Projeto Portinari abre 2026 com as duas mais importantes exposições internacionais


As obras de Candido Portinari serão expostas no Museu Nacional da China, em julho e no Palazzo Pamphilj, 
Itália, em novembro

Além de levar a história da vida e a obra de Candido Portinari para os mais remotos cantos do Brasil, o Projeto Portinari começa o ano de 2026 com a grande missão de levar duas facetas marcantes do trabalho do pintor para a contemplação de mais de 4 milhões de pessoas no exterior.

Portinari na China

De junho a outubro, 60 obras originais do pintor retratando a brasilidade serão expostas no Museu Nacional da China na exposição O Brasil de Portinari. Além dessas obras, haverá uma experiência imersiva digital com curadoria de Marcello Dantas. O Museu Nacional da China é o segundo museu mais visitado do mundo, ficando atrás apenas do Louvre. O público estimado para a exposição Portinari é de 4 milhões de pessoas.

Portinari na Itália

Um conjunto de obras sacras de Candido Portinari será levado à Itália em novembro de 2026 para uma exposição no Palazzo Pamphilij, sede da Embaixada do Brasil em Roma desde 1920. O edifício histórico, do século XVII, fica na Piazza Navona.

A mostra, que deve ir até dezembro, vai reunir ao menos 30 obras sacras originais de Portinari como parte das comemorações oficiais do bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé. Aguarda-se um público de cerca de 30 mil pessoas na exposição, que terá 500 metros quadrados de área expositiva.

Além da mostra, haverá um espetáculo de projeções de imagens da arte de Portinari sobre a fachada do Palazzo Pamphilj, às sextas e sábados, e será reeditado o livro Portinari - Arte sacra, com 180 páginas de textos curatoriais, reprodução de obras ensaios críticos em português e italiano. Ela incluirá obras que até hoje nunca tinham saído de Igrejas como a Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha (MG), e da Igreja Matriz de Batatais (SP), onde o pintor foi batizado.

A exposição é organizada pelo Projeto Portinari (saiba mais aqui), com o apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, e contará com patrocínio das empresas italianas ENEL e TIM, a confirmar.

“São duas exposições inéditas, por diferentes motivos. É a primeira grande exposição Portinari na China, e a primeira exposição da Obra Sacra de Portinari (Itália), considerada uma das mais importantes do século XX, em termos mundiais, segundo o professor Israel Pedrosa, historiador de arte, pintor e escritor. Desnecessário ressaltar que a importância desta exposição na China vai além da arte e da cultura, aproximando-nos de uma nação de excepcional relevância estratégica para o Brasil”.

Postar um comentário

0 Comentários