| A cantora, atriz e ativista Zezé Motta. Foto - Thalles Leamari |
O DH Fest - Festival de Cultura em Direitos Humanos promoveu - pela primeira vez - a entrega do Prêmio Marimbás, que reconhece grandes nomes da arte e da cultura cujas trajetórias se entrelaçam com os direitos humanos. Na terça-feira, dia 02 de dezembro, receberam o prêmio familiares do fotógrafo Sebastião Salgado (1944-2025), homenageado pelo festival em 2023, e a cantora, atriz e ativista Zezé Motta.
O troféu do Prêmio Marimbás, criado pela cartunista Laerte, faz referência ao título do documentário Marimbás, único filme dirigido pelo jornalista Vladimir Herzog (1937-1975). Com o Prêmio Marimbás, o festival passa a reconhecer anualmente grandes vultos da arte e da cultura relacionados aos direitos humanos. Em 2024, o homenageado foi o escritor e xamã Davi Kopenawa.
Com o tema Memória, Terra e Liberdade, o 5º DH Fest - Festival de Cultura em Direitos Humanos reuniu exibições de filmes, apresentações musicais, peça de teatro e encontros e debates. Uma realização do Instituto Vladimir Herzog e da Criatura Audiovisual, o festival tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, e da CAIXA.
Confira no vídeo abaixo como foi a cerimônia de premiação:
Após a cerimônia, Zezé apresentou um pocket show. Confira no vídeo abaixo:
Ficha técnica
5º DH Fest - Festival de Cultura em Direitos Humanos
Realização - Instituto Vladimir Herzog e Criatura Audiovisual
Patrocínio - Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet e CAIXA
0 Comentários