A partir de 02 de julho estarão abertas as inscrições para a 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, uma realização da Heco Produções e do CDHEC - Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania. As inscrições devem ser feitas no site do festival até 31 de agosto.
A Mostra de Cinema de Gostoso pretende mais uma vez agitar culturalmente a cidade, instalando uma tela de cinema de 12m x 5m ao ar livre na Praia do Maceió com projeção em resolução 2K e som 5.1. Ao longo de seis dias, a população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros. Serão seis sessões ao dia, entre as mostras Competitiva, Panorama e Infantil, além das Sessões Especiais.
Também serão realizadas sessões em ambientes fechados, que incluem debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. O melhor longa e o melhor curta-metragem serão escolhidos pelo público para receber o Troféu Luís da Câmara Cascudo. Toda a programação é gratuita. A curadoria coletiva é feita por Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, em parceria com os alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, o coletivo “Nós do Audiovisual”.
Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para os jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores, que juntos criaram o “Coletivo Nós do Audiovisual”, serão realizadas novamente uma série de oficinas , que incluem Linguagem Audiovisual, Roteiro, Produção Cultural e Realização de Curtas-metragens.
Um dos principais objetivos dos cursos é o de formar cidadãos, despertando nestes jovens seu potencial voltado tanto para o audiovisual quanto para áreas diversas, estimulando o estudo e iniciativas de trabalho. A primeira turma composta por 53 alunos, formou-se ao longo de cinco anos e realizou 33 oficinas. Em 2018, será formada uma nova turma com 30 alunos, que também conta com a participação de jovens formados na primeira turma, que junto dos professores, atuarão na coordenação dos novos cursos.
Ao final das oficinas, os jovens realizarão curtas-metragens que serão exibidos durante a programação da Mostrae em diversos festivais do país.Com o conhecimento adquirido, o coletivo também participa da produção da Mostra de Cinema de Gostoso, momento em que trocam conhecimentos com cineastas, atores e diretores de outros estados que são convidados para a mostra. O Coletivo Nós do Audiovisual já realizou dez filmes em um período de cinco anos:
O Pai da Noite
2015 | Ficção | 7 min
Sinopse
Quatro adolescentes se perdem na mata liderados por um feiticeiro picareta que evoca um espectro maligno visando antever o resultado do jogo do bicho.
- Moeda Gostoso - 2017 - Documentário |13 min
- Os Dois Lados do Lixo - 2017 - Documentário |12 min
- O Grande Ó - 2017 - Ficção |10 min
- Flôzinha - 2015 - Ficção | 11 min
- O Pai da Noite - 2015 - Ficção | 7 min
- O Menino e a Caixa Misteriosa - 2015 - Ficção | 10 min
- À Procura do Sol - 2015 - Ficção | 15 min
- Promessas - 2014 - Documentário | 16 min
- Entre Lonas - 2014 - Ficção | 11 min
- O Contador de Causos - 2013 - Ficção | 15 min
A Mostra de Cinema de Gostoso mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente do evento. A curadoria da mostra leva em conta a realidade local e a eficácia dos filmes em dialogar com a população. A soma destes fatores faz com que as sessões estejam sempre lotadas por um público que até então mantinha um contato distante com a produção cultural de outras regiões do país. Com esse conjunto de ações, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusão audiovisual. Site oficial aqui.
Sobre São Miguel do Gostoso
![]() |
Praia de Tourinhos. Foto - Sônia Regina/Portal Natal Praias |
Localizada no Rio Grande do Norte, a 110 km da capital Natal, precisamente na ponta oeste do continente sul-americano, a cidade de São Miguel do Gostoso, conhecida como a esquina do continente, possui cerca de nove mil habitantes e apresenta belezas naturais e uma localização geográfica privilegiada, que atraem turistas principalmente de esportes radicais como o kitesurfe.
A cidade tem sido constantemente destaque entre conceituados veículos de mídia nacional e estrangeira como um dos melhores e mais atraentes destinos turísticos do mundo. Em matéria do jornal britânico Daily Telegraph, São Miguel do Gostoso surge entre praias da Malásia, África do Sul e Barbados como um dos melhores lugares do mundo para se viver.
No suplemento “O melhor do Brasil” da revista Veja, a cidade foi escolhida como o melhor dos “novos destinos” da região nordeste. O jornal Valor Econômico publicou ampla reportagem sobre São Miguel do Gostoso, citando a cidade como um paraíso pacato, autêntico e com muito charme.
Em final de 2017, São Miguel do Gostoso se tornou um município 100% saneado, estabelecendo-se como referência na região em termos de cuidados com a saúde pública. Além da melhora na qualidade de vida da população, as obras do saneamento básico irão atrair mais projetos para a região, especialmente em setores turísticos.
Com isso, a pacata vila de pescadores vem se tornando um dos principais pontos turísticos do Nordeste, apresentando um elevado crescimento no número de pousadas e de estabelecimentos gastronômicos que se destacam pela sua diversidade e riqueza.
0 Comentários