Foto - Suelen Dias |
Entre os dias 25 e 28 de julho de 2025, a Cia. Madeirite Rosa chega a Campinas com uma programação especial que integra a celebração dos dez anos da criação de seu primeiro espetáculo: A Luta. Serão realizadas duas apresentações do espetáculo, uma oficina de teatro voltada ao público jovem e adulto, além de uma roda de conversa aberta ao público.
A Luta é um espetáculo cômico e crítico, feito para todas as idades, que se passa em um ringue de boxe. Nele, enfrentam-se duas oponentes: a poderosa Sra. S.A. Corporation e a faxineira do ringue, Maria da Luta. A batalha entre as duas é acompanhada pela Narradora, uma trabalhadora precarizada, e Dra. Norma, a juíza tendenciosa que joga do lado de quem detém o poder.
Misturando música, palhaçaria e referências a gagues clássicas, A Luta celebra a força das trabalhadoras e convida o público a sonhar novos mundos. Com humor e crítica afiados, o espetáculo também propõe uma reflexão sobre a presença das mulheres na comédia e no teatro.
Foto - Suelen Dias |
A programação em Campinas começa com a oficina Teatro, Riso e Luta, nos dias 25, 26 e 27 de julho, na Bacia Cultural. Destinada a pessoas com 16 anos ou mais, a oficina apresenta a metodologia desenvolvida pela Cia. Madeirite Rosa, que combina corpo, jogo, música e crítica social. Ao final, os participantes apresentarão uma intervenção cênica junto à programação oficial da temporada.
No domingo, 27 de julho, às 15h, com entrada gratuita e tradução em Libras, será apresentada a primeira sessão aberta do espetáculo A Luta na Bacia Cultural, seguida de roda de conversa com o público. A segunda apresentação acontece no dia 28 de julho (segunda-feira), às 11h30, na Escola Estadual Professor José Vilagelin Neto, em sessão exclusiva para a comunidade escolar.
Desde 2013, A Luta tem sido apresentado em comunidades, escolas, centros culturais e espaços de vulnerabilidade social, provocando risos, reflexões e encontros por onde passa. O espetáculo não apenas deu origem à companhia, mas também consolidou sua linguagem: uma comicidade crítica, diretamente atravessada por temas como gênero, trabalho, desigualdade e organização popular.
Dez anos de A Luta! Em quais lutas mais podemos somar? é um projeto contemplado no Edital Fomento CultSP - PNAB nº 27/2024 que passará por Campinas, Bertioga, Presidente Prudente, Santos e São Paulo, com produção local conduzida por mulheres-artistas com atuação nos territórios.
Sinopse
![]() |
Foto - Mirrah da Silva |
Em um ringue de boxe duas oponentes enfrentam-se: a bem-sucedida Sra. S.A. Corporation e Maria da Luta, a faxineira do ringue. A mediação do embate é realizada pela Narradora e por Dra. Norma, a juíza. Entre músicas, narrativas e palhaçarias, Maria da Luta cria estratégias para garantir sua sobrevivência e vê o ringue transformar-se em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação.
Confira no vídeo abaixo trechos do espetáculo:
Serviço
Espetáculo A Luta
Data - 27 de julho - domingo
Horário - 15h
Duração - 45 minutos
Local - Bacia Cultural
Endereço - R. Dr. José de Campos Novaes, 160 - Cambuí - Campinas (SP)
Acessibilidade - tradução em Libras
Grátis
Classificação - livre
Oficina Teatro, Riso e Luta
Data - dias 25, 26 e 27 de julho
Horário - sexta, das 18h às 22h, sábado, das 08h às 14h e domingo, das 13h às 15h
Local - Bacia Cultural
Endereço - R. Dr. José de Campos Novaes, 160 - Cambuí - Campinas (SP)
Capacidade - 30 pessoas
Não é necessário conhecimento prévio
Seleção por ordem de inscrição por meio do formulário aqui
Grátis
Classificação - 16 anos
0 Comentários