Dirigido por Ricardo Correa e Sérgio Xavier Filho, Placar: A Revista Militante resgata a história da icônica revista esportiva que marcou época no jornalismo brasileiro e influenciou gerações. Com depoimentos de craques como Pelé, Zico e Casagrande, além de mestres do jornalismo como Juca Kfouri, Mauro Beting e Paulo Vinicius Coelho (PVC), o filme é um mergulho no papel transformador da imprensa esportiva em momentos cruciais da história do Brasil.
Sob o pretexto de falar de futebol, a revista Placar ousou denunciar a censura, escancarou os bastidores do esporte como palco de lutas políticas e deu voz aos jogadores em tempos de opressão. O documentário costura imagens de arquivo raras e impactantes com entrevistas marcantes, tecendo uma narrativa que revela a coerência, a irreverência e o compromisso da publicação com a verdade - mesmo diante de regimes autoritários e resistências internas.
Ao longo de 100 minutos, o longa percorre desde os tempos de repressão nos quartéis, passando pela campanha do passe livre com Afonsinho, até os movimentos da Democracia Corinthiana, liderados por nomes como Sócrates e Casagrande. Este último, aliás, dá ao documentário um ponto de vista inédito: o do jogador que sabia o peso de sua imagem impressa e sua participação em um movimento político-cultural.
O filme também lança luz sobre momentos de mea culpa, como o reconhecimento da postura machista e misógina da revista em décadas anteriores - e a mudança de postura ao longo do tempo. Como sintetiza o próprio documentário, Placar: A Revista Militante é um filme necessário, é história e jornalismo no avesso da velocidade efêmera das redes.
Sinopse
Uma revista esportiva que ousa ir além das quatro linhas do campo. Placar: A Revista Militante acompanha a trajetória da icônica publicação que, sob o pretexto de falar de futebol, denunciou a censura, revelou a face política do esporte e deu voz a jogadores. Entre gols históricos e bastidores polêmicos, o filme resgata o papel do jornalismo esportivo, mostrando como a paixão pelo futebol pode se tornar um ato de coragem e militância. Longa estreia nos cinemas hoje, dia 14 de agosto.
Ficha técnica
Placar: A Revista Militante
Brasil | 2024 | Documentário | 101 min.
Direção Geral e Edição - Ricardo Corrêa
Direção e Textos - Sergio Xavier Filho
Direção de Conteúdos - Alfredo Ogawa
Assistente de Direção e Fotografia - Alexandre Battibugli
0 Comentários