O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert, não vale o ingresso


Longa estrelado por nomes como Rafael Vitti, Irene Ravache, Luís Miranda e Cristina Pereira, conta com distribuição da Vitrine Filmes

Nem sempre um filme com um elenco de peso é sinal de um bom filme, e esse é o caso do longa O Clube das Mulheres de Negócios, novo filme de Anna Muylaert. A trama se desenrola dentro de um clube frequentado por mulheres da alta sociedade, muitas das quais envolvidas em escândalos como corrupção, disputas familiares e outros conflitos, criando um cenário perfeito para a hipocrisia e dissimulação que sustentam a sátira proposta pelo filme.

A ideia até que é boa, mas o filme é confuso. Uma mistureba de gêneros! O longa conta com um elenco composto por nomes conhecidos do teatro, cinema e televisão brasileiros, sobretudo no universo da comédia. Entre os protagonistas estão Luís Miranda, dando vida ao renomado "fotógrafo homem" Jongo e Rafael Vitti como seu inexperiente e ingênuo colega, Candinho.

Rafa Vitti e Luís Miranda. Foto - Aline Arruda

Eles são as presas das mulheres de negócios: Cristina Pereira interpretando Cesárea, presidente do Clube e Louise Cardoso como sua fiel escudeira, Brasília. Irene Ravache interpreta a quatrocentona Norma com seu marido submisso André Abujamra, 20 anos mais novo.

Também fazem parte do Clube Katiuscia Canoro vivendo Zarife, uma mulher destemperada que quer ser presidente do Brasil e suas obedientes sobrinhas Maria Bopp e Verônica Debom. Grace Gianoukas dá vida à vaqueira predadora Yolanda, que traz a tiracolo seu marido troféu, Jadeson, Tales Ordjaki - 40 anos mais jovem. Shirley Cruz interpreta a milionária líder evangélica Bispa Patrícia, Polly Marinho é a cantora de funk hypada Kika e Helena Albergaria faz a misteriosa advogada Fay Smith. Aos 80 anos de idade, Ítala Nandi volta às telas como a conquistadora Donatella.

Foto - Aline Arruda

Visualmente, O Clube das Mulheres de Negócios aposta em uma estética carnavalesca, com figurinos e cenários que refletem os absurdos das situações colocadas. A trilha sonora é boa, com músicas que vão do pop brasileiro a clássicos que evocam nostalgia. Não sei como, o filme foi bem recebido em festivais nacionais e internacionais, recebendo o prêmio especial do Júri pelo elenco, aí sim, no 53º Festival de Gramado, que aconteceu neste ano. Sinceramente, o filme é ruim para caramba! Não vale o ingresso.

Confira o trailer do filme:


Ficha técnica
O Clube das Mulheres de Negócios
Direção e  Roteiro - Anna Muylaert
Elenco - Rafael Vitti, Luis Miranda, Cristina Pereira, Irene Ravache, Louise Cardoso, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas, Polly Marinho, Helena Albergaria, Shirley Cruz, Ítala Nandi, Maria Bopp, Verônica Debom, André Abujamra, Fernando Billi, Tales Ordakji e Nani de Oliveira Clodd Dias
Produzido por: Mayra Lucas e Anna Muylaert
Direção de Fotografia - Bárbara Alvarez
Montagem - Karen Harley e Marina Kosa
Música Original - André Abujamra e Mateus Alves
Direção de Arte - Juliana Ribeiro
Figurino - Diogo Costa
Caracterização - Westerley Dornellas
Colaboração no Roteiro - Gabriel Domingues e Suzana Pires
Elenco - Alê Tosi
Som Direto - Ruben Valdez
Supervisão de Edição de Som - Miriam Biderman e Ricardo Reis
Mixagem - Ricardo Reis
VFX Onça - Vetor Zero
Supervisão de Pós-produção - Aza Pinho e Alexandre Marinho
Produção Executiva - Dora Amorim, Lara Lima e Paulo Serpa
Supervisão de Produção Executiva - Luiza Favale e Priscila Montoto
Produtor Associado - Rosane Svartman
Produção - Glaz
Coprodução - África Filmes, Globo Filmes e Riofilme
Distribuição - Vitrine Filmes
Apoio Distribuição - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro para os Editais da Lei Paulo Gustavo
Venda Internacional - Loco Films
Apoio - Vetor Zero, Cinefilme e TV Group
Classificação - 18 anos

Postar um comentário

0 Comentários