Foto - Andréa Rocha |
“Pegue a viola, e a sanfona que eu tocava / Deixe um bule de café em cima do fogão / Fogão de lenha, e uma rede na varanda / Arrume tudo mãe querida, que seu filho vai voltar”. É impossível não lembrar da família e conter a emoção ao ouvir esses versos de Fogão de Lenha (Maurício Duboc, Carlos Colla e Xororó).
Neste mês, a cantora Daniela Colla lançan o single Fogão de Lenha - que já pode ser acessado nas plataformas digitais (clique aqui) -, em homenagem ao pai, Carlos Colla, que completaria 80 anos de idade no dia 05 de agosto. E neste Dia dos Pais, dia 11, o videoclipe da música chega ao mercado, com direção de Carlos Colla Jr., irmão da cantora.
Nesta canção, ela faz um feat com a filha Carol Colla, de 19 anos, que também não nega a herança genética e estreia profissionalmente como cantora para homenagear o avô. A música está no EP Daniela canta Colla, projeto que será lançado ainda neste segundo semestre de 2024.
“Para mim, a melhor interpretação de Fogão de Lenha. Ficou na gravação registrada a presença do poeta, nas lindas vozes e no sentimento de sua filha e neta, que valorizaram a mensagem de saudade daquilo que é a pedra mais preciosa do mundo: a família”, ressalta Maurício Duboc, parceiro de Carlos Colla nessa composição.
Autor de mais de duas mil músicas gravadas e manancial de sucessos para grandes nomes, como Roberto Carlos, Alcione, Sandra Sá, Chitãozinho e Xororó, Emílio Santiago e Daniel, Carlos Colla foi um dos compositores mais versáteis do país. Para selecionar as quatro músicas do repertório do EP, Daniela usou a sua memória afetiva como critério.
Daniela e Carol Colla. Foto - Andréa Rocha |
“Fogão de Lenha sempre foi uma música muito marcante para mim e passou a ter um significado ainda mais especial no Natal de 2022, quando cantamos essa música com a família toda, e foi um dos últimos momentos musicais com meu pai. Gravar essa música dele com a minha filha foi emocionante demais, foi como caminhar sob uma ponte de amor que une o passado, o presente e o futuro numa paisagem sonora indescritível”, conta.
E Carol também fala da emoção de participar da nova gravação: "Essa música é uma das que eu mais gosto do meu vô, não tem como não se emocionar com Fogão de Lenha. Foi muito especial poder cantar essa música com a minha mãe e participar do projeto Daniela canta Colla, homenageando meu vô”.
Fogão de Lenha se tornou um clássico do sertanejo na voz da dupla Chitãozinho e Xororó e fez parte do disco Meu Disfarce, de 1987, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias na época. Todo esse sucesso a transformou praticamente em um hino da música sertaneja, que foi regravado, ao longo dos anos, por muitos cantores e duplas sertanejas, como Daniel, Cezar Menotti e Fabiano, Luiza Possi, Padre Fábio de Melo e Fábio Jr.
A nova versão - sob o olhar dos produtores musicais Zé Henrique (banda Yahoo), parceiro de composição de Carlos Colla, e Ricardo Rodrigues - revela a cumplicidade musical entre mãe filha e pode ser sentida de forma muito especial na música.
0 Comentários