![]() |
Foto - Samuel Mendes |
O espetáculo 180 Dias de Inverno, do Coletivo Binário, inicia uma nova etapa em sua trajetória, que chega aos 11 anos em 2021. Devido às restrições de apresentações presenciais vindas com a pandemia do novo coronavírus, o grupo exibe ao público uma versão gravada diretamente do Teatro Paulo Eiró, que será reproduzida ao público a partir do dia 19 de março, sexta-feira, 21h. Para assistir, basta acessar o site aqui. O trabalho está sendo realizado com recursos do edital Proac Expresso Lab-Lei Aldir Blanc-36/2020.
Com direção de Nando Motta e dramaturgia de Antônio Hildebrando, a peça é inspirada no texto 'Minha Fantasma', que faz parte do livro 'Ensaio Geral', escrito pelo pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor Nuno Ramos. Nesta obra, o multiartista visita sua trajetória de enfrentamento ao medo e as angústias enquanto cuida de sua esposa doente.
![]() |
Foto - Samuel Mendes |
Para construir no palco esse relato íntimo, o diretor fez uso de diferentes tecnologias, como projeções, em diálogo com linguagens como o cinema e a dança. O resultado é um espetáculo denso, mas com olhar poético presente tanto no cenário (assinado por Renato Bolelli e Beto Guilger), com móveis submersos em água, quanto na trilha sonora original, composta por Barulhista.
No elenco estão Camilo Lélis, Fabiano Persi e Michelle Barreto. Os figurinos são assinados pelo premiado figurinista Paolo Mandatti, a iluminação é de Bruno Cerezoli e o material de vídeo é assinado por Hugo Drummond e Pedro Furtado. A preparação corporal é da bailarina Carla Normagna. A peça, cuja gravação pretende aproximar o público da cena a partir de uma movimentação de câmera no palco, passa por linguagens cênicas diversas, como o teatro digital, dança-teatro, instalação, vídeo mapping e live cinema.
Por meio de uma dramaturgia fragmentada e cronologia não linear, três artistas em cena dão vida aos personagens Ele, Ela e o Outro (alter ego de Ele e Ela). O cenário é composto por um grande espelho d’água com móveis semi-submersos e luminárias de teto inspirados pela frase ‘A beleza da iminência do desastre’ e na instalação Maré Mobília, ambas de autoria de Nuno. Segundo Nando Motta, a imagem de um quarto afogado reforça a sensação latente de cansaço. Outra obra de Nuno que inspirou o cenário é Casa Inundada, instalação em que o artista afunda, na lama, a casa em que passou sua infância.
![]() |
Foto - Samuel Mendes |
Sons produzidos pelas falas, corpos e ações dos atores foram utilizados para a composição da trilha sonora de 180 Dias de Inverno. “O resultado é uma trilha que dialoga diretamente com as cenas e com atores, dão mais vida e organicidade ao trabalho”, conta o diretor.
As projeções que permeiam a encenação têm como objetivo proporcionar diferentes contornos e possibilidades de interpretação para as cenas. Para isso, são utilizadas imagens do interior de uma casa, gravadas em stopmotion, e desenhos animados. O desenho de luz emprega uma delicada dinâmica de luz e sombra para destacar a dualidade entre os momentos de extrema intimidade do quarto do casal e a aridez de uma sala de espera de hospital.
Nando Motta conta que a retomada da temporada do espetáculo, agora no formato digital, ressoa de forma inevitável no período de isolamento social. “A pandemia ampliou o debate que já é próprio da peça, como o confinamento e todas as sensações que ele traz ao corpo”.
O diretor também reforça que a peça passou por uma evolução inevitável, tanto pelo tráfego de linguagens artísticas, que resultou em mudanças estéticas na obra; quanto por configurações amorosas mais popularizadas nos últimos anos, como relacionamentos abertos e/ou poliamorosos, por exemplo.
O espetáculo foi contemplado no prêmio Myriam Muniz 2009 e Cena Minas 2013, e recebeu os prêmios de melhor espetáculo de 2010 (Mixsórdia), melhor trilha sonora (Sinparc Usiminas 2011), melhor iluminação (Sesc/Sated-MG 2011), além de mais 10 indicações em outras categorias.
180 Dias de Inverno narra os seis meses que Nuno Ramos passou cuidando de Sandra, sua esposa, uma mulher acometida por uma grave doença. O relato poético e apaixonado acompanha um homem em sua batalha diária para salvar sua esposa e a si mesmo desse inimigo invisível. O espetáculo traz referências de Dança-teatro, Vídeo-arte, Instalação, Música Experimental, Cinema (stop motion e desenho animado) e teatro pós-dramático para mostrar, de forma crua e ao mesmo tempo delicada, a iminência de um desastre na vida de um casal.
Ficha técnica
180 Dias de Inverno
Diretor - Nando Motta
Dramaturgo - Antonio Hildebrando
Texto - Nuno Ramos (livremente adaptado do texto 'Minha Fantasma')
Elenco - Camilo Lélis, Fabiano Persi e Michelle Barreto
Cenógrafos - Renato Bolelli e Beto Guilger
Cenotécnico - Nenê Pais
Figurinista - Paolo Mandatti
Trilha sonora original - Barulhista
Preparação Corporal e Coreografia Original - Carla Normagna
Preparação Corporal - Temporada Live | Laura Noronha
Criação de Luz - Bruno Cerezoli
Operação de Luz - Pedro Paulino
Operação de Som - Barulhista
Operação de vídeo projeções - Nando Motta
Vídeos/Projeção - Hugo Drummond e Pedro Furtado
Fotos - Samuel Mendes e Diego Souza
Filmagem e Edição - Temporada Live | La Caffetteria Produções (Ronaldo Jannotti)
Operadores de Câmera - Diego Arvate, Marcelo Villas Boas Ronaldo
Captação e Designer de áudio - Temporada Live | Barulhista
Assessoria de Imprensa - Canal Aberto | Márcia Marques
Assistência de Assessoria de Imprensa - Diogo Locci e Daniele Valério
Designer e Coordenação de Redes Sociais - Nando Motta
Tradução Inglês e Espanhol - Ana Tereza Horta Mende
Tradução Site e Material de Divulgação para Inglês e Espanhol - Michele Barreto
Produtora Executiva - Michelle Serra
Assistente de Produção Executiva - Rodrigo Nutella
Coordenação de Geral e de Produção - Nando Motta
Assistência de Produção - Elder Torres
Gestão Financeira e de Projeto - Larissa Biasolli
Contador - Alexandre Assis
Realização - Coletivo Binário e Sorella Produções
Serviço
180 Dias de Inverno
Temporada - 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de março
Horário - sextas às 21h, sábados às18h e 21h e domingo às19h
Duração - 60 minutos
Local - transmissões do Teatro Paulo Eiró com acesso disponível pelo site aqui
As sessões dos sábados das 18h terão opção de legenda em inglês e espanhol
As sessões dos domingos terão legendas em português descritivo
Grátis
Classificação - 14 anos
0 Comentários