27´s investiga a trágica coincidência dos astros do rock que morreram aos 27 anos

Foto - Guarim de Lorena

Monólogo conta a história de um roqueiro decadente que apesar de todos os excessos sobreviveu ao Clube dos 27 e vive a lamentar por isso

O espetáculo 27´s propõe um mergulho musical e biográfico na obra de grandes ídolos do rock, pertencentes ao famigerado Clube dos 27. A peça conta a história de um rockstar fictício, que desde os 27 anos - quando quase vira estatística - rejeita o fato de ter sobrevivido, o que se torna a sua grande tragédia pessoal. A peça segue em cartaz na nova sala Experimental do Teatro Estúdio, até 21 de dezembro.

O universo mítico do Clube dos 27 foi inspiração para uma criação conjunta de Daniela Pereira de Carvalho e Gustavo Rodrigues durante o isolamento provocado pela pandemia. A dialética entre o sucesso e o fracasso, a glória e o sofrimento emocional, permeou a trajetória dos ícones da música que tiveram suas vidas precocemente encerradas aos 27 anos.

“Adoro saber das biografias, saber do ser por trás das obras. Isso alivia a pressão, o compromisso com a felicidade, a promessa maravilhosa de atingir o jardim do éden. O direito de errar, da imperfeição, são aspectos que encontramos quando se conhece profundamente a vida de outra pessoa”, reflete o diretor.

Foto - Guarim de Lorena

Partindo desta premissa, a escolha pelos nomes dos astros do rock que simbolicamente interagem com o protagonista do espetáculo ressoa com as referências pessoais da autora Daniela. “A música é uma parte muito grande da minha formação intelectual e afetiva. Tenho até uma prima que se chama Janis, em homenagem à Janis Joplin. A escrita de 27's foi muito intensa. Primeiro, escrevi separadamente sobre Janis, Jimi, Jim, Kurt e Amy. Passei um tempo só estudando e ouvindo cada um deles. Depois misturei as histórias deles com a do Virgílio, o roqueiro que é o personagem central da peça. Ele foi meu ponto de partida na escrita, decidi mesclar historiografias reais com uma biografia imaginária, todas permeadas pela suposta ‘maldição’ do Clube dos 27, que teria começado com Robert Johnson”, conta.

Trata-se de uma peça com música, sobre o rock e suas angústias, fiel à estética. Uma encenação sem enfeites, com foco em histórias com uma força cênica que dispensa alegorias. E a música aparece com protagonismo. “É arte, é imortal. A música é o que restou dessas vidas excepcionais, que influenciaram gerações. Ela continua representando seus criadores em discursos ácidos e sociais, provocando as novas gerações. Em 27’s, transitamos por momentos marcantes da vida dessas estrelas do Rock, através de suas canções e pulsões criativas, o que acaba oferecendo ao público um deleite diante da beleza de algumas obras primas do Rock”, ressalta Gustavo Rodrigues.

Este é o primeiro monólogo de Augusto Zacchi. “O que acho legal dessa história é que não acusa nem defende nada. Expõe o lado humano e artístico, de pessoas que viveram no limite, com as glórias e desastres que a fama e o sucesso podem provocar. Ter sobrevivido, na verdade, é a grande tragédia do Virgílio, personagem que guia a peça. Ele lamenta não ter morrido como eles. Como ele mesmo diz, virou um cadáver que respira. O que aconteceu? Por que ele entrou nesse clube e convive com eles? Por que não morre? E porque sobreviveu, são perguntas que aguçam a curiosidade do público no decorrer da peça”, aponta o ator.

Sinopse

Foto - Guarim de Lorena

27´s conta a história de um astro do rock decadente que rememora sua vida, glórias e fracassos, mergulhado no universo do Clube dos 27, formado por ícones do rock que morreram aos 27 anos (Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Amy Winehouse). Sua vida também estaria prestes a se encerrar aos 27 anos em um círculo mortal autodestrutivo. Mas ele sobreviveu… Uma peça que mistura ficção e biografias, pulsões de vida e de morte, repleta de som, fúria e rock´n roll!

Ficha técnica
27´s
Direção - Gustavo Rodrigues
Dramaturgia - Daniela Pereira de Carvalho
Elenco - Augusto Zacchi
Direção Musical - Tauã de Lorena e Marcelo H
Cenário - Gustavo Rodrigues e Augusto Zacchi
Redes Sociais - Cannal Mídia Digitais
Assessoria de Imprensa - Adriana Balsanelli
Direção de Produção - Pedro Osorio e Maira Chasseraux
Realização - Cia Fotiá

Serviço
27´s
Temporada - até 21 de dezembro
Horário - sábados, às 19h e domingos, às 20h
Duração - 60 minutos
Local - Teatro Estúdio - Sala Experimental
Endereço - R. Conselheiro Nébias, 891 - Campos Elíseos - São Paulo
Capacidade - 30 lugares
Ingressos - R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)
Venda de ingressos na bilheteria do teatro e online aqui
Classificação - 16 anos

Postar um comentário

0 Comentários