![]() |
Foto - Priscila Prade |
Carlos Drummond de Andrade é um dos mais importantes autores brasileiros e um grande colaborador para a vanguarda modernista que revolucionou a literatura no Brasil. Equilibrar a fluência entre o erudito e o popular é o primeiro desafio de Leonardo Miggiorin em Não Se Mate, que estreia dia 26 de abril, no Teatro Itália.
No espetáculo, que marca a estreia do ator, diretor e produtor Giovani Tozi como dramaturgo, Miggiorin busca alinhar a frequência dos poemas de Drummond à dramaturgia humorada e futurista de Tozi. A montagem teve sua estreia nacional com apresentações esgotadas no CCBB Rio de Janeiro, fez temporada no CCBB Belo Horizonte e foi convidada para a abertura da Semana Drummondiana em Itabira, Minas Gerais, cidade natal do poeta.
O título é inspirado no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, lançado em 1962 como parte da Antologia Poética organizada pelo próprio autor. A narrativa também incorpora outros poemas icônicos de Drummond, como Poema das Sete Faces, E agora José e Uma Pedra, entrelaçando-os com a história.
O autor conta que "os poemas foram sendo incorporados ao texto de forma muito natural. Tentei fazer com que minha vontade pessoal não se sobressaísse ao que a obra me pedia. Dessa forma, procurei escutar o personagem e, mesmo sendo muito fã dos poemas de Drummond, me contive ao que era indispensável na condução da história”.
Outros dois elementos norteiam o texto escrito por Tozi: a noção de causalidade, levantando questões sobre livre-arbítrio, determinismo e a natureza da realidade; e as viagens no tempo, trazendo a hipótese de mudar passado e futuro mutuamente, criando uma rede intrincada de causalidade circular onde tudo está conectado.
Psicologia e teatro
![]() |
Foto - Priscila Prade |
Na história, Leonardo Miggiorin interpreta Carlos, um artista plástico que atravessa um momento complexo de perdas que afetam diretamente seu equilíbrio emocional. Apesar do tom humorado, em que o personagem ainda consegue rir de si mesmo, o texto propõe um mergulho psicológico e traz à tona o drama dos jovens que, por não enxergarem razões para viver, decidem tirar a própria vida.
A abordagem psicológica do texto ganha força graças ao entendimento e à intimidade de Miggiorin com o tema, já que ele é formado em psicologia. Atualmente, Miggiorin concilia a carreira de ator com atendimentos clínicos e, durante a pandemia, realizou uma pós-graduação em psicodrama.
Sobre esse interesse, o ator comenta: "sempre quis estudar psicologia antes mesmo de pensar em ser ator. Mas a carreira na atuação surgiu de surpresa e deu certo, então aproveitei ao máximo, pois é algo que amo e me realiza muito. Neste momento da minha vida, a psicologia está a serviço da arte”.
Não Se Mate tem suas origens nos tempos de pandemia, quando foi lançada uma primeira versão. Leonardo Miggiorin divide a cena, de forma virtual, com o veterano Luiz Damasceno, que completou 80 anos em 2021. Consagrado nos palcos, Damasceno interpreta José, um homem misterioso que começa a enviar mensagens para o celular de Carlos.
Parceria com Damasceno
Damasceno e Tozi já são parceiros de trabalho há tempos. Em 2009, estrearam como pai e filho em O Colecionador de Crepúsculos, de Vladimir Capella; interpretaram o mesmo homem em diferentes idades em Pergunte ao Tempo, de Otavio Martins; foram dirigidos por Jô Soares, lutando em lados opostos em Tróilo e Créssida, de William Shakespeare; e participaram juntos de várias outras produções.
Sobre a parceria, Tozi comenta: "os trabalhos de teatro que mais me fizeram feliz sempre têm a participação do Damasceno. Eu brinco que ele é meu pai teatral, porque aprendo tudo com ele. Nunca pensei que um dia eu fosse dirigi-lo, e agora que aconteceu, percebo que os grandes atores, além dos recursos técnicos e do talento nato, possuem uma generosidade imensa e um respeito absoluto em transmitir o essencial deste ofício".
Tozi, que além de uma sólida carreira como ator, neste trabalho idealiza, produz, dirige e agora assina a dramaturgia: não vê fronteira entre um ofício e outro. “Sei que sou um homem de teatro e que no teatro e do teatro quero viver. Enquanto os deuses me permitirem fazer tantas coisas, me oferecendo oportunidades e saúde, vou aproveitar. Como bem disse Drummond: "Hoje beija, amanhã não beija, depois de amanhã é domingo e segunda-feira ninguém sabe o que será’".
Sinopse
![]() |
Foto - Priscila Prade |
Uma pedra no meio do caminho pode ser um problema que imobiliza ou apenas um motivo de desvio por uma rota surpreendente. Carlos enfrenta um momento complicado de perdas e não consegue se livrar da sensação e imobilidade. Não se sente motivado pra nada. A partida da mãe, o término com a namorada e a demissão do trabalho foram gatilhos para um quadro depressivo que quase o fez desistir de tudo. As mensagens inesperadas de um homem misterioso acendem uma nova luz nas perspectivas do jovem e mudam o rumo da história.
Confira abaixo ao teaser:
Ficha técnica
Não Se Mate
Inspirado em poemas de Carlos Drummond de Andrade.
Texto, Direção e Idealização - Giovani Tozi
Atuação - Leonardo Miggiorin
Participação Especial - Luiz Damasceno e Caio Paduan.
Cenário - Duda Arruk
Design de Luz - Rodrigo Pivetti e Cesar Pivetti
Operador de Som - Barbara Frazao
Operador de Luz - Cesar Pivetti
Diretor de Palco - Douglas Fernandes Medrado
Figurino - Fábio Namatame
Trilha Sonora Original - DW Ribatski
Vídeo - Luz Audiovisual
Fotografia - Priscila Prade
Redes Sociais - Gatú Filmes
Assessoria de Imprensa - Fernanda Teixeira e Mauricio Barreira | ArtePlural
Produção Executiva - Thomas Marcondes
Assistente de Produção - Bruno Tozi
Produção e Administração Financeira - Carlos Gustavo Poggio
Contadora - Andressa Cherione
Produção - Tozi Produções
Serviço
Não se Mate
Temporada - de 26 de abril a 25 de maio
Horário - de sábado a terça, às 20h
Duração - 75 minutos
Local - Teatro Itália
Endereço - Av. Ipiranga, 344 - República - São Paulo
Capacidade - 292 lugares
Ingressos - R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)
Venda de ingressos na plataforma Sympla
Classificação - 10 anos
0 Comentários