![]() |
| Foto - PDPhotos/Pixabay |
Com sabor marcante e personalidade única, o queijo azul destaca-se entre os queijos mais fascinantes e sofisticados do mundo. Suas veias azul-esverdeadas não só conferem um visual singular, mas também revelam uma história e um processo de produção envolventes, que resultam em infinitas possibilidades gastronômicas.
De acordo com Rebeca Couto, engenheira de alimentos e gerente da Tirolez Escola do Queijo (TEQ), o segredo dos queijos azuis está na adição de um fermento especial durante a fabricação, e também na aplicação do fungo do gênero Penicillium roqueforti. Na etapa seguinte, o queijo é maturado em ambientes cuidadosamente controlados quanto à temperatura e umidade, para favorecer o desenvolvimento do sabor e textura característicos desse queijo. Quanto maior o tempo de maturação, mais pronunciados o aroma e a intensidade do queijo azul, ensina a especialista.
“Uma técnica fundamental é a perfuração da massa com agulhas, permitindo a entrada de oxigênio que acelera o crescimento do mofo dentro do queijo. Esse procedimento cria as tradicionais veias azuladas, que garantem o sabor intenso reconhecido por apreciadores ao redor do mundo", revela Rebeca.
Originário da Europa medieval, esse queijo tornou-se um clássico internacional. Entre os exemplares mais famosos, está o Gorgonzola, criado na cidade italiana de mesmo nome. No Brasil, a Tirolez oferece o Queijo Azul em embalagens de 200 g e 3 kg, e o Gorgonzola também na versão de 3 kg. Versáteis, podem ser usados em massas, molhos, sopas, saladas ou degustados puro, harmonizando perfeitamente com vinhos tintos encorpados ou mesmo com vinhos doces e fortificados, como o Porto.
Para explorar todo o potencial do Queijo Azul, a Tirolez sugere receitas criativas para preparar em casa e aproveitar ao máximo o sabor e a sofisticação dessa iguaria. Confira abaixo:
Peras ao queijo azul
4 peras maduras
1 xícara de chá de vinho branco seco
1 folha de louro
100 g de Queijo Azul Tirolez
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g)
2 colheres de sopa de nozes picadas
1 pitada de sal
1 colher de chá de pimenta-rosa
Modo de preparo
Descasque as peras e coloque em uma panela com o vinho e o louro. Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos. Escorra e cave ligeiramente a polpa das peras, retirando o miolo e as sementes. Reserve. Em uma tigela, amasse o Queijo Azul Tirolez com a metade do Creme de Ricota Tirolez. Junte as nozes e misture bem. Recheie as metades das peras e coloque-as em uma travessa. Reserve. Em uma panela pequena, leve ao fogo o restante do creme de ricota, o sal e a pimenta. Espalhe sobre as peras reservadas. Sirva em seguida.
Ravioli ao Queijo Azul
1 embalagem de ravióli (500 g)
1 colher de sopa de Manteiga Sem Sal Tirolez (13 g)
1 cebola pequena picada (60 g)
4 tomates grandes, sem pele e sem sementes, picados (700 g)
50 g de Queijo Azul Tirolez
1 bandeja de cogumelo tipo Paris picado (150 g)
½ xícara de chá de azeitonas verdes picadas (55 g)
Modo de preparo
Cozinhe o ravióli em água fervente abundante por 11 minutos ou até que a massa fique al dente (bem cozida, mas um pouco firme no miolo). Escorra, resfrie e coloque um pouco de óleo para a massa não grudar. Em uma panela em fogo médio, aqueça a Manteiga Tirolez e doure a cebola. Adicione os tomates e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o Queijo Azul Tirolez, os cogumelos e as azeitonas e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos, mexendo sempre. Espalhe o molho sobre o ravióli e sirva em seguida, como prato principal.



0 Comentários