Sonhar com Leões - Filme protagonizado por Denise Fraga ganha data de estreia


Distribuído pela Pandora Filmes e coproduzido pela brasileira Capuri, longa conta a história de Gilda, personagem com pouco tempo de vida e que tem o desejo de passar por morte assistida

O filme Sonhar com Leões teve sua data de estreia nos cinemas brasileiros confirmada para 11 de setembro. Com distribuição da Pandora Filmes e coproduzido pela brasileira Capuri, o longa é protagonizado por Denise Fraga, que interpreta Gilda, uma imigrante brasileira que vive em Lisboa e com apenas um ano de vida devido a um câncer. Ela tem como único desejo morrer enquanto ainda é ela mesma, com dignidade e sem dor.

Dirigido e roteirizado por Paolo Marinou-Blanco e com a produção de Justin Amorim, Paolo Marinou-Blanco, Eduardo Rezende e Luis Ortas, o filme é uma tragicomédia surreal sobre eutanásia.

“Tem trabalhos que a gente faz e dá vontade de sair arrastando as pessoas pela mão para ver, de tanto orgulho que dá. Esse é um deles. Gilda é um dos melhores personagens que eu já fiz. Amei fazer esse filme. E amei o resultado. Quero arrastar todo mundo para ver!”, comemora a atriz Denise Fraga.

Coprodução entre Brasil, Portugal e Espanha, o filme acumula passagens em importantes festivais internacionais, como Black Nights Film Festival, na Estônia, Red Sea International Film Festival, na Arábia Saudita, e o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), no México. Além disso, o longa foi selecionado para a mostra competitiva do 53º Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre 13 e 23 de agosto na serra gaúcha.

Sonhar com Leões” é uma produção da Promenade (Portugal), Darya Filmes (Portugal), Capuri (Brasil) e Cinètica (Espanha). A distribuição é da Pandora Filmes (Brasil e América Latina) e Nos Audiovisuais - TV Cine (Portugal e África).

Sobre o filme


Nos filmes de Aki Kaurismäki, Luis Buñuel, Roy Andersson, Yorgos Lanthimos, encontramos uma coisa em comum: um retrato ácido e cómico da condição humana. O absurdo é tratado, muitas vezes, com humor. Um lembrete sobre as excentricidades da existência. É com essas referências que Paolo Marinou-Blanco, diretor e roteirista grego-português, criou o longa Sonhar com Leões, uma tragicomédia surreal sobre a eutanásia.

Gilda, uma imigrante brasileira vivendo em Lisboa, chegou ao fim da linha. Com uma doença terminal e apenas um ano de vida pela frente, seu único desejo é morrer enquanto ainda é ela mesma, ainda tem sua dignidade e sem dor.


No entanto, após quatro tentativas de suicídio fracassadas, Gilda tem medo de tentar novamente, o que a leva à organização clandestina “Joy Transition International”, que alega ensinar pessoas com doenças terminais a se suicidarem sem dor, quando a eutanásia é ilegal.

Lá, ela conhece o jovem Amadeu, um introvertido funcionário de uma agência funerária, que também está em estado terminal. Juntos, eles passam pelos “workshops de eutanásia”, que acabam sendo um esquema absurdo e caro. Gilda então decide tomar o controle da situação, e esses dois heróis improváveis embarcam em uma aventura tragicômica e comovente para tentar morrer nos seus próprios termos.

Confira abaixo ao teaser:


Ficha técnica
Sonhar com Leões
Brasil, Portugal, Espanha | 2024 | Tragicomédia | 87 min.
Direção e Roteiro - Paolo Marinou-Blanco
Elenco - Denise Fraga, João Nunes Monteiro, Joana Ribeiro e Sandra Faleiro
Produção - Capuri Filmes
Produção Executiva - Eduardo Rezende Lima, Justin Amorim, Paolo Marinou-Blanco e Luis
Ortas
Direção de Fotografia - Glauco Firpo
Direção de Arte - João Torres
Trilha Musical - Joan Manel Fortún
Trilha Sonora Original - Toni M. Mir
Montagem - Bruno Lasevicius e Kathryn J. Schubert
Desenho de Som - Bruno Garcez e Lucía Millán

Postar um comentário

0 Comentários