Conheça os vencedores do 54º Festival de Cinema de Gramado

Foto - Edison Vara/Ag.Pressphoto

Nosso Segredo, de Grace Passô, venceu como 
Melhor Filme, José Loreto e Christian Malheiros venceram o Kikito de Melhor Ator, enquanto Teca Pereira levou o de Melhor Atriz

O 54º Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim no sábado, 22 de agosto, após 11 dias de programação na Serra Gaúcha. Apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o mais tradicional festival de cinema do Brasil exibiu 61 filmes em dez diferentes mostras e reuniu dezenas de cineastas, artistas, profissionais do audiovisual, jornalistas, estudantes e um público estimado em mais de 20 mil pessoas, com sessões lotadas no Palácio dos Festivais e no Hotel Serrazul.

A programação contou com mostras competitivas, sessões especiais, homenagens, debates e atividades de mercado. Ao todo, foram entregues 59 prêmios, sendo 40 Kikitos e mais de R$ 500 mil em prêmios em dinheiro. Com apresentação do jornalista cultural Roger Lerina, da radialista Marla Martins e do ator e diretor Silvio Guindane, a premiação teve transmissão ao vivo para todo o país no Canal Brasil, na TVE e no YouTube da Gramadotur.

O Kikito de Melhor Filme foi para Nosso Segredo (MG), de Grace Passô, que ganhou três prêmios. O longa também conquistou os Kikitos de Melhor Fotografia (Wilssa Esser) e de Melhor Direção de Arte (Lucas Osório).

Já Feito Pipa (CE), de Allan Deberton, recebeu cinco prêmios: Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo Júri Popular, Melhor Direção (Allan Deberton), Melhor Atriz (por unanimidade, para Teca Pereira), Melhor Ator Coadjuvante (Lázaro Ramos) e uma Menção Honrosa de Longa-metragem Brasileiro para Yuri Gomes.

Melhor Filme Longa-Metragem Brasileiro, Nosso Segredo, de Grace Passô, entregue pela analista de patrocínios culturais da Petrobras Elen Soares. Foto - Edison Vara/Ag.Pressphoto

O prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo Júri da Crítica ficou com Leite em Pó (MG/SP/RN), de Carlos Segundo, que também venceu em Melhor Roteiro (Carlos Segundo e Rafael Copel) e Melhor Desenho de Som (Waldir Xavier), com três prêmios no total.

Ainda nas categorias de atuação, José Loreto (por Chorão: Só os Loucos Sabem) e Christian Malheiros (por Justino: Nos Bastidores do Reino) receberam os Kikitos de Melhor Ator. O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante foi para Naruna Costa, por Pele de Rinoceronte. Onna Silva ganhou uma Menção Honrosa de Longa-metragem Brasileiro por Justino: Nos Bastidores do Reino.

Na lista de vencedores da Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros também estão André Finotti e José Eduardo Belmonte, premiados em Melhor Montagem por Justino: Nos Bastidores do Reino, e Otávio de Moraes, em Melhor Trilha Musical por Chorão: Só os Loucos Sabem. Gonzaguinha, da Maior Liberdade, de Susanna Lira, venceu como Melhor Longa-metragem Documentário, enquanto Empeleitada recebeu Menção Honrosa em Documentário.

Melhor Ator Coadjuvante de Longas-metragens Brasileiros, para Lázaro Ramos, por Feito Pipa, de Allan Deberton. Foto - Edison Vara/Ag.Pressphoto

Nesta edição do festival, a curadoria da mostra de longas-metragens brasileiros e documentais foi composta por Camila Morgado, Ana Flavia Cavalcanti e Marcos Santuário. O júri foi composto pela atriz Cris Vianna, pelo diretor e roteirista Fábio Meira, pela atriz Helena Ranaldi, pela pesquisadora, crítica de cinema e curadora Kênia Freitas, e pelo ator Marcelo Serrado. O Júri da Crítica foi formado pela jornalista e documentarista Flavia Guerra, pela jornalista e professora Pâmela Eurídice, pelo documentarista e crítico Rafael Valles, pela jornalista e diretora Simone Zuccolotto e pelo pesquisador e crítico Victor Souza.

A programação do 54º Festival de Cinema de Gramado abriu espaço para a formação de novos talentos, com a 2ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil, a tradicional Mostra Educavídeo e a IX Mostra de Filmes Universitários, reunindo produções realizadas por estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior.

Paralelamente, o Conexões Gramado Film Market chegou à sua décima edição com painéis, debates e encontros voltados ao fortalecimento do mercado audiovisual, além da realização do 1º Encontro Internacional de Cidades. Atividades como a Mostra Infantil Petrobras, a Sessão Infantil, a Sessão Juvenil e o projeto Cinema nos Bairros ampliaram o acesso de diferentes públicos à programação.

Melhor Filme Longa Documental Brasileiro, Gonzaguinha, da Maior Liberdade, de Susanna Lira, entregue pelo representante do governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, André Crizúm. Foto - Edison Vara/Ag.Pressphoto

A edição também foi marcada por homenagens a nomes de diferentes gerações do audiovisual brasileiro. Marcos Caruso recebeu o Troféu Cidade de Gramado, Renata Almeida Magalhães foi laureada com o Troféu Eduardo Abelin, enquanto Selton Mello e Maria Fernanda Cândido receberam o Troféu Kikito de Cristal. Andrea Beltrão foi homenageada com o Troféu Oscarito.

A cerimônia de abertura contou com a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado e a exibição hors-concours de Antártida, de Bruno Safadi, enquanto La Perra, de Dominga Sotomayor, encerrou as sessões desta edição, também exibido fora de competição.

Ao longo dos 11 dias, o Festival reuniu produções brasileiras e gaúchas em suas mostras competitivas, além de documentários, curtas-metragens, sessões especiais e lançamentos. A programação reforçou o papel de Gramado como vitrine para novos filmes e ponto de encontro entre realizadores, artistas, profissionais da indústria e público, celebrando a diversidade da produção audiovisual nacional.

A premiação da Mostra Competitiva Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos e da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros aconteceu na sexta-feira, dia 21, enquanto os vencedores da Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa foram conhecidos no domingo, dia 16 de agosto. A lista completa de premiados está disponível no site oficial do Festival (clique aqui).

Postar um comentário

0 Comentários