Espetáculo oS MambembeS segue em cartaz no Teatro Tuca

Elenco da peça Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Jui Huang, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo, Paulo Betti e o músico Caio Padilha. Foto - Elisa Maciel

Peça, estrelada por Claudia Abreu, Deborah Evelyn, Jui Huang, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, cumpre temporada até 16 de novembro

A comédia clássica oS MambembeS fica em cartaz,no Teatro Tuca, até 16 de novembro. A montagem traz ao palco um elenco de peso, com nomes como Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Jui Huang, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha.

No Espetáculo o ator-empresário Frazão recruta a jovem amadora Laudelina Pires para estrelar sua trupe itinerante. Juntos, partem em turnê pelo interior do Brasil e enfrentam os desafios de um país dominado pelos coronéis, onde o destino da companhia depende da boa vontade dos poderes locais. Com leveza, humor e dinamismo, o espetáculo transforma a estrada em palco e convida o público a embarcar em uma celebração do próprio fazer teatral, onde jogo, trabalho e diversão se confundem em uma só experiência.

A montagem é uma adaptação da comédia clássica escrita em 1904 por Artur Azevedo, que conta as aventuras de uma trupe mambembe viajando pelo Brasil. Na concepção contemporânea de Emílio de Mello, que divide a direção do espetáculo com Gustavo Guenzburger, a vida imita a cena, pois oS MambembeS caem na estrada, literalmente. Desde novembro de 2024, já percorreram o Maranhão, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 35 apresentações, alcançaram um público estimado em mais de 30 mil pessoas.

Cláudia Abreu e Emílio de Mello escolheram o clássico de Artur Azevedo para realizar o projeto conjunto que sempre desejaram. A adaptação transformou o desafio de condensar 80 personagens em apenas seis atores em uma encenação marcada pelo revezamento de papéis, pelo jogo cênico e pela celebração da liberdade criativa do teatro.

“Montar O Mambembe com amigos queridos era um sonho antigo. Uma celebração ao teatro e à alegria de atuar”, afirma Claudia Abreu, idealizadora do projeto com o diretor Emílio de Mello, que acrescenta: “O Mambembe é um clássico brasileiro. Fizemos um espetáculo pensando no público em geral, seja ele popular, sofisticado e de todas as idades”.

O espetáculo articula ainda diversas camadas de tempo e de estilos teatrais. A farsa, a commedia dell’arte, o realismo tchekoviano, a desconstrução do aqui agora, programa de auditório, melodrama, metalinguagem - todas as ferramentas que os atores puderem dispor estarão sendo manejadas na tarefa de destrinchar com olhos de hoje o clássico de Artur Azevedo. "oS MambembeS é uma confraria artística muito feliz”, completa o diretor.

Sinopse

O ator-empresário Frazão convida Laudelina Pires, uma jovem e talentosa atriz amadora, para ser a primeira-dama de sua companhia itinerante. Ao saírem em turnê pelo interior do país, os artistas se deparam com o Brasil dos coronéis, e passam a depender da boa vontade dos poderes locais para o sucesso de sua viagem. Com a alegria e a agilidade de uma comédia sobre rodas, oS MambembeS convidam a todos para uma viagem ao mundo do teatro, um mundo em que jogo, trabalho e divertimento podem significar uma coisa só.

Ficha técnica
oS MambembeS
Texto - Artur Azevedo e José Piza
Direção - Emílio de Mello e Gustavo Guenzburguer
Direção Geral - Emílio de Mello
Adaptação Dramatúrgica - Daniel Belmonte, Emílio de Mello e Gustavo Guenzburguer
Elenco - Cláudia Abreu, Debora Evelyn, Jui Huang, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti
Direção Musical e Músico - Caio Padilha
Direção de Movimento - Cristina Moura
Cenografia - Marcelo Escañuela
Figurino - Marcelo Olinto
Iluminação - Nadja Naira
Caracterização - Mona Magalhães
Fotos - Elisa Maciel
Assessoria de Imprensa - FT Estratégias
Direção de Produção - Dadá Maia e Arlindo Bezerra
Idealização do Projeto - Cláudia Abreu e Emílio de Mello

Serviço
oS MambembeS
Temporada - até 16 de novembro
Horário - sextas às 21h, sábados às 20h, e domingos às 17h
Duração - 90 minutos
Local - Teatro Tuca
Endereço - Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes - São Paulo
Capacidade - 672 pessoas
Ingressos - R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia)
Bilheteria do teatro - terça a sábado, das 14h às 20h e domingo, das 14h às 18h
Venda de ingressos online aqui
Classificação - livre
Mais informações 11 3670-8455

Postar um comentário

0 Comentários