![]() |
Foto - Divulgação |
A Unibes Cultural recebe, no dia 18 de novembro, o evento Grande Sertão: Virada. Como homenagem ao 51º aniversário de morte de João Guimarães Rosa, a iniciativa oferece ao público uma série de atrações que misturam linguagens e formatos diversos. Gratuita, a programação inclui lançamento de livro, narração de trechos do autor pelo Grupo Miguilim (adolescentes de Cordisburgo, sua cidade natal), música clássica, cinema, oficinas de musicalização infantil e de escrita, bazar de objetos e sabores do sertão.
A concepção é do jornalista e músico Alexandre Moschella, com a coordenação de Rosa Haruco Tane, Regina Pereira e Linda Rivitti, da Oficina de Leitura João Guimarães Rosa (IEB-USP).
Entre as atrações está o Grande Sertão: Varandas, que acontece no lounge da Unibes Cultural. Será montado um bazar com objetos vindos do sertão rosiano, incluindo bordados, peças de tear, capas de livros e doces, além de produtos do Mestre Queijeiro, empório especializado localizado em Pinheiros. No mesmo espaço, Daniel Krasucki e Miriam Lazarotti lançam o livro Manuscrito perdido de JGR, criado com base nas atividades da Oficina de Leitura João Guimarães Rosa no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). O Varandas acontece das 14h às 19h e é aberto ao público visitante.
Às 14h será exibido o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, dirigido por Caco Ciocler. O filme narra a história de Aracy Moebius de Carvalho, mulher de Guimarães Rosa, que, trabalhando no consulado na Alemanha, ajudou uma centena de judeus a emigrar para o Brasil. Enquanto os pais assistem ao filme, as crianças podem participar de oficina de musicalização com repertório instrumental e cancioneiro do sertão mineiro, conduzida pela musicista e educadora Fernanda Bertinato.
No Grande Sertão: Re-verbos, os visitantes poderão também, a partir da leitura de um trecho da autoria de Guimarães Rosa, participar de uma oficina de escrita com Daniel Krasucki e Miriam Lazarotti.
A partir das 16h, Ronaldo Oliveira, diretor do Museu Casa Guimarães Rosa, comanda uma conversa sobre a importância e a atuação do museu na preservação da obra. Além disso, Eduarda Vitória Diniz Viana, Maria Eduarda Barbosa Romanelli e Rafael Ferreira da Silva, membros do consagrado Grupo Miguilim, de adolescentes contadores de estórias de Cordisburgo, narram trechos da obra do escritor.
Para encerrar a programação, às 18h, o violonista e jornalista Alexandre Moschella, idealizador do evento na Unibes Cultural, apresenta o espetáculo Grande Sertão: Variações, que viaja pelo repertório clássico do século XX em companhia de trechos da obra-prima de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas. Pela primeira vez, a narração fica a cargo de representantes do Grupo Miguilim: Dôra Guimarães, diretora, e Tiago Goulart, ex-miguilim.
Serviço
Grande Sertão: Virada
Local - Unibes Cultural
Endereço - Rua Oscar Freire, 2.500 - Sumaré - São Paulo
Data - 18 de novembro
Inscrições aqui
Entrada gratuita
Classificação - livre
Informações - 11 3065-4333
0 Comentários