Poeta, compositora, atriz e jornalista Brisa Marques lança o seu segundo livro de poesias, intitulado “corpo-concreto”
“Um livro com poemas inevitáveis”. É assim que a escritora mineira Brisa Marques define o seu segundo livro de poesias, “corpo-concreto”, que será lançado no dia 26 de setembro, quarta-feira, às 20h, na Casa Plana (rua Fradique Coutinho, nº 1139, Pinheiros), com entrada franca. A obra é ilustrada por Clarice Panadés e a editora responsável é a Impressões de Minas (Selo Leme), de Belo Horizonte. No dia do lançamento, está programada uma performance apresentada pela autora e pela ilustradora.
Composto, em sua maior parte, por poemicros, nomeados assim pela autora, o livro tem como temática principal o corpo. “O corpo aparece na obra do início ao fim. É uma questão muito forte na minha vida. Este trabalho é uma maneira de dizer sobre o meu corpo, sobre os corpos que habitam o mundo, sobre esse corpo que existe, nasce, cresce, morre. Esse corpo que às vezes é leve, às vezes pesado. Esse corpo que tem prazer, que sente, que levanta, que quebra, que se machuca, que sangra, que respira”.
Brisa Marques conta que “corpo-concreto” é resultado de um trabalho de várias épocas, guardado em gavetas. Ao organizar esse material, começou a perceber que havia poemas que tratavam do universo feminino, do amor, do corpo, da solidão, da queda, da morte – às vezes irônicos, às vezes absurdos. “Reuni essas temáticas e vi que elas faziam sentido num contexto geral. É uma seleção sucinta, com linguagem simples, direta e com senso de humor, nada epopeico. É tornar “concreto” um projeto que tenho desde que nasci: lançar livros”, pontua.
Ilustrações de corpo-concreto são poemas desenhados
O livro corpo-concreto é ilustrado pela artista Clarice Panadés. “As ilustrações foram um presente. Eu senti a necessidade de ter uma linguagem ali que não era a escrita. Clarice também tinha essa história dos desenhos guardados em gavetas. A vida nos tornou muito amigas. Ela sempre ia na minha casa mostrar seus desenhos e num belo dia acendeu a luz: ela seria a ilustradora.” Para Brisa, as ilustrações trouxeram um olhar que nem a própria escritora tinha sobre os poemas. “A Clarice engrandeceu essa obra. Os desenhos reconfiguraram os espaços. Ela disse muitas coisas que eu não consegui”.
Ficha técnica
Corpo-concreto
Autora - Brisa Marques
Ilustrações - Clarice Panadés
Editora - Impressões de Minas | Selo Leme
Páginas - 98
Preço - R$ 34,00
Para mais informações ou comprar clique aqui
Serviço
Lançamento do livro do livro de poesias corpo-concreto
Data - 26 de setembro
Local - Casa Plana
Endereço - Rua Fradique Coutinho, nº 1139 - Pinheiros - São Paulo
Horário - 20h
Grátis
0 Comentários