Sesc Interlagos traz diversas atrações para as férias de julho

Foto - Divulgação

Além do Bosque das Araucárias e do icônico Jacaré Gigante, um escorregador de 36 metros símbolo da unidade, as crianças ainda podem brincar e aprender com a inédita exposição Darwin, O Original

O Sesc Interlagos, na Zona Sul da Capital, é uma ótima opção para criançada nestas férias de julho. No local, além da área verde e do Bosque das Araucárias onde é possível fazer um piquenique, ler um livro, meditar ou simplesmente deitar na grama, as crianças poderão se divertir no famoso Jacaré Gigante - brinquedo lúdico em formato de escorregador com 36 metros de comprimento e que está no local há 32 anos. Para aqueles que gostam de trilhas, poderão aproveitar as Trilhas de Darwin, visitar o Viveiro de Plantas e apreciar o Lago.

Recentemente a unidade inaugurou um novo brinquedo. Trata-se de uma árvore de eucalipto que foi atingida por um raio e o artista Hugo França foi o responsável pela transformação  em brinquedo. A instalação fica no Espaço Raiz próxima ao mirante da Represa Billings, no extremo da unidade, onde ainda tem um Boulder de escalada com aproximadamente 12 metros.

Foto - Divulgação

Além de toda a área verde e brinquedos, o Sesc Interlagos conta desde março, com a exposição Darwin, O Original, inédita no Brasil. Logo ao entrar, o visitante é imerso na mente e imaginação do cientista, referenciadas pelo último parágrafo da primeira edição de seu livro. Ao andar pelo percurso expositivo, é possível conhecer as diversas facetas do icônico autor de A origem das espécies: o naturalista, o biólogo, o pai, o humanista, o antiescravagista e o pioneiro da etologia animal e humana.

O público é guiado por uma jornada multidisciplinar e interativa no coração de um impressionante universo gráfico. Passeia por uma vegetação abundante e exuberante que o envolve e o acompanha na descoberta do trabalho de Darwin e do imaginário do período vitoriano.

Foto - Renata Teixeira

As estações, compostas por filmes, dispositivos multimídia interativos e jogos, permitem ao visitante explorar as referências históricas, intelectuais e culturais da sociedade da época em que o cientista viveu, além de elementos cronológicos de sua vida familiar. Por meio da observação e interação, mas também por meio de um roteiro de visita, o trajeto segue pelos diferentes temas da exposição.

Entre os destaques está a maquete do navio HMS Beagle, no qual Darwin viajou pelo mundo durante 1741 dias, realizando suas expedições como naturalista. É possível conhecer a biblioteca do cientista, no navio, com mais de 400 títulos, além das atividades que eram realizadas a bordo e suas descobertas em terra.

Foto - Renata Teixeira

Além disso, os visitantes também poderão observar uma linha do tempo na qual é possível compreender as noções da passagem dos anos e dos séculos, mostrando a evolução de populações em sucessão de gerações ao longo de milhares e até milhões de anos.

Três pequenos teatros animados abordam a vida de Darwin e os fatos significativos de sua biografia. Um deles utiliza elementos gráficos do século XIX, em movimento, recriando cenas de sua vida em família. Outro revela quando o cientista se depara com a escravidão. Outro, ainda, explora a multiplicidade de tarefas científicas em que Darwin se engajou quando teve que parar suas atividades ao ficar doente.

Foto - Renata Teixeira

Nos filmes de curta duração são mostrados desde os cadernos, rascunhos e esboços da teoria que Darwin levou quase 20 anos para publicar; os fenômenos da evolução em todas as escalas temporais, segundo a teoria de seleção natural; e ainda a desconstrução de falsas interpretações das ideias de Darwin, como a eugenia e a naturalização do liberalismo econômico. E neste mês, serão exibidos filmes sobre a evolução e observação das espécies, universo das ciências e natureza em dialogo com a temática de Darwin. Para conferir toda a programação clique aqui.

Ficha técnica
Exposição Darwin, O Original
Área - 700m²
Composição - 3 multimídias, 4 elementos interativos, 3 elementos híbridos, 6 filmes e paisagens sonoras.
Idiomas - português, francês e inglês
Organização e Concepção - Universcience (Paris)
Realização no Brasil - Sesc
Apoio - Embaixada da França no Brasil
Patrocínio - Magazine Luiza
Curador e Gerente de Projetos - Éric Lapie | Universcience
Diretor do Departamento de Sistemática e Evolução do Museu Nacional de História Natural, Curador Científico - Guillaume Lecointre
Museógrafas - Astrid Aron e Christelle Guiraud | Universcience
Curadoria da Sala Darwin e o Brasil - Leda Cartum e Sofia Nestrovski
Consultoria Científica - Flávia Natércia da Silva Medeiros
Entrada - Grátis
Acessibilidade - acessível a deficientes visuais e auditivos
Classificação - a partir de 10 anos

Serviço
Férias no Sesc Interlagos e exposição Darwin, O Original
Período - até 11 de dezembro de 2022
Local - Sesc Interlagos
Endereço - Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial - São Paulo
Horário de funcionamento da unidade - quarta a domingo e feriados, das 09h às 17h
Horário de visitação da mostra - das 10h às 16h30
Protocolos Covid-19: entrada mediante apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19, evidenciando duas doses ou dose única
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários