15 tendências do mercado chinês que ganharão o mundo em breve

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Especialista Rafael Terra visitou a China recentemente e conta as transformações que viu por lá

A China desempenha um papel fundamental no cenário mundial, tanto em termos de economia quanto na definição de tendências em diversas áreas, incluindo negócios. O país possui uma população massiva, uma economia em constante crescimento e uma abordagem ágil para inovação e tecnologia. Como resultado, muitas das ondas globais começam a partir da China, impactando o mundo inteiro.

Rafael Terra, especialista reconhecido na área de marketing digital do Brasil, viajou recentemente para o país, onde colheu informações preciosas sobre o que deve influenciar o mercado nos próximos meses e anos. Ele compartilha a seguir as tendências emergentes para empresas e empreendedores que desejam se manter atualizados nas áreas de negócios e marketing. Confira abaixo:
  • Escalabilidade e tamanho do mercadoA China possui uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas, oferecendo um mercado enorme e diversificado para empreendedores. Tudo lá é escalável. Ou seja, os produtos conseguem crescer e expandir sua capacidade ou alcance de forma eficiente e sustentável à medida que mais clientes o utilizam. Pense nisso ao criar um negócio: seu produto ou serviço é escalável?
  • Método de pagamentos facilitados e digitaisDinheiro é coisa do passado na China. Tudo é pago por aplicativos. Os principais são o Alipay e WeChat. Isso facilita muito as transações e garante segurança aos negócios.
  • A importância da cultura localComo contraponto à tecnologia, todos os negócios exaltam o respeito pelas tradições e valores culturais chineses para ganhar a confiança dos consumidores. Isso vai desde a arquitetura dos espaços até adaptar mensagens e campanhas de marketing.
  • Personalização, demonstração e experiência do clienteAs empresas chinesas investem pesado em tecnologias de personalização, buscando oferecer produtos e serviços sob medida para cada cliente. Tudo para proporcionar uma experiência única e memorável para seus clientes. Neste sentido, é comum vermos demonstrações customizadas em frente às lojas, por exemplo.
  • Mobile-first e integração de canaisTodas as estratégias de marketing por lá devem ser adaptadas para dispositivos móveis. Inclusive, todos os comerciais na TV evidenciam para uma continuidade na comunicação via QR Code no digital. Tudo é integrado e pode ser resolvido em um único app, o WeChat. Lá é possível desde pagamento de contas, comunicação via mensagens até efetivar consultas médicas.
  • Liberdade x PrivacidadeÉ fato: nos sentimos seguros na China. E muito deste sentimento vem dos dados - um dos países mais seguros do mundo - e de uma rigorosa vigilância. Quase toda árvore chinesa tem um câmera e aumenta o uso de tecnologias de reconhecimento facial e robôs cachorros espalhados pelas principais cidades, como Xangai e Shenzhen. Isso nos faz parecer que estamos num episódio da série futurista Black Mirror.
  • Carros elétricos e sustentabilidadeNa China não existe Uber. Lá o app para corridas de carro é o DiDi, também dona da 99. E o que chama atenção é que todos os carros são elétricos. É comum chamar um carro e ser surpreendido pelo aceite de um Tesla. Mas os que dominam mesmo são os da marca chinesa BYD. O seu modelo Dolphin, inclusive, já é o carro elétrico mais vendido do mercado. Isso reflete a valorização da sustentabilidade, onde as empresas estão se adaptando para atender a essa demanda, oferecendo produtos e serviços sustentáveis de forma escalável.
  • A importância da agilidade e o poder do ecossistemaA velocidade com que as coisas acontecem na China é impressionante. Isso ocorre devido a um ecossistema empreendedor altamente colaborativo, onde as empresas se apoiam mutuamente e compartilham recursos e conhecimentos. Principalmente com a valorização da parceria com startups, onde as grandes empresas estão cada vez mais buscando essas parcerias para impulsionar a inovação e a criatividade em seus negócios.
  • Marketing de relacionamentoAs relações pessoais (Guanxi) desempenham um papel importante nos negócios chineses. Construir redes e relacionamentos sólidos é fundamental.
  • E-commerce em ascensão e logística eficienteA China é líder global em comércio eletrônico, com plataformas como AliExpress e Shopee dominando o mercado. Isso é fruto de uma visão global de consumo e uma logística avançada, facilitando a distribuição eficaz de produtos.
  • Redes sociais próprias e social commerceSim, é verdade, os chineses não utilizam o Instagram ou Facebook. Mas eles têm suas próprias redes, as principais são o WeChat, Weibo e o Douyin, versão do Tik Tok usada na China. Aliás, eles estão o tempo todo vendo vídeos curtos. E sabe o que estas redes têm em comum? Você pode comprar tudo por elas sem a necessidade de ir para um e-commerce.
  • A relevância do live streamingNão existe nada mais poderoso que vender para quem está engajado com sua marca. E as lives são ótimas para isso. E em todo lugar da China vemos influencers e empresas utilizando essa ferramenta para se conectar com seu público de forma mais autêntica e interativa. E claro, vender ao vivo.
  • Gatilho de urgênciaOs chineses sabem usar bem as técnicas de copywriting, principalmente o gatilho mental de urgência. Ou seja, dar um motivo para comprarmos naquele momento. É comum numa negociação com chineses escutarmos: "last price, last price".
  • A valorização da inovaçãoA competição é intensa na China, especialmente em setores populares. A diferenciação e a inovação são essenciais para se destacar. Os empreendedores precisam estar dispostos a se adaptar e aprender continuamente para se manterem relevantes.
  • Tendências de consumo dinâmicasNovo, de novo. Esta é a busca chinesa. Afinal, as preferências dos consumidores mudam rapidamente. Ficar atualizado com as tendências de consumo é vital para o sucesso.
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