No longa Empate, de Sérgio de Carvalho, companheiros de luta de Chico Mendes refletem sobre desafios atuais
O Canal Brasil estreia na próxima sexta-feira, 07 de março, às 20h45, o documentário Empate, de Sérgio de Carvalho. O filme dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro, realizado entre as décadas de 1970 e 1980, e reflete a importância e os impactos que ainda gera na Amazônia.
Exibido na 22ª Mostra de Tiradentes, em 2019, o longa-metragem destaca o legado de Chico Mendes, líder seringueiro morto em 1988 pelos donos de terras opositores à sua luta. Seu trabalho de resistência e defesa da vida na floresta e da Amazônia é reconhecido até hoje. O nome de Chico Mendes foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria e o ativista foi declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro.
Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, procurou Sérgio de Carvalho para contar a história de seu pai em filme. No longa, seus companheiros de luta compartilham as memórias, refletem sobre a luta pela preservação da Amazônia e alertam sobre as ameaças atuais à Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre.
Sinopse
Empate é um documentário que busca dar voz ao movimento seringueiro das décadas de 1970 e 1980, com foco no Estado do Acre. O filme tem como objetivo refletir sobre a importância histórica desse movimento e os impactos que ele ainda gera na Amazônia. Mesmo com as repercussões do assassinato de Chico Mendes, o líder seringueiro morto há mais de 30 anos por ordem de poderosas organizações, o Brasil segue sendo palco de ataques violentos por parte dos latifundiários. Através de memórias, reflexões e questionamentos sobre o futuro, os companheiros de luta de Chico se reúnem para discutir os novos desafios que terão de enfrentar nos próximos anos para proteger suas terras dos interesses do agronegócio.
Ficha técnica
Empate
Brasil | 2018 | Documentário | 90 min.
Direção - Sérgio de Carvalho
Roteiro - Sérgio Carvalho e Beth Formaggini
Pesquisa - Beth Queijeira
Entrevistados - Assis Monteiro, Gumercindo Rodrigues, João Martins, Marlene Mendes, Sabá Barros e Raimundo Raimundão Barros
Produção Executiva - Diego Medeiros e Talita Oliveira
Música - Felipe Kin
Fotografia - Pablo Paniagua e Leonardo Val
Edição - Lorena Ortiz
Som - Marcelo Noronha
Designer de Som - Léo Bortolin
Técnico de Som - Ariel Henrique
Serviço
Empate
Data - 07 de março - sexta-feira
Horário - 20h45
Local - Canal Brasil
Classificação - 10 anos
0 Comentários