Adoniran Barbosa no Ginásio do Sesc Interlagos em 1980. Foto - Acervo Sesc Memórias |
No 4º lançamento do Relicário, projeto que resgata áudios de shows realizados em unidades do Sesc em São Paulo nas décadas de 1970, 1980 e 1990, remasterizados e formatados como álbuns digitais, o Selo Sesc apresenta o registro histórico de Adoniran Barbosa cantando seus maiores sucessos e músicas ainda não tão conhecidas em uma manhã de domingo do dia 20 de janeiro de 1980 no Teatro Pixinguinha, Sesc Consolação. Relicário: Adoniran Barbosa (ao vivo no Sesc 1980) está disponível plataformas digitais (clique aqui) e no Sesc Digital aqui.
Com onze faixas, o disco Relicário: Adoniran Barbosa (ao vivo no Sesc 1980) apresenta o sambista de linguagem popular paulistana acompanhado do Conjunto Talismã, cantando músicas que contam a passagem do tempo em São Paulo e seus personagens, sempre com saudosismo e muito bom humor.
Das clássicas Um samba no Bixiga, Iracema, As Mariposas, Saudosa Maloca, Samba do Arnesto e Trem das Onze a outras como Viaduto Santa Efigênia e Uma Simples Margarida (dois sambas da década de 1970 que fazem referência à construção do Metrô), Já Fui Uma Brasa, Senta Senta e Vai da Valsa - composição de 1953 que não chegou a ser gravada em disco ao longo da carreira de quase 50 anos e que agora ganha registro definitivo.
Mais Adoniran Barbosa
Adoniran Barbosa no Ginásio do Sesc Interlagos em 1980. Foto - Acervo Sesc Memórias |
Em 1980, Adoniran Barbosa (nascido João Rubinato), comemorava seus 70 anos, com direito a um dia de festa que começou com missa na Igreja Nossa Senhora Achiropita, padroeira do Bexiga, e terminou com um show em uma praça no bairro, reduto da colônia italiana da cidade. Nesse mesmo ano, ele também lançou o álbum Adoniran Barbosa, o terceiro em quase cinquenta anos de carreira, com participação de nomes como Carlinhos Vergueiro, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Djavan, Elis Regina, Gonzaguinha, MPB 4 e Roberto Ribeiro.
Álbum Relicário: Adoniran Barbosa (ao vivo no Sesc 1980)
Gravado em 20 de janeiro de 1980 no Teatro Pixinguinha, Sesc Consolação Masterização por Gustavo Lenza.
Tracklist
- Já Fui Uma Brasa
- As Mariposas
- Samba do Arnesto
- Um Samba no Bixiga
- Iracema
- Uma Simples Margarida
- Senta Senta
- Vai da Valsa
- Viaduto Santa Efigênia
- Saudosa Maloca
- Trem das Onze
Sobre Relicário
Relicário é um projeto do Selo Sesc de resgate dos áudios de shows históricos realizados em unidades do Sesc em São Paulo nas décadas de 1970, 1980 e 1990, remasterizados e formatados como álbuns digitais. A série também oferece o contexto histórico de cada registro, por meio de textos, vídeos, fotografias e material iconográfico com folhetos, cartazes e notícias jornalísticas veiculadas na época, que poderão ser acessados pelo público, de forma gratuita no site aqui. A estreia do projeto aconteceu em abril de 2023 com o álbum Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998). Em junho foi a vez do álbum digital Relicário: Zélia Duncan (ao vivo no Sesc 1997), e em agosto Relicário: João Bosco (ao vivo no Sesc 1978).
0 Comentários