Faxina boa - a história de uma mulher passada a limpo


Veronica Oliveira, primeira faxineira a criar conteúdo nas redes sociais, abre diálogo sobre valorização da atividade doméstica e prestação de serviço em livro prefaciado pela jornalista Astrid Fontenelle

“Eu não terminei como faxineira, eu comecei.” A frase marcante é da inspiradora digital Veronica Oliveira e subtítulo da obra Minha vida passada a limpo. Entre a própria história de vida e o relato de superação, a escritora abre um diálogo necessário sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços nas 216 páginas do lançamento publicado pela VR Editora, selo Latitudeº.

Mãe de três filhos, negra e com origem na periferia de São Paulo, Veronica narra como decidiu que a porta para uma nova vida seria por meio da faxina: o start veio após um profundo quadro de depressão e tentativa de tirar a própria vida. Ao fazer divertidas postagens para divulgar seu trabalho na internet, ela criou o Faxina Boa. A página conquistou os internautas e tornou-se um lugar de resistência que permitiu a autora de ressignificar a profissão e o modo como via a si mesma.

"Fiz o post no final do dia. Quando eu acordei... Sei lá o que aconteceu: eu queria que meus trezentos amigos do Facebook soubessem da minha empreitada e me chamassem para faxinar a casa deles enquanto eu estava afastada do trabalho, só isso. Mas tinha quase 10 mil likes e 6 mil compartilhamentos na postagem! De onde tinha saído toda aquela gente?", Minha vida passada a limpo, pág.125.

Prefaciada pela jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle, e pela Dona Jacira, mãe dos músicos Emicida e Fióti, Minha vida passada a limpo é uma reflexão sobre diferentes aspectos de um trabalho ainda subestimado. Ao ser tratada como “tia da limpeza”, Veronica sentiu na pele como a empregada doméstica é geralmente estereotipada, uma herança do passado que continua a colocar barreiras na vida de mulheres que, sem opções e perspectivas, recorrem ao trabalho como única alternativa de sobrevivência.

Veronica é uma das confirmadas na programação oficial da 26º Bienal Internacional do Livro de São Paulo. No dia 08 de julho, às 14h30, ela vai palestrar no evento, seguido de autógrafos na Arena Cultural e no estante da VR Editora, às 18 horas.

Sobre a autora

Foto - Divulgação

Veronica Oliveira é uma inspiradora digital, palestrante, estudante e mãe de dois filhos. Criadora da página Faxina Boa, é a primeira faxineira a criar conteúdo para as redes sociais, desde 2016. Com mais de 300k seguidores em seu Instagram Faxina Boa, Veronica traz de forma divertida e leve temas difíceis e reflexões necessárias sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços. Com presença relevante em todas as redes sociais, seu propósito é promover em cada profissional o orgulho pelo trabalho que realiza, pois todos são importantes.

Ficha técnica
Minha vida passada a limpo: Eu não terminei como faxineira, eu comecei
Autora - Veronica Oliveira
Editora - VR | Selo Latitudeº
Páginas - 216
Preço - R$ 20,61 (e-book) e R$ 37,41 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Serviço
Veronica Oliveira na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data - 08 de julho
Palestra e sessão de autógrafos
Local - Arena Cultural
Horário - 14h30
Sessão de autógrafos do livro Minha vida passada a limpo
Horário - 18h
Local - estande da VR Editora - Rua C, estande C -10 (em frente ao Espaço Infantil)

Postar um comentário

0 Comentários