Arte da Diplomacia estreia na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo


Documentário, 
dirigido por Zeca Brito, aborda o papel da arte modernista brasileira na luta contra o nazifascismo. O longa estreia na Mostra no próximo sábado, dia 28 de outubro

O novo documentário de Zeca Brito, Arte da Diplomacia, mostra como a cultura brasileira teve um papel de destaque na luta contra o nazifascismo nos anos de 1940, quando o Brasil enviou mais de 160 pinturas doadas por 70 artistas modernistas para serem exibidas e leiloadas no Reino Unido.

A arte brasileira foi apresentada em Londres pela primeira vez em 1944, e, segundo a pesquisadora Clara Marques, "tem uma certa provocação ali de mandar para os inimigos da Alemanha justamente o tipo de arte que o próprio Hitler mais detesta". O longa resgata esse episódio com entrevistas de especialistas e uma rica pesquisa de imagens.

O filme fez sua estreia mundial no 11º FIDBA - Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires, no começo de outubro, e mostra como o Brasil se valeu da arte do soft-power em seu papel na luta contra os regimes totalitários durante a Segunda Guerra, além de mostrar o primeiro levante de internacionalização do modernismo brasileiro.

Além de Clara Marques, o documentário também conta a participação do diplomata Hayle Melim Gadelha, que foi adido Cultural da Embaixada brasileira em Londres, cuja pesquisa, ao chegar na Inglaterra, descobriu esse importante feito da arte brasileira.

Ao mesmo tempo, o longa constrói um vasto painel da arte modernista brasileira ao trazer depoimentos de entrevistados como crítica de arte brasileira Aracy Amaral e a inglesa Dawn Adès, as historiadoras Glaucea Britto e Anita Leocadia Benário Prestes, além de familiares dos artistas que participaram da exposição em Londres, como a pesquisadora Lisbeth Rebollo e o pintor Luiz Aquila.

O filme é uma produção da Anti Filmes, em coprodução com Boulevard Filmes e Donna Features. Assinam a produção: Celina Torrealba, Frederico Ruas, Letícia Friedrich, Sergio Carpi e Zeca Brito.

Sinopse

Durante a 2ª Guerra Mundial, o Brasil enviou de navio 168 pinturas doadas por 70 artistas modernistas para serem exibidas e leiloadas em algumas das mais consagradas instituições de arte do Reino Unido. Um fascinante episódio de diplomacia cultural que revela uma visão de modernismo nas artes brasileiras. O filme busca investigar e descobrir os meandros desta história, procurando novos significados para a arte moderna brasileira do período.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Arte da Diplomacia
Brasil | 2023 | Documentário | 91 min.
Direção - Zeca Brito
Roteiro - Frederico Ruas, Denise Silveira, Jardel Machado Hermes e Zeca Brito
Produção - Celina Torrealba, Frederico Ruas, Letícia Friedrich, Sergio Carpi e Zeca Brito
Coprodução - Boulevard Filmes e Donna Features
Produção Executiva - Letícia Friedrich
Direção de Fotografia - Bruno Polidoro
Montagem - Frederico Ruas e Jardel Machado Hermes
Direção de Arte - Leo Lage
Direção de Som - Tiago Bello
Direção Musical - Rita Zart
Pesquisa - Hayle Melim Gadelha e Clara Marques

Serviço
47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Exibição do documentário Arte da Diplomacia - Mostra Brasil
Data - 28 de outubro - sábado
Horário - 21h20
Local - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4
Endereço - Rua Frei Caneca, 569, 3º andar - Consolação - São Paulo
Data - 31 de outubro - terça-feira
Horário - 18h30
Local - Cineclube Cortina
Endereço - Rua Araújo, 62 - República - São Paulo
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários