Confira o trailer de Câncer com Ascendente em Virgem


Protagonizado por 
Suzana Pires, Marieta Severo e Nathália Costa, direção de Rosane Svartman, longa estreia nas telonas dia 27 de março

Câncer com Ascendente em Virgem promete inspirar o público com a história de Clara, interpretada por Suzana Pires, uma professora que, após receber o diagnóstico de câncer de mama, começa a ver sua vida e suas relações sob uma nova perspectiva. O longa-metragem dirigido por Rosane Svartman mistura comédia e drama, oferecendo uma reflexão sincera sobre o tema para toda a família. O longa destaca a importância da sororidade e de uma rede de afeto em todos os momentos da vida. O filme estreia nos cinemas no dia 27 de março.

“É um filme que celebra a vida. Clara é uma personagem que aprende muitas coisas sobre si mesma, sobre ser mãe, filha, mulher, ela aprofunda seus relacionamentos e passa a enxergar a vida com uma lente diferente. Ela descobre que tem a coragem de mudar de rota e aceita suas fragilidades, descobrindo assim sua força”, reflete a diretora Rosane Svartman.

O longa-metragem é baseado na história da produtora Clélia Bessa, que durante o tratamento que a curou de um câncer de mama em 2008, lançou o divertido blog Estou com Câncer, e Daí?, agora disponível no livro com o mesmo nome (Editora Cobogó). O roteiro do filme é assinado por Suzana Pires, em parceria com Martha Mendonça e Pedro Reinato, e conta com a colaboração de Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa, filha de Clélia.

“Acredito que a comédia e a leveza têm um alcance maior, abrindo caminhos que, de outra forma, poderiam permanecer fechados. Desde o começo, optamos por seguir esse tom e fazer do filme uma ‘dramédia’”, afirma Clélia Bessa.


Em Câncer com Ascendente em Virgem, o público vai acompanhar o cotidiano real de Clara, longe do glamour e da perfeição inalcançável. Assim como tantas outras mulheres, ela concilia o trabalho - como professora de matemática e influenciadora educacional -, com a vida familiar, as amizades e as relações amorosas do presente e do passado.

Foto - Mariana Vianna

“A mensagem do filme é viva a vida com toda a sua potência, sua coragem e seus afetos. O público pode ir ao cinema esperando risadas, lágrimas e emoções, porque o filme entrega tudo isso de maneira leve. É um filme para sair do cinema com vontade de viver! No filme, optamos por mostrar a sororidade entre as mulheres de uma maneira menos romântica e mais prática. Elas se apoiam com firmeza, sem cair no melodrama”, destaca Suzana Pires, que também comenta sobre o trabalho com Marieta Severo. “Me apaixonei por ela na primeira leitura, quando me olhou nos olhos, e, a partir dali, nossa conexão só cresceu. Nos tornamos uma família de maneira tranquila e fluida”.

Durante sua jornada de cura e autodescoberta, Clara aproxima-se da mãe, Leda (Marieta), e da filha, Alice (Nathália Costa). Leda é uma mulher mística e divertida, apaixonada por samba. Enquanto Clara é pragmática e objetiva, Leda representa o lado mais intuitivo da família. Leda é uma mulher sem amarras, livre, enquanto Clara prefere ter o controle da sua rotina. Apesar das diferenças, elas enfrentam juntas as adversidades.

“O jeito da Leda estar no roteiro é muito peculiar e engraçado. Ela é bastante mística. Eu me identifico com ela pelo lado da positividade. Quando eu tenho que encarar alguma situação difícil, eu sei que o meu olhar é sempre muito positivo, com uma energia voltada para superar aquilo. Eu gostei da função dela dentro do roteiro e da maneira na qual a Rosane conduziu”, revela Marieta.

No filme, Nathália Costa interpreta Alice, uma adolescente criativa e independente, filha de Clara e neta de Leda. Ela tem aulas de matemática com a mãe na escola e dá forças para Clara em todos os momentos do tratamento, amadurecendo ao longo dessa jornada. A personagem foi inspirada em Elisa Bessa, filha de Clélia, que acompanhou as cenas no set. As três gerações de mulheres passam a compartilhar suas vulnerabilidades e desafios mutuamente, numa troca profunda e verdadeira.

A formação de uma rede de apoio é um dos pontos centrais do longa, que coloca em evidência o protagonismo feminino e a sororidade entre amigas de longa data e novas parcerias. Clara conta com o apoio de Paula (Carla Cristina Cardoso), amiga antiga que reforça a alegria e amor pela vida, e de Dircinha (Fabiana Karla), com quem divide os momentos de quimioterapia. Elas mostram a importância de levar as situações da vida com positividade e bom humor.

Foto - Mariana Vianna

Clara também desempenha o papel de mãe solo, lidando com as inconsistências do ex-marido Renato (Ângelo Paes Leme), personagem que traz alívio cômico à trama. Ele atravessa um dilema interno sobre juventude e amadurecimento. Ao mesmo tempo, diante do diagnóstico de Clara, ele procura se tornar um pai mais presente para a filha, Alice. A autoconfiança de Clara é abalada quando ela conhece Ju (Julia Konrad), a namorada bem mais jovem de Renato. Aparentemente perfeita, Ju surpreende Clara ao colocar à prova os padrões de beleza e mostrar o seu lado vulnerável.

O elenco também conta com Maria Gal, Mariana Costa, Yuri Marçal, Heitor Martinez, Gabriel Palhares e Pedro Caetano. O longa é uma produção da Raccord Produções com coprodução da Globo Filmes e RioFilme, e distribuição da Downtown Filmes.

O filme é patrocinado pelo Magazine Luiza e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Oncoclínicas, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, parcerias com o Instituto Dona de Si, Femama, Oncoguia e investimento FSA/BRDE/Ancine.

Sinopse

Clara é professora de matemática e faz o maior sucesso como influencer educacional em seu canal na internet. Bem humorada, sarcástica e às vezes debochada, ela gosta de manter tudo sob controle, mas vai precisar aprender a lidar com a vulnerabilidade e o imprevisível quando descobre que tem câncer de mama. Com coragem e resiliência, ela enfrenta dias ruins e outros melhores ao lado da filha adolescente, da mãe e de amigas leais. Em sua jornada de cura e autodescobrimento, Clara tem a chance de celebrar a vida e de transformar seus relacionamentos, encarando sua própria humanidade. Baseado em uma história real.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Câncer com Ascendente em Virgem
Brasil | 2025 | Comédia | 100 min.
Direção - Rosane Svartman
Roteiro - Suzana Pires, Martha Mendonça e Pedro Reinato
Elenco - Suzana Pires, Marieta Severo, Nathália Costa, Fabiana Karla, Carla Cristina Cardoso, Ângelo Paes Leme, Julia Konrad, Maria Gal, Mariana Costa, Yuri Marçal, Heitor Martinez, Gabriel Palhares, Pedro Caetano, Rafael Tannuri, Ariane Souza, Giovana Lima, Lucca Fortuna, Carlos Rosário, Aline Menezes, Marcio Fonseca, Gabhi, Rodrigo Átila, Cibele Santa Cruz, Kika Farias, Prazeres Barbosa, Claudia Barbot e Giovanna de Toni
Colaboração no Roteiro - Ana Michelle, Rosane Svartman e Elisa Bessa
Produção - Clélia Bessa
Direção de Fotografia - Dudu Miranda
Produção Executiva - Bárbara Isabella Rocha
Direção de Arte - Fabiana Egrejas
Figurino - Márcia Tacsir
Maquiagem - Mari Figueiredo
Som Direto - Valéria Ferro
Edição de Som - Maria Muricy, ABC
Mixagem - Armando Torres Jr.
Montagem - Natara Ney
Trilha Sonora - Flavia Tygel
Still - Mariana Vianna
Maquinista Chefe - Alessandro Corino
Gaffer - Allan Paulo
Produção - Raccord Produções
Coprodução - Globo Filmes e RioFilme
Distribuição - Downtown Filmes

Postar um comentário

0 Comentários