Evento celebra os 50 anos do filme A Guerra dos Pelados


De 31 de março até 03 de abril, ocorre de forma totalmente online e gratuita, o evento A Guerra dos Pelados - 50 anos em comemoração ao aniversário de lançamento do longa "A Guerra dos Pelados (1971) e em homenagem ao seu diretor, Sylvio Back. O filme que dá nome ao evento será exibido no dia 01 de abril, às 19h30, e também ficará disponível no site durante todos os dias do evento. Ele narra um episódio da Guerra do Contestado, o maior conflito civil da história do Brasil na fronteira entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

Outro longa disponibilizado durante o evento é o documentário "O Contestado - Restos Mortais" (2012) do mesmo diretor, que oferecerá uma Masterclass logo em seguida. Já como contrapartida social, os participantes poderão se inscrever em dois seminários com estudiosas tanto do tema quanto do cineasta.

A masterclass ministrada pelo próprio homenageado, será online e oferece 150 vagas. Nela, o artista abordará sobre a produção de A Guerra dos Pelados, a pesquisa histórica que o embasou no argumento do filme e de como foi realizá-lo em plena ditadura militar. Para a realização dos seminários foram convidadas as professoras doutoras Salete Machado, reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/FAP), e Rosane Kaminski da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para contextualizar o filme dentro do cenário histórico e cinematográfico do Brasil, disponibilizando um total de 300 vagas, e certificado para os participantes. As inscrições para estes encontros devem ser feitas aqui.

Sylvio Back nasceu em Blumenau, Santa Catarina, no ano de 1937. Escreveu, realizou e produziu até hoje 38 filmes, 25 livros e argumentos/roteiros, recebeu 77 láureas nacionais e internacionais, além do título de "Doutor Honoris Causa" pela UFSC (em 2020). Além de cineasta é também escritor e poeta.

Confira abaixo a programação:

Exibição dos filmes A Guerra dos Pelados e do documentário O Contestado - Restos Mortais na plataforma do evento aqui
Período - de 31 de março a 03 de abril - quinta a domingo
Grátis

Abertura com o seminário Guerra dos Pelados, de Sylvio Back questões históricas e estéticas
Com a Professora Dra. Rosane Kaminski
Data - 31 de março - quinta-feira
Horário - 19h30
Inscrições aqui
Grátis

Cineclube A Guerra dos Pelados - Integrantes da Rosa Coletiva
Data - 01 de abril - sexta-feira
Horário - 19h30
Para participar clique aqui
Grátis

Seminário O Legado de Uma Obra - A Guerra dos Pelados
Com a Professora Dra. Salete Machado
Data - 02 de abril - sábado
Horário - 19h30
Inscrições aqui
Grátis

Masterclass sobre a produção de A Guerra dos Pelados e outras falas
Com Sylvio Back
Data - 03 de abril - domingo
Horário - 19h30
Inscrições aqui
Grátis

Postar um comentário

0 Comentários