Último episódio da série Companhias do Teatro Brasileiro é sobre o Grupo Galpão

Foto - Divulgação

Com 
direção de Roberto Bomtempo e produção da Camisa Listrada, episódio vai ao ar amanhã, dia 31 de outubro, no canal Curta!

Em Belo Horizonte, 1982, Teuda Bara, Eduardo Moreira, Wanda Fernandes e Antonio Edson se encontraram nas oficinas de teatro dos alemães Kurt Bildstein e George Froscher, do Teatro Livre de Munique. A partir dali, aqueles jovens atores descobriram que, de alguma forma, falavam uma língua comum teatralmente. Ali, nasceu a ideia de uma companhia de teatro: o Grupo Galpão.

O 15º e último episódio da série inédita Companhias do Teatro Brasileiro, que vem sendo exibida exclusivamente no Curta!, reconta essa história. A produção é da Camisa Listrada e a direção é de Roberto Bomtempo.

Depoimentos de Eduardo Moreira, Chico Pelúcio, Inês Peixoto, Teuda Bara e Júlio Maciel, além de imagens de arquivo, conduzem o público. O episódio conta que os profissionais alemães que ministraram as aulas trabalhavam muito na rua, e isso, de certa maneira, instrumentalizou-os também para esse espaço. Aprenderam como trabalhar com pernas de pau e técnicas de circo para chamar a atenção no ambiente disperso da rua.

Foto - Divulgação

"O Galpão nasceu durante a ditadura militar, do general Figueiredo. Nós fomos para a rua e começamos a reunir 700 pessoas, o que era algo desafiador naquela época. O nosso aprendizado foi significativo nesse contexto. O Galpão nasceu em meio ao despertar do Brasil, quando a sociedade civil tentava se reestruturar. Vários grupos surgiram, e o Galpão faz parte desse movimento”, explica Eduardo Moreira, ator e diretor artístico do Grupo Galpão.

Para Antônio Carlos Brandão, filósofo, dramaturgo, e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), “fazer teatro naquela época, principalmente nas ruas, era uma verdadeira aventura, uma jornada para explorar os espaços de Belo Horizonte. Esse desafio gradualmente se tornou um rito, e isso contribui em parte para a longevidade do Galpão”, enfatiza.

Após dois anos de pesquisas e workshops, um texto clássico de Shakespeare foi imbricado com o sertão brasileiro, descrito na narrativa de Guimarães Rosa. “Romeu e Julieta” se tornaria não apenas o maior sucesso de público e crítica do grupo, mas também do teatro de rua de todo o país, como indica o episódio.

Foto - Divulgação

Perto da virada do século, o Galpão se consolida como um dos principais grupos de teatro do Brasil, montando textos de Molière, Gogol, Brecht, Tchekhov e Pirandello. O sucesso ultrapassa as fronteiras do país, e chega um um convite para encenar “Romeu e Julieta” no Shakespeare’s Globe, em Londres, no ano de 2000.

O episódio cita que na época em que a companhia comemorava 37 anos de existência (hoje são 40), contabilizava 24 espetáculos encenados e mais de quatro mil apresentações em 700 cidades de 18 países, somando mais de 1,8 milhão de espectadores. “Não sei como será o futuro, mas será um futuro de luta”, conclui Teuda Bara.

Companhias do Teatro Brasileiro foi viabilizada pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série trouxe em 15 episódios algumas das principais companhias teatrais do país: Cia. Dramática João Caetano, Cia. Dulcina-Odilon, Cia. de Revistas Walter Pinto, Teatro Experimental do Negro, Cia. Maria Della Costa, Teatro Brasileiro de Comédia, Teatro de Arena,Teatro Oficina, Grupo Opinião, Teatro Ipanema, Asdrúbal Trouxe o Trombone, Teatro dos Quatro, Companhia Estável de Repertório, Grupo Macunaíma e Grupo Galpão.

O episódio com o Grupo Galpão, também pode ser assistido no CurtaOn - Clube de Documentários (clique aqui), disponível na Claro TV+, a partir da quarta-feira, dia 01 de novembro.

Série Companhias do Teatro Brasileiro - Grupo Galpão

Foto - Divulgação

Fundado nos anos 1980 com foco no teatro de rua, o Grupo Galpão atraiu centenas de pessoas em cada espetáculo e ganhou projeção nacional e internacional. Conquistando a crítica e o público, a união do grupo possibilitou uma longa carreira teatral, causando impacto no teatro brasileiro e mundial por mais de 40 anos, desde sua criação até os dias de hoje.


Ficha técnica
Série Companhias do Teatro Brasileiro
Episódio - Grupo Galpão
Direção - Roberto Bomtempo
Local - Curta!
Data - 31 de outubro - terça-feira
Horário - 23h30
Duração: 26 minutos
Horários Alternativos - 01 de novembro (quarta-feira), às 03h30 e às 17h30, 02 de novembro (quinta-feira), às 11h30, 04 de novembro (sábado), às 18h30 e 05 de novembro (domingo), às 09h
Classificação - 10 anos

Postar um comentário

0 Comentários