutura acessível para pessoas com dificuldade de locomoção
Ingressos - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Venda de ingressos somente pela Sympla (clique aqui)
Não há bilheteria física no local e não poderá entrar após o início do espetáculo
Classificação - 14 anos

Postar um comentário

0 Comentários