![]() |
Gisela Salles, bisneta de Cora Coralina, ao lado de sua estátua em Goiás Velho. Foto - Divulgação |
Em comemoração aos 136 anos do nascimento da escritora e poetisa, Cora Coralina, no próximo dia 20 de agosto, às 09h, será promovido um evento gratuito e online, organizado pelo grupo As Coras - Conexões Femininas, uma iniciativa fundada por sua bisneta, a advogada e empresária Gisela Salles. A data também marca o Dia do Vizinho, criado pela própria Cora Coralina, que via nos vizinhos uma família escolhida e uma fonte de amizade e apoio.
Com o tema Cora Conecta: Sobre Vizinhos e Tempo, o evento irá abordar a importância do vizinho na vida das pessoas e sobre o etarismo, afinal, como aconteceu com Cora, a idade não deve ser um empecilho para recomeçar. Segundo Gisela, essa iniciativa ganha ainda mais relevância, porque, recentemente, a Comissão de Conexão Social da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório no qual quase 20% da população global se considera solitária.
“Talvez, esse seja o resultado de um mundo no qual as conexões virtuais passaram a fazer parte do dia a dia, deixando de lado o contato humano. Na contramão desse resultado, nós vizinhas, do bairro da Água Branca, em São Paulo, entre um café e um bolo, criamos um grupo de fortalecimento das conexões femininas. E assim nasceu As Coras - Conexões Femininas”, comenta Gisela.
O que começou como uma conversa entre vizinhas, rapidamente se transformou em um projeto sociocultural. O grupo que cresce de forma orgânica tem como missão não apenas ajudar ao próximo, mas também dar voz a outras poetisas mulheres. “Hoje, o grupo “As Coras” é a prova viva de que a semente de Cora Coralina continua a florescer em corações de mulheres que, unidas, constroem e fortalecem umas às outras. A poesia de Cora, com sua mensagem de resiliência e recomeço, se torna a base de uma rede de apoio que honra o legado de uma das maiores vozes femininas do Brasil”, ressalta Gisela.
Sobre Cora Coralina
A vida e obra de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a imortal Cora Coralina, continuam a inspirar e a romper barreiras, mesmo 136 anos após seu nascimento. Mais do que uma poetisa de escrita simples e profunda, Cora foi uma mulher que desafiou as convenções de sua época. Seu reconhecimento tardio, aos 73 anos, não a impediu de se tornar uma voz ativa e atual, cujos versos servem de farol para diversas pessoas. Cora faleceu em 10 de abril de 1985.
Sobre As Coras
O legado de Cora Coralina, agora, ganha um novo fôlego com o grupo As Coras - Conexões Femininas, uma iniciativa fundada pela bisneta, a advogada e empresária Gisela Salles. A ideia nasceu no início de 2025, durante um período de desafios de saúde de Gisela. Foi nesse momento que ela se aproximou ainda mais de suas vizinhas. Juntas, decidiram criar uma rede de apoio de mulheres para mulheres, com o objetivo de fortalecer laços e difundir a obra da poetisa. Elas desenvolveram uma série de produtos e iniciativas, como o Cora Conecta (um bate-papo virtual quinzenal), o Cora em Verso (um clube do livro de poesias), a Trilha de Cora (uma jornada de autoconhecimento) e a Roda de Cora (encontros presenciais), todos focados em fortalecer e conectar mulheres por meio da poesia.
Serviço
Cora Conecta: Sobre os Vizinhos e o Tempo
Data - 20 de agosto - quarta-feira
Horário - 09h
Evento Gratuito e Online
Para participar clique aqui
0 Comentários