![]() |
| Foto - Divulgação/Casa Osten |
A Casa Osten, hub de arte, gastronomia e experiências exclusivas localizado no bairro de Pinheiros, apresenta, até o dia 31 de janeiro, a exposição FRAME - Pôsteres serigráficos de João Ruas, uma mostra com mais de 30 peças - incluindo rascunhos, artes finais e provas - criados pelo artista para alguns dos filmes mais emblemáticos da história do cinema.
Ruas, um dos nomes mais singulares da arte contemporânea brasileira, reúne obras produzidas para estúdios como Universal, Warner Bros., Mondo, Black Dragon Press, Mosfilm, Kadokawa e A24, todas aprovadas diretamente pelos detentores dos direitos e, em muitos casos, por seus próprios diretores - como o pôster de Sangue Negro, validado por Paul Thomas Anderson ou Ran, aprovado pela família de Akira Kurosawa.
Em FRAME, o pôster deixa de ser peça promocional e torna-se relíquia - não como figura de linguagem, mas, a grande maioria das obras exibidas são as últimas cópias existentes das respectivas tiragens, guardadas no acervo pessoal do artista. Produzidas em serigrafia com 6 a 8 cores, elas revelam um domínio técnico raro, que faz de Ruas uma referência admirada por artistas e colecionadores desse nicho ao redor do mundo.
"João Ruas equilibra precisão e erosão, controle e acaso. Seu processo incorpora o gesto de ‘destruir’ a própria imagem como etapa fundamental - e talvez a mais prazerosa - do fazer artístico”, comenta Yusk, curador da Casa Osten. “Em FRAME, vemos o pôster não como um derivado do cinema, mas como um objeto devocional, capaz de preservar o espírito desses filmes. É um privilégio apresentar este recorte na Casa Osten”.
A mostra reúne pôsteres criados para clássicos como Ran, Magnólia, Venha e Veja, Sob a Pele, O Sétimo Selo, Além da Linha Vermelha, Alien, da serigrafia Tzitzimitl e da obra Den, produzida para a exposição The Gilded Age, em Los Angeles. Juntas, essas peças revelam a amplitude da pesquisa de Ruas - atravessando história, mitologia, cinema e o conceito japonês de wabi-sabi (侘寂), que fundamenta sua lógica de erosão e reconstrução da imagem.
Sobre o artista
![]() |
| Foto - Divulgação/Casa Osten |
Nascido em São Paulo em 1981, João Ruas estudou desenho na Escola Técnica Estadual Carlos de Campos e formou-se em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Viveu e trabalhou no Reino Unido como ilustrador e artista conceitual para estúdios de cinema e jogos antes de retornar ao Brasil em 2007, quando passou a dedicar-se integralmente à produção pessoal. Hoje, possui obras em coleções públicas e privadas ao redor do mundo, incluindo o Urban Nation Museum, em Berlim, além de exposições nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, China e Austrália. Entre seus clientes estão DC Comics/Vertigo, HBO, Amazon Studios, Penguin Random House, The New York Times e Wired Magazine.
Sobre a Casa Osten
Inaugurada em 2024, a Casa Osten é um espaço multifuncional com mais de 600 m² e dois andares, localizado em Pinheiros, São Paulo, e dedicado à arte, cultura, gastronomia, mixologia e experiências exclusivas. Idealizada pelo Osten Group, a casa reúne ambientes cuidadosamente projetados, como o C.R.E.A.M. Café, referência em cafés especiais e panificação artesanal; QAP, bar secreto voltado à mixologia autoral para um público exclusivo, e um espaço de arte com exposições de artistas nacionais e internacionais. Com uma curadoria de eventos voltada ao universo do luxo, da cultura e dos negócios criativos, a Casa Osten se consolida como um hub de lifestyle contemporâneo, conectando pessoas, marcas e experiências de alto padrão em um mesmo endereço.
Serviço
Exposição FRAME - Pôsteres serigráficos de João Ruas
Período - até 31 de janeiro
Horário - das 15h às 21h
Local - Casa Osten
Endereço - Rua Henrique Schaumann, 170 - Pinheiros - São Paulo
Entrada gratuita


0 Comentários