Livro relata como a linguagem da dança é usada para mostrar os caminhos da arte para meninos e meninas


Com experiências realizadas em escolas públicas 
a obra,  Dançarelando - Arte, educação e infância, é leitura fundamental para docentes, estudantes e profissionais de dança, teatro, música, arte-educação e educação física que buscam passar da dança para crianças à dança com crianças.

Dançarelando - Arte, educação e infância (Summus Editorial), de Fernanda de Souza Almeida, empresta seu nome do projeto de pesquisa “Dançarelando: a práxis artístico-educativa em dança com crianças”, realizado durante quatro anos, de 2015 a 2019, com crianças de 2 a 10 anos de idade, na cidade de Goiânia (GO).

A infância traz a possibilidade de experimentar a realidade, de estar imerso no momento presente, de construir o conhecimento por meio da interrogação, do brincar, da sensorialidade, do movimento e da imaginação. Ao oferecer vivências em dança com e para as crianças, o projeto objetivou despertar na garotada o interesse por essa linguagem artística como possibilidade de descoberta, exploração, criação e jogo com o seu corpo e com o corpo de outra pessoa.

Baseando-se na linguagem da dança, Fernanda Almeida e suas colaboradoras - participantes do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância (GPDAEI), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) - apresentam uma série de intervenções realizadas em escolas públicas com o objetivo de sensibilizar meninos e meninas para os diversos caminhos da arte.

“Realizando experimentações em ambiente real - o chão da escola -, as pesquisadoras encaram a meninada como seres de direitos e protagonistas da própria vida. Música, poesia, culturas populares, tecnologia, educação para a diversidade, improvisação, apreciação e contação de histórias são apenas alguns dos eixos trabalhados concretamente na obra. As experiências relatadas no livro servirão de inspiração para educadores, estudantes e profissionais de Dança, Teatro, Música, Arte-educação e Educação Física de todo o Brasil interessados em passar da dança para crianças à dança com crianças”, trecho do prefácio de Ana Terra, coordenadora do curso de Dança da Unicamp.

Sobre a organizadora

Fernanda de Souza Almeida é curiosa e entusiasta da vida. Uma pessoa do movimento do corpo, das ideias, dos tempos e dos espaços. Ridente e brincante por excelência, é mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o projeto de pesquisa, extensão e formação Dançarelando. É também autora de Que dança é essa? e de Dança e Educação: 30 experiências lúdicas com crianças, ambos pela Summus Editorial.

Ficha técnica
Dançarelando - Arte, educação e infância
Organizadora - Fernanda de Souza Almeida
Editora - Summus Editorial
Páginas - 208
Preço - R$ 45,40 (e-book) e R$ 62,00 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários