E-mail marketing - comportamento do usuário em foco


Por Lívia Barreto*

Campanhas de e-mail marketing são essenciais para fortalecer o relacionamento com leads e clientes. Essa ferramenta pode ser uma ótima aliada quando falamos em CRM (Customer Relationship Management), um sistema que permite registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa. A tecnologia faz parte da rotina de praticamente todas as pessoas, e os e-mails têm um importante papel nesse processo.

O e-mail marketing é fundamental para distribuir conteúdos relevantes para os usuários. Com a criação de uma sequência de emails personalizados, é possível levar o cliente de um estágio de descoberta do seu produto ou serviço até a decisão de compra. Mas, quando se trata de pessoas que já têm um relacionamento com a marca, também existem diversas vantagens possibilitadas por esse recurso. Confira, abaixo, alguns tipos de mensagens que podem ser enviadas com base no comportamento do usuário, garantindo resultados cada vez mais assertivos.

  • Boas-vindas e engajamento
Desejar boas-vindas para um lead que acaba de chegar à sua base é o começo de um relacionamento de sucesso. Essa mensagem pode ser direcionada para novos contatos ou então para aqueles que acabaram de realizar uma compra. É importante criar um gatilho para que os novos leads avancem no funil de forma natural, sem forçar uma venda.

  • Produtos recomendados
Depois de estabelecer as primeiras comunicações por e-mail com os novos contatos, é hora de analisar o que interessa a cara um deles para vender mais. Com uma plataforma de automação de marketing integrada ao seu site, você consegue estruturar automações com base nas páginas navegadas por cada pessoa e oferecer os itens certos para eles.

  • Recuperação de vendas
Outra possibilidade é o envio de lembretes para aqueles que deixaram produtos esquecidos no carrinho de compras, por exemplo, para incentivar o engajamento e garantir que o contato com a marca não acabe ali. Muitos e-commerces acabam perdendo vendas por não contar com este tipo de automação.

  • Retenção
Diversas mensagens podem ser utilizadas como forma de reter clientes e dar continuidade ao relacionamento com a marca. Um exemplo são os e-mails enviados em datas comemorativas, como aniversário do usuário, de modo a valorizar aquela pessoa. Mensagens que retomam o contato, como e-mails sinalizando que a pessoa está há muito tempo sem comprar daquela marca também funcionam bem para essa finalidade. Por isso, é imprescindível ficar de olho nessas informações.

  • Atenção às métricas!
É importante estar atento às taxas de clique e de abertura de e-mail. É necessário medir a taxa de abertura, que mostra o percentual de pessoas que abriram determinado e-mail sobre o volume que recebeu aquela mensagem. A taxa de cliques, por outro lado, representa o percentual de pessoas que clicaram em determinado link do e-mail enviado sobre o número de todos que receberam a mensagem. Acompanhar esse percentual ajuda a identificar o nível de engajamento da sua base de leads. Com esses dados, será possível desenhar um planejamento de campanhas de e-mail marketing cada vez mais adequado.

*Lívia Barreto é diretora de Marketing da Dinamize, empresa que atua há 20 anos no mercado de tecnologia e oferece softwares voltados para automação de marketing e e-mail marketing.

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