Otelo de Shakespeare tem adaptação e direção do inglês John Mowat


Foto - Divulgação

Montagem foi contemplada com o Prêmio de Produção Inédita do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado de São Paulo

Otelo, adaptação livre de John Mowat da peça de William Shakespeare, é uma abordagem cômica desta grande tragédia, que lida com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento. O projeto - inédito - trabalha com a linguagem da comédia física, em que o encenador inglês John Mowat é mestre.

A inversão da etnicidade de Desdêmona e Otelo oferece uma nova visão sobre a relação deste casal. Desdemona, uma garota negra, está apaixonada e casa-se secretamente com um jovem general branco do exército veneziano, contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia. Cinco atores interpretam todos as personagens sendo que um deles não apenas representa um juiz e um cão, mas 52.724 soldados do exército veneziano.

Otelo, um grande general que não consegue perceber os verdadeiros inimigos no plano pessoal: Desdêmona e sua séria obsessão por contar soldados; Iago, que certamente é o que é, Cássio, com seu interesse peculiar por lenços femininos, Bianca e seu relacionamento íntimo com os soldados do exército veneziano, todos os 52.724; Rodrigo e suas patéticas tentativas para conquistar Desdêmona; Emília que tudo vê e tudo ouve, Dona Brabancia e sua relação secreta com o genro; o exército veneziano, uma destemida força de combate com sua paixão insaciável pela prostituta Bianca, a frota turca e seus Bigodes fantásticos, o governador de Chipre, sempre atrapalhando o caminho, um juiz, sempre preparado para silenciar a corte e um cão fiel e obediente, mas com um temperamento incontrolável.

A reescrita e adaptação de Otelo

Foto - Divulgação

Durante dois meses de intenso trabalho, em 2017, a peça foi inteira reescrita, cena por cena, por meio de improvisações, pelo diretor e pelos atores, com cenas e falas que indicam as ações mais relevantes para a trama, na busca de uma versão de Otelo atual e teatral. O roteiro da peça segue o roteiro da trama de Shakespeare, com a adição de algumas cenas, como, por exemplo, a que apresenta os personagens no início, a que Desdemona conta soldados ou a que o lenço passa de mão em mão por todas as personagens.

Cada um dos atores interpreta dois ou três personagens e estão o tempo todo em cena. Os figurinos são roupas comuns, como calça jeans e camiseta, com adereços específicos que diferenciam as personagens, como, um chapéu, um óculos, uma touca, uma echarpe e um lenço.

Sobre o diretor

John Mowat é um dos encenadores mais criativos e originais da atualidade. Nasceu em Londres, onde estudou escultura na Royal Academy Schools. Estudou mímica corporal com Ronal Wilson na City Literary Institute e na Escola de Jacques Lecoq. Sua carreira em Teatro começou em 1980, quando apresentou seu primeiro show solo. Em 1994, foi um dos co-criadores da companhia Oddbodies Theatre, sediada em Londres. Como ator e diretor, com seu estilo de comédia altamente visual, viajou por mais de cinquenta países. Dirigiu cenicamente a Orquestra Sinfônica de Londres e foi parceiro de Nola Rae e Matthew Ridout em vários espetáculos.

Dirigiu por 17 anos a Companhia do Chapitô, de Lisboa, Portugal, criando espetáculos memoráveis, como, Édipo Rei, Macbeth, A Tempestade, Romeu e Julieta, Medeia, Tartufo, Jekyll and Hyde, Drákula, O Grande Criador, entre outros. Já foi reconhecido pela mídia internacional como um dos principais mímicos do mundo.

No Brasil, dirigiu Celebração das Realidade, com Isis Madi e Bruno Garcia, baseado na obra de Galeano, Godó, com Caco Matos (Bahia), Romeu e Julieta, com a Cia Oásis (RJ) e A Garota da Capa, com Andrea Padilha (SC).

Sinopse

Foto - Divulgação

Otelo, general de Veneza e Desdemona, uma jovem negra, casam-se secretamente. Iago sabendo que Rodrigo é apaixonado por Desdemona, denuncia o casamento secreto à mãe dela, Dona Brabancia. A mãe fica furiosa porque não quer que a filha se case com um homem jovem e branco e acusa, publicamente, Otelo pelo sequestro da filha com o uso de “magia branca”.

No senado, Otelo é absolvido por ser o único capaz de deter os turcos que ameaçam invadir Veneza. Iago quer vingar-se de Otelo por este ter promovido o jovem Cassio em seu lugar ao posto de tenente Coronel. Após a derrota dos turcos, em Chipre, Iago põe em prática o plano para fazer com que Otelo pense que Cassio e Desdemona são amantes.

Primeiro, usando Rodrigo, faz Cássio ficar bêbado e duelar com Rodrigo e com o Governador de Chipre, levando Otelo a demitir Cássio. Orienta Cassio a pedir ajuda à Desdemona para restituir o posto, o que ela faz rapidamente, já que é amiga de Cassio. Depois fala a Otelo sobre um sonho erótico que Desdemona teria tido com Cássio. Em seguida, faz com que a criada Emilia, sua esposa, roube um lenço de Desdemona e o coloca no quarto de Cássio, fazendo com que Otelo saiba disso.

Otelo decide matar Desdemona, mas revela que nunca matou ninguém. Tem um exército à sua disposição para fazer isso. Iago convence Rodrigo a matar Cássio, dizendo a ele que Cássio ama Desdemona. Rodrigo prepara uma emboscada para Cassio, eles duelam e se ferem mutuamente. Iago mata Rodrigo e diz a Otelo que matara Cassio. Otelo mata Desdemona. Emília revela que Desdemona nunca foi infiel e que o lenço foi roubado por Iago. Iago mata Emília. Otelo, arrependido, se mata. Cássio reaparece ferido, prende Iago e encerra a tragédia.

Ficha técnica
Otelo
Baseado na obra de William Shakespeare
Direção Geral e Concepção - John Mowat
Co-direção e Assistente de Criação - Augusto Marin
Elenco - Miriam Lima, Alan Benatti, Silvia Nicollatto, Paulo Dantas e Augusto Marin
Direção de Produção - Augusto Marin
Produção Executiva - Kelly Laser

Serviço
Otelo
Temporada - de 02 de junho a 08 de julho
Local - Teatro Commune
Endereço - Rua da Consolação, 1218 - Consolação (ao lado do metro Mackenzie-Higienópolis)
Capacidade - até 100 lugares
Horário - sábado às 21h e domingo às 19h30
Duração - 1h20
Ingressos - R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Classificação - 12 anos
Estacionamento ao lado do teatro
Informações 11 3476-0792 11 97665-2205

Postar um comentário

0 Comentários