Teatro da Vertigem prorroga temporada de Agropeça

Foto - Lígia Jardim

Espetáculo vencedor do Prêmio Shell de direção e cenografia segue em cartaz
 até 12 de abril  no Espaço Cultural Elza Soares

Após sessões com grande repercussão de público e crítica, o espetáculo Agropeça, com o Teatro da Vertigem, prorroga sua temporada até 12 de abril de 2026, no Espaço Cultural Elza Soares, em São Paulo.

A peça reafirma a trajetória do Vertigem na investigação do Brasil por meio de experiências cênicas imersivas e da ocupação de espaços não convencionais. Com concepção e direção de Antonio Araújo, texto final de Marcelino Freire e co-direção de Eliana Monteiro, a montagem foi reconhecida com o Prêmio Shell nas categorias direção e cenografia.

Diferente de trabalhos anteriores do grupo, desta vez a encenação transforma todo o espaço em uma arena, evocando um ambiente de disputa política, simbólica e social. A experiência imersiva, marca do Vertigem, permanece como eixo estruturante da obra.

Foto - Lígia Jardim

O espetáculo lança um olhar crítico sobre o universo rural e a influência do agronegócio na sociedade brasileira contemporânea, tomando o rodeio como linguagem cênica. Para isso, convoca personagens clássicos do imaginário nacional - como Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e o Marquês de Rabicó - em uma releitura livre e provocadora inspirada no universo de Monteiro Lobato.

Dividida em três blocos narrados por diferentes personagens, a dramaturgia articula episódios recentes da política brasileira, o imaginário rural e a herança cultural do país. O rodeio, amplamente pesquisado durante o processo criativo, surge como metáfora de um Brasil que atualiza continuamente estruturas históricas de exploração.

Foto - Lígia Jardim

O elenco reúne Andreas Mendes, James Turpin, Mawusi Tulani, Paulo Arcuri, Tenca Silva, Lola Fanucchi, Victor Salomão e Vinicius Meloni. A cenografia é assinada por Eliana Monteiro e William Zarella Junior, com iluminação de Guilherme Bonfanti, figurinos de Awa Guimarães e direção musical de Dan Maia.

Integrando as comemorações dos 30 anos do Teatro da Vertigem, Agropeça convida o público a refletir sobre os rumos políticos e simbólicos do país a partir de uma cena potente, arriscada e profundamente conectada às tensões contemporâneas.

Leia também:

Confira no vídeo abaixo cena do espetáculo:


Serviço
Agropeça
Temporada - até 12 de abril
Horário - sextas e sábados, às 20h, domingos, às 18h
Duração - 90 minutos
Espaço Cultural Elza Soares
Endereço - Alameda Eduardo Prado, 474 - Campos Elíseos - São Paulo
Ingressos - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Venda pelo Sympla (clique aqui)
Classificação - 16 anos

Postar um comentário

0 Comentários