Espetáculo Altamira 2042 estreia temporada no Sesc Avenida Paulista

Cena de Altamira 2042. Foto - Nereu Jr

Criação de Gabriela Carneiro da Cunha reproduz sons amazônicos e amplifica vozes de seres vivos da bacia hidrográfica do norte brasileiro para criar uma mitologia performática. Espetáculo faz temporada em São Paulo depois de passar por seis países europeus, entre eles Alemanha, Suíça e França

O espetáculo Altamira 2042 estreia temporada em São Paulo, no Sesc Avenida Paulista. As apresentações acontecem de 25 de março a 17 de abril. Altamira 2042 é uma instauração sonora composta por caixas de som que amplificam testemunhos diversos sobre a catástrofe causada pela hidrelétrica de Belo Monte, que está em construção desde 2011, e afeta toda a bacia do Rio Xingu e seus arredores.

Quando apresentou a performance Altamira 2042, durante a Mostra Internacional de São Paulo (MITsp) em 2019, a artista Gabriela Carneiro da Cunha reproduzia, por meio de aparatos de som e luz, os sons do Rio Xingu, na bacia amazônica. As apresentações - segunda etapa do projeto de pesquisa Margens - Sobre Rios, Buiúnas e Vaga-lumes - foram o resultado do trabalho de encontro de artistas com comunidades locais, que resultou em uma série de performances teatrais criadas a partir do testemunho de rios brasileiros e das pessoas que vivem em suas margens.

Nessa nova temporada, Gabriela tem a expectativa de que as falas daqueles que estão em Altamira sejam ouvidas, principalmente daquelas pessoas que criaram Altamira 2042, que são os "tramaturgos”, como Raimunda Gomes da Silva, João Pereira da Silva, Antonia Mello, Eliane Brum, Bel Juruna, Marcelo Salazar entre outras pessoas.

Cena de Altamira 2042. Foto - Nereu Jr

Margens sobre Rios, Buiúnas e Vaga-lumes é um projeto de pesquisa em arte que se dedica, desde 2013, a ouvir e ampliar o testemunho de rios brasileiros em catástrofe. Este projeto foi concebido como uma resposta ao conceito de “Antropoceno”, definido pela jornalista Eliane Brum como “o momento em que o homem deixa de temer a catástrofe para se tornar a própria catástrofe”.

Antes da temporada paulistana, Altamira 2042 foi apresentada aos europeus, em setembro de 2021. As apresentações em terras estrangeiras chamaram a atenção para a situação preocupante em que está o meio ambiente no Brasil - em especial a bacia do Rio Xingu - e encontrar com grupos estrangeiros de defesa ao meio ambiente, amplificar essas vozes, criar outras conexões e fortalecer a luta.

Na instalação sonora, entremeada por relatos de habitantes ribeirinhos e indígenas, é possível ter acesso a impressões, dizeres, sons e experiências daqueles que estão ali. Com caixas de som tais quais as presentes em muitas festas de aparelhagem (típicas daquela região), Altamira 2042 traz para o público as múltiplas formas de vida daquele lugar e a dimensão da destruição em curso.

Cena de Altamira 2042. Foto - Nereu Jr

Sobre a diretora

Gabriela Carneiro da Cunha é atriz, diretora e pesquisadora do Brasil. Em sua carreira no teatro e no cinema, trabalhou com diretores como Ariane Mnouchkine, Georgette Fadel, Cibele Forjaz, Grace Passô, Eryk Rocha e Heitor Dhalia. Desde 2013, a artista desenvolve o Projeto Margens: sobre rios, buiúnas e vaga-lumes, uma pesquisa artística que se dedica a ouvir e ampliar o testemunho de rios brasileiros que vivem uma experiência de catástrofe. Atualmente, Gabriela trabalha na finalização de dois projetos cinematográficos com o cineasta Eryk Rocha, além da mostra “Parimentos'', sua mais recente concepção artística. É também sócia da Aruac Filmes, produtora de cinema e teatro com quase 20 anos de produção cultural. Em 2019 ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Rio Film Festival.

Ficha técnica
Altamira 2042
Concepção, Criação e Direção - Gabriela Carneiro da Cunha e Rio Xingu
Interlocução de Direção - Cibele Forjaz
Diretor Assistente - João Marcelo Iglesias
Assistente de Direção - Clara Mor e Jimmy Wong
Orientação da Pesquisa e Interlocução Artística - Dinah de Oliveira e Sonia Sobral
“Tramaturgia” - Raimunda Gomes Da Silva, João Pereira da Silva, Povos Indígenas Araweté e Juruna, Bel Juruna, Eliane Brum, Antonia Mello, Mc Rodrigo - Poeta Marginal, Mc Fernando, Thaís Santi, Thaís Mantovanelli, Marcelo Salazar e Lariza
Tecnologia, Programação e Automação - Bruno Carneiro
Criação Multimídia - Bruno Carneiro e Rafael Frazão
Imagens - Eryk Rocha, Gabriela Carneiro da Cunha, João Marcelo Iglesias, Clara Mor e Cibele Forjaz
Montagem de Vídeo - João Marcelo Iglesias, Rafael Frazão e Gabriela Carneiro da Cunha
Montagem Textual - Gabriela Carneiro da Cunha e João Marcelo Iglesias
Desenho Sonoro - Felipe Storino e Bruno Carneiro
Figurinos - Carla Ferraz
Iluminação - Cibele Forjaz
Concepção Instalativa - Carla Ferraz e Gabriela Carneiro da Cunha
Realização Instalativa - Carla Ferraz, Cabeção e Ciro Schou
Design Visual - Rodrigo Barja
Trabalho Corporal - Paulo Mantuano e Mafalda Pequenino
Pesquisadores - Gabriela Carneiro da Cunha, João Marcelo Iglesias, Cibele Forjaz, Clara Mor, Dinah de Oliveira, Eliane Brum, Sonia Sobral, Mafalda Pequenino e Eryk Rocha
Diretora de Produção - Gabriela Gonçalves
Co-produção - FarOFFa e MITsp - Festival Internacional de Teatro de São Paulo
Produção - Corpo Rastreado e Aruac Filmes
Distribuição Internacional - Judith Martin | Ligne Direct
Fotografias - Nereu Jr., Clara Mor e Rafael Frazão
Teaser - Renato Vallone e Rafael Frazão

Serviço
Altamira 2042
Temporada - de 25 de março a 17 de abril
Horário - quartas, quintas, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 18h
Duração - 90 minutos
Não haverá sessão nos dias 30 de março, quarta, e 15 de abril, sexta.
A sessão do dia 07 de abril, quinta, terá o recurso de audiodescrição.
Local - Sesc Avenida Paulista - Arte II - 13° andar
Endereço - Av. Paulista, 119 - Bela Vista - São Paulo
Capacidade - 50 lugares
Ingressos - R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes. Meia estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência)
Horário de funcionamento da bilheteria - terça a sexta, das 10h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Venda limitada a dois ingressos por pessoa nas bilheterias das unidades do Sesc São Paulo
Classificação - 16 anos

Em tempo: é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19. Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando uma dose, pessoas a partir de 12 anos, das duas doses (ou dose única), além de documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários