Museu da Imigração celebra comunidade árabe e mulheres migrantes

Família Libanesa. Foto - Acervo Museu da Imigração

Ainda em março, visitantes poderão participar de ações educativas presenciais e online

Em março, a agenda do Museu da Imigração (MI) - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - contará com jogos educativos, oficina de artesanato e celebrações pelo Dia Nacional da Comunidade Árabe e pelo Mês Internacional da Mulher. As programações serão oferecidas presencialmente e também em ambiente digital. Entre as ações idealizadas pelo Núcleo Educativo, o público poderá participar, aos fins de semana, da proposta Se joga no Museu!. A partir de materiais elaborados pelo setor, atividades e jogos serão promovidos, às 14h. Não é necessário reservar antecipadamente.

Ainda entre as iniciativas dessa equipe, a oficina "Ponto a Ponto" acontecerá no sábado, dia 26 de março, às 14h, de maneira híbrida. Na ocasião, os educadores Bruna Marques e Luiz Gregório ensinarão o passo a passo da encadernação copta (clique aqui). A versão presencial terá capacidade máxima de dez pessoas, que deverão se direcionar à sala de acolhimento para garantir a vaga. Já, para acompanhar pelo Zoom, é preciso se inscrever aqui até sexta-feira, dia 25, às 17h.

O Dia Nacional da Comunidade Árabe, celebrado em 25 de março, pautará uma programação especial, no sábado, dia 26. Com início às 14h30, a abertura terá a presença do Embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), e da diretora-executiva do MI, Alessandra Almeida.

Na sequência, serão oferecidas as palestras "A imigração árabe no Brasil", com a diretora de cultura da CCAB, Silvia Antibas, "Pesquisa H2R/Ibope sobre os árabes no Brasil", com a diretora da CCAB, Alessandra Frisso, e "Digitalização da imigração árabe no Brasil - projeto em parceria com a Université Saint-Esprit de Kaslik e a CCAB", com a coordenadora da proposta, Heloísa Dib.

Depois das apresentações, os visitantes terão a oportunidade de assistir à exibição de quatro curtas-metragens: "25 de Março - A Memória do Mundo Árabe", "Ao Mundo Novo", "Arabescos - Do Mascate ao Doutor" e "O Cheiro de Zattar". As atrações desse primeiro dia serão proporcionadas em parceria com a CCAB.

Continuando a comemoração, a peça "Cartas Libanesas" poderá ser prestigiada, no domingo, dia 27, durante todo o dia, no canal do MI no YouTube (clique aqui). O espetáculo narra a história de um jovem libanês que migra para as terras brasileiras, visando prosperar e retornar à sua origem, onde deixou a sua esposa grávida.

Em referência ao Mês Internacional da Mulher, o Museu realizará um evento voltado para as mulheres migrantes na quinta-feira dia 31, a partir das 11h. Desenvolvido com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o cronograma contará com visita guiada à exposição temporária "Mulheres em Movimento", rodas de conversa, palestras e oficinas, além de cadastro para vagas de emprego e orientação sobre serviços e regularização migratória.

Serviço
Museu da Imigração
Endereço - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Mooca - São Paulo
Mais informações 11 2692-1866 e pelo site aqui

Se joga no Museu!
Data - 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de março
Horário - 14h
Local - Museu da Imigração

Oficina Ponto a Ponto: encadernação copta
Data - 26 de março - sábado
Horário - 14h
Inscrição versão online aqui até 25 de março, às 17h
Local - plataforma Zoom

Dia Nacional da Comunidade Árabe
Datas - 26 e 27 de março - sábado e domingo
Horário - 14h30
Local - canal do MI no YouTube (clique aqui)

Mês Internacional da Mulher
Data - 31 de março - quinta-feira
Horário - 11h

Postar um comentário

0 Comentários